sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

LONDRINA TEM 13.794 FAMÍLIAS NO BOLSA FAMÍLIA


O Bolsa Família beneficiou 471.800 famílias paranaenses, em fevereiro, com a inclusão de 17 mil lares. No total, o investimento destinado ao Paraná chegou a R$ 38,9 milhões. Dados do programa mostram que Curitiba é a cidade paranaense que mais tem beneficiários inscritos, com 47.259. Foz do Iguaçu tem 15.166 registros de famílias beneficiadas em fevereiro, seguida de Londrina com 13.794. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, responsável pela coordenação do programa no Paraná, mesmo com a expansão de beneficiários o número de bloqueios continua maior que o esperado. Neste mês, 27 mil famílias tiveram a ajuda bloqueada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

TREM PÉ-VERMELHO VAI DEPENDER DE PESQUISA COM 40 MIL PESSOAS


Entre os dias 22 e 31 de março será realizada a pesquisa de campo que fará parte do estudo de viabilidade para a construção do Trem Pé-Vermelho, trem de passageiros que será implantado entre as cidades de Londrina e Maringá. As datas foram definidas nesta sexta-feira (26), em Maringá, durante reunião entre representantes da Ferroeste, coordenadora do projeto, Ministério das Cidades, Trens Urbanos de Porto de Alegre (Trensurb), Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans) e outros órgãos.

Segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, serão feitas 40 mil entrevistas nos treze municípios que serão beneficiados pelo Trem Pé Vermelho. Para o trabalho, serão selecionados, entre os dias 16 e 20 de março, estudantes universitários e das escolas técnicas da região. “Faremos um levantamento da situação econômico-social da região, além de avaliarmos a demanda por este tipo de transporte”, explicou Samuel. Ele adiantou que a pesquisa deve ficar pronta até julho deste ano, incluindo o projeto de instalação do trem.

TREZE MIL ESTUDANTES DA UEL VOLTAM ÀS AULAS SEGUNDA-FEIRA


As aulas dos 43 cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) começam nesta segunda-feira, 1º de março. A Universidade receberá no retorno às aulas cerca de três mil novos alunos aprovados no último vestibular. No total, 13 mil estudantes retornam às aulas na próxima semana. Os Centros de Estudos programaram diversas atividades para a primeira semana de aulas. Na recepção aos ingressantes estão previstas palestras, aulas inaugurais, visitas aos Centros de Estudos, além de campanhas solidárias e apresentações culturais. A professora Fátima Cristina de Sá, Pró-reitora de Graduação, informou que em decorrência da suspensão das aulas por causa da Gripe A, no segundo semestre do ano passado, o calendário escolar de 2009 foi finalizado com atraso, por isso, a necessidade de iniciar as aulas em março este ano. Segundo a professora, o ano letivo de 2010 não prevê atrasos ou prolongamento das férias em função de ocorrências de casos da Gripe A este ano, mas a Universidade está em estado de alerta, por meio da realização de campanhas de prevenção e informação sobre a doença. AUEL

MINISTRO DA PESCA VEM HOJE A LONDRINA PARA ASSINAR CONVÊNIOS

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participa da assinatura de convênios na área da pesca e aquicultura, nesta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Londrina. A solenidade será presidida pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin. Entre os convênios a serem assinados, destacam-se a parceria com o Instituto GIA (Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais) para implantação de parques aquícolas nos reservatórios do Rio Paranapanema, com as Prefeituras Municipais de Alvorada do Sul e de Marilena e com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG).

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) desenvolve o maior Programa de Apoio à Pesca e Aquicultura do Brasil. Desde 2003, foram investidos mais de R$ 30 milhões em mais de 30 projetos de pesquisa e extensão, envolvendo cerca de 60 municípios paranaenses. O objetivo é a recuperação dos estoques pesqueiros das baías e rios do Paraná e a implantação e reestruturação de laboratórios de apoio a pesquisas e formação de recursos humanos altamente qualificados. Também devem participar da solenidade o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Gil Abelim - representando o vice-governador do Estado, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Walter Bianchini, entre outras autoridades e representantes da área.

Assinatura de convênios na área da pesca e aquicultura
Data: 26/02 – sexta-feira
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Londrina

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LULA PROMETE AJUDA DE U$ 100 MILHÕES NA VISITA AO HAITI


Porto Príncipe (Haiti) - O presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitam escombros de um centro comercial e hotel atingidos pelo terremoto que abalou a capital no dia 12 de janeiro. O Brasil vai ajudar a reconstruir o Haiti com U$ 100 milhões, segundo o presidente Lula. Imagem de Marcello Casal Jr/ABr.

