sábado, 6 de março de 2010

GOVERNADOR AUTORIZA HU DE LONDRINA CONTRATAR 35 MÉDICOS


As Universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (Uenp) terão o ingresso de novos servidores públicos. O governador Roberto Requião autorizou nesta semana a nomeação de 39 funcionários, todos concursados. A folha de pagamento das novas contratações é de R$ 165,2 mil mensais. A maior parte dos ingressos é de médicos, que vão atuar no Hospital Universitário de Londrina. Estão sendo contratados, para essa função na unidade, 35 profissionais. Também para o hospital, será admitido um servidor concursado para a função de auxiliar operacional.

Os outros servidores a serem incorporados aos quadros do sistema estadual de ensino superior são três professores, para a Uenp. Criada no atual governo, em 2006, a Uenp reúne as faculdades estaduais Luiz Meneghel (Falm), de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (Faefija), de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi) e de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop).

MOTORISTAS TERÃO EXAMES TEÓRICOS NO COMPUTADOR

A prova eletrônica do Detran começa a funcionar em 15 de março, na Sede do Tarumã, em Curitiba. A partir dessa data, todo o usuário que for realizar as provas de renovação ou teórica de primeira habilitação, naquele posto, irá ser avaliado pelo novo modelo. O processo ficará mais ágil, pois o resultado do exame saíra já no término da prova. O governador Roberto Requião foi o primeiro a conferir o sistema e aprovou a iniciativa. Ele esteve presente nesta sexta-feira (05) no Detran para renovar a carteira de habilitação.

Segundo o diretor-geral do Detran, David Antonio Pancotti, o novo modelo proporcionará processo mais dinâmico de avaliação, pois assim que terminar a prova o candidato já estará liberado para etapa seguinte ou remarcação da prova, se for o caso. Ainda de acordo com Pancotti, a expectativa é que, em breve, as outras unidades do Estado já estejam usando o novo modelo.

SIMULADO - Estará disponível no site do Detran/PR (www.detran.pr.gov.br), a partir de segunda-feira, o simulado da prova eletrônica. O sistema tem como objetivo reproduzir como será o dia do exame no equipamento. O acesso ao simulado, não é restrito, mas será destinado aos condutores ou candidatos à primeria habilitação que forem realizar a prova eletrônica. O cronograma de implantação da prova eletrônica, ainda não está disponível, mas Após implantação e avaliação do projeto piloto será possível fazer uma previsão para as outras Ciretrans e postos.

sexta-feira, 5 de março de 2010

SECRETARIA DA SAÚDE LANÇA AMANHÃ CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, lança o primeiro Dia D de combate à dengue, neste sábado (6), às 9h, em Londrina. A atividade, que ocorrerá simultaneamente em diversas regiões do Paraná, tem como objetivo mobilizar a população e o poder público. O lançamento ocorrerá na Unidade Básica de Saúde do Jardim Marabá, na rua das Goiabeiras.

UEL ENTREGA DIPLOMAS PARA 900 FORMANDOS HOJE E AMANHÃ

Na colação de grau da UEL desta sexta-feira (5), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Moringão, estarão 381 formandos dos cursos de Ciências da Computação, Geografia, Física, Matemática, Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE), Agronomia e Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). O paraninfo geral dos formandos será o professor Osvaldo Coelho Pereira Neto, do Departamento de Geociências, o orador geral será o formando Thiago Nogueira Marques Cervantes, e a representante dos formandos para prestar o juramento será Luciana Gomes Chagas.

Amanhã, sábado (6), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Moringão, acontece o último dia de solenidade de colação de grau com 609 formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Letras, do Centro de Ciências Humanas (CCH), Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Comunicação Social, Design Gráfico, Design em Moda, Estilismo em Moda, Educação Artística, Música e Pedagogia, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). O paraninfo geral dos formandos será a professora Flávia Lucia Bazan Bespalhok, o orador geral dos formandos será Douglas Anderson Lopes, e a representante dos formandos para prestar o juramento será Tais Souza Neves.

A solenidade de formatura conjunta será presidida pelo reitor Wilmar Marçal.

quinta-feira, 4 de março de 2010

PMDB REALIZA ENCONTRO REGIONAL EM LONDRINA

O vice-governador Orlando Pessuti participa neste sábado (06) de mais uma reunião Macro Regional do PMDB, que até o momento contabiliza mais de cinco mil participantes. O sexto encontro, que reúne prefeitos do PMDB e partidos aliados, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas será realizado em Londrina no Norte do Estado. A exemplo das demais reuniões, Pessuti apresenta um relato das obras desenvolvidas no Paraná nos últimos sete anos e debate com filiados do partido, a candidatura própria do PMDB ao governo do Estado, as pré-candidaturas de deputados federais e estaduais de toda a Região e propostas para a formatação de um plano de governo.

Nos 32 municípios que compõe a Região de Londrina foram investidos pelo governo do Paraná nos últimos sete anos, aproximadamente R$ 205 milhões de reais em obras e no desenvolvimento de ações, como os Programas Leite das Crianças, Luz Fraterna e Tarifa Social da Água. O PMDB paranaense é formado por 136 prefeitos, 127 vice-prefeitos e 751 vereadores e tem as maiores bancadas de deputados na Assembleia Legislativa (16) e na Câmara Federal (sete).

SERVIÇO

Dia 06/03 – Londrina
Local: Sociedade Rural do Paraná
Parque de exposições Ney Braga
Hora: 10:00 (com coletiva de imprensa)

SÃO PAULO ABRE VERTEDOUROS DE HIDRELÉTRICAS DO RIO PARANÁ

As usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias, no rio Paraná, terão seus vertedouros reabertos hoje (4), de acordo com a Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Segundo a companhia, a operação visa a dar continuidade à operação de controle das cheias em consequência das chuvas que atingem as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.A Cesp informou, por meio de nota, que as vazões não devem representar nenhum impacto para as localidades abaixo das barragens por serem consideradas normais para este período do ano.A programação das vazões é atualizada diariamente e todo o processo de controle é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

quarta-feira, 3 de março de 2010

VACINAÇÃO CONTRA NOVA GRIPE COMEÇA SEGUNDA-FEIRA


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe começa na próxima segunda-feira (8). Profissionais de saúde da linha de frente no atendimento à população e indígenas serão os primeiros a serem vacinados na primeira etapa da campanha que vai até o dia 19 de março. Depois será a vez de gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos.

ELEIÇÃO PARA REITOR DA UEL JÁ TEM CALENDÁRIO OFICIAL


O Conselho Universitário da UEL aprovou no último dia 26 de fevereiro a Resolução 07/2010, que estabelece as regras para as eleições diretas para Reitor e Vice-Reitor. A Resolução também estabelece prazos e todo o cronograma eleitoral, desde o registro de chapas até a posse dos eleitos (veja quadro). As chapas deverão se inscrever nos dias 8 e 9 de março. A Comissão Eleitoral deverá divulgar o parecer da inscrição, o deferimento ou indeferimento das mesmas, já no dia 10. O primeiro turno das eleições será no dia 14 de abril. A data do segundo turno foi definida para 6 de maio.

O Artigo 8º do Regimento prevê que o voto do professor, do Agente Universitário e do aluno será paritário-proporcional, com um terço de peso para cada categoria. Segundo o Artigo “os votos serão ponderados numericamente por coeficientes calculados em função do número de componentes de cada grupo da comunidade universitária”.

A propaganda eleitoral será acompanhada pela Comissão Eleitoral, no sentido de organizar igualitariamente a divulgação das chapas inscritas. Caberá à Comissão, juntamente com a Prefeitura do Campus, indicar os locais para afixação de propaganda (cartazes