UEL DIVULGA LISTA DE APROVADOS DA 5ª CONVOCAÇÃO DO VESTIBULAR 2010

A COPS divulgou hoje (25/2), às 17 horas, a lista de aprovados em 5ª convocação no Vestibular 2010 da UEL. Foram convocados candidatos aprovados nos cursos de Administração (matutino), Agronomia; Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (noturno); Comunicação Social – Relações Públicas (matutino); Direito (matutino); Direito (noturno), Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Farmácia; Fisioterapia; Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia.

A relação dos aprovados pode ser conferida no site http://www.cops.uel.br/.

A pré-matrícula dos aprovados será dias 26 fevereiro e 1º de março, no site www.uel.br/prograd. A postagem da documentação poderá ser feita de 26 fevereiro a 2 de março. A lista de espera da quinta-convocação estará disponível de 26 fevereiro a 2 de março no site da COPS.

EMPRESÁRIOS DE NISHINOMIYA VISITAM LONDRINA

O prefeito Barbosa Neto recebeu na manhã desta quinta-feira (25), durante coletiva semanal, a visita de empresários de Nishinomiya, cidade japonesa co-irmã de Londrina. Durante a cerimônia, o prefeito, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara e o vice-prefeito, José Joaquim Ribeiro, entregaram aos empresários uma caixa artesanal com terra vermelha.

A pedido da comissão Imin 100, também foi entregue o livro de fotos que registra as comemorações do centenário da imigração japonesa. Os presentes foram encaminhados para o prefeito de Nishinomiya, Satoru Yamada. Além disso, a associação Londrina – Nishinomiya também encaminhou um livro para a associação Nishinomiya – Londrina, que tem um o intercâmbio de cooperação entre as duas cidades.

LONDRINA PREPARA MANIFESTAÇÃO PARA PEDIR SEGURANÇA

Os organizadores do protesto contra a violência divulgou um texto convocando para a manifestação que acontecerá no dia 4 de março, das 10 às 12 horas, no calçadão central de Londrina.

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética.  O que mais preocupa é o silêncio dos bons".
Martin Luther King
_________________


"Pacífica e ordeira, mas firme: LONDRINA EXIGE SEGURANÇA!!

A Segurança de Londrina passa por momentos ruins. Temos medo de sair à noite, de receber visitas, de parar no sinaleiro.


As portas dos prédios estão cheias de grades. Lojas no Calçadão colocam enormes correntes para se protegerem, FAMILIAS SENDO DESESTRUTURADAS PELAS DROGAS E PELA VIOLÊNCIA!


Até quando nos conformaremos com isto?


A comunidade londrinense vai realizar no dia 4 de março (quinta feira), das 10 horas ao meio dia, uma Manifestação de Cobrança por Segurança.


Será no Calçadão entre as ruas prof. João Candido e São Paulo.


NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR COM ESTA SITUAÇÃO!

Se você não está satisfeito com a nossa In - Segurança, vista sua camisa preta vá até lá.

Para a SEGURANÇA DE LONDRINA este será o


DIA D........PAZ".

BARBOSA ANUNCIA REPOSIÇÃO SALARIAL PARA FUNCIONALISMO

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, anunciou, hoje, uma reposição salarial de 4,36% para os servidores municipais. O pagamento é referente à correção da inflação de 2009 que será aplicado em 2010. Segundo o prefeito, a medida só foi efetivada após a redução das despesas da administração municipal. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Éder Pimenta, esteve presente no evento.

Segundo Barbosa, caso a planta de valores do IPTU fosse aprovada a reposição de 10% poderia ser concretizada. “Prefeitura não foi feita para dar lucro. Prefeitura foi feita para fazer com que a cidade ande melhor e ofereça qualidade de vida para os munícipes. Isso, consequentemente, passa diretamente pela questão salarial dos servidores. Esperamos não fechar esse canal de negociação”, observou Barbosa Neto.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DEPUTADOS VISITAM SERVIÇO PARANAENSE DE BUSCA DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS

Cinco deputados federais visitaram, nesta quarta-feira (24), o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) para conhecer o trabalho da delegacia no Paraná. Os deputados fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil. O Paraná é o único estado que tem uma unidade especializada para investigar crianças desaparecidas e é considerado exemplo por ter índice de 99% na solução dos casos.

Para o delegado Azôr a visita mostra a importância da unidade no cenário nacional. O delegado Harry, um dos criadores do Sicride, disse que o reconhecimento da unidade por parte dos deputados é muito importante. “A principal preocupação do Sicride, sempre foi a prevenção e repressão contra o desaparecimento de crianças de até 12 anos. Este trabalho sempre deu muito certo, porque a unidade sempre contou com profissionais muito competentes e dedicados.”

Entre os deputados que participaram da visita estão a deputada Andréia Zito, relatora da CPI, o deputado Geraldo Pudim, ambos do Rio de Janeiro, o deputado Antonio Chamanz, de Alagoas, o deputado Geraldo Thadeu, de Minas Gerais, e a deputada Bel Mesquista do Pará, presidente da CPI e responsável pela comitiva. 

MEGA ACUMULA E PODE PAGAR R$ 70 MILHÕES NO SÁBADO

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

BARBOSA FAZ REMANEJAMENTOS E MUDANÇAS NO SECRETARIADO


O prefeito Barbosa Neto anunciou, hoje (dia 23), remanejamentos e mudanças em quatro pastas do primeiro escalão do seu governo e de duas diretorias da CMTU. Os novos responsáveis pelas pastas já assumem a partir de amanhã (dia 24). Conforme o prefeito, as alterações possibilitam dinamizar e azeitar a máquina administrativa. “É uma mudança natural. Por exemplo, o Agnaldo Rosa entende de obras e está indo para a secretaria cuidar deste assunto”, exemplificou.

O engenheiro Nelson Brandão deixa a secretaria de Obras para assumir a presidência da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), no lugar de Lindomar Mota dos Santos, que assume o cargo de Secretário de Planejamento.

No cargo de Secretário de Obras, assume o engenheiro Marcello Teodoro, que acumula a diretoria Técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul).

Na Secretaria de Planejamento, sai o servidor Edson Antonio de Souza para assumir a Secretaria de Fazenda, no lugar do também servidor Denílson Novaes.

Na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o diretor de Transporte, Wilson de Jesus, vai acumular a diretoria de Trânsito, no lugar de Sérgio Dalbem.

O diretor de Operações, Aguinaldo Rosa, deixa o cargo para assumir uma assessoria na Secretaria de Obras.

CANDIDATOS A GUARDA ENTRAM NA FASE DOS DOCUMENTOS

Encerra nesta sexta-feira (dia 26) o prazo para a entrega da documentação dos aprovados na terceira fase do concurso para Guarda Municipal de Londrina. Após isso, os candidatos que estiverem com a documentação correta vão fazer os exames médicos para admissão.


O secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, informou que as aulas do curso de formação dos candidatos deve começar na segunda quinzena de março, e terá a duração de 90 dias. Ele falou ainda que em abril, haverá estágio na cidade durante um mês, e após isso estarão aptos para exercer a função.

Durante todo o tempo do curso, serão feitas as investigações de conduta dos aprovados e caso haja algum problema, o candidato vai ser desclassificado automaticamente.

REITOR ANUNCIA QUE DEIXARÁ UEL PARA SER CANDIDATO A DEPUTADO

O reitor da UEL Wilmar Marçal deverá deixar o cargo a partir de 3 de abril, data exigida para a desincompatibilização para os pré-candidatos às eleições de outubro próximo. O reitor deverá ser candidato a deputado estadual. O pedido foi protocolado junto à Casa Civil, obedecendo orientação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEL. No pedido, endereçado ao governador Roberto Requião, o reitor afirma que o desligamento atende a razões pessoais.


“Minha preocupação é com uma transição tranquila na UEL, que não gere qualquer prejuízo à academia. Muitas situações já estão sendo encaminhadas com transparência pelo vice-reitor, César Caggiano, inclusive as negociações importantes para minimizar os efeitos da Reforma Administrativa da Universidade”, definiu Wilmar Marçal. Ele afirmou que aguarda uma resposta do Governo e que seu pedido representa uma atitude pessoal, porém “ética, transparente e planejada de trabalhar com o setor público”.

Segundo Wilmar, a Universidade já vive o período eleitoral, com a proximidade de eleições diretas para reitor, em abril. “Quero deixar clara minha saída, a partir do próximo mês, e que a transição já está sendo feita. Todas as inaugurações inclusive ficam para a partir de abril, até em respeito ao vice-reitor e à comunidade universitária”, afirmou Wilmar, salientando também que não terá candidato a reitor nestas eleições. Os membros da equipe foram todos liberados para apoiarem a melhor proposta que considerarem.

MP DO PARANÁ REALIZA PROJETO MUTIRÃO CARCERÁRIO

Entre 22 de fevereiro e 14 de maio, o Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, com o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, da Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria de Segurança Pública, promoverão no estado o projeto Mutirão Carcerário, cujo objetivo é promover o reexame de todos os inquéritos e processos de presos provisórios, de presos condenados e de adolescentes em conflito com a lei que estejam recolhidos.

PSDB PARANAENSE ESCOLHE BETO PARA SER O CANDIDATO A GOVERNADOR


Quarenta e dois membros do Diretório Estadual do PSDB escolheram, ontem, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, para ser o candidato do partido nas eleições de outubro para o Governo do Paraná. A escolha gerou protesto do senador Álvaro Dias, que havia se posicionado como pré-candidato do partido. O senador disse que apenas a Convenção do PSDB, em junho, tem legitimidade para referendar o nome do futuro candidato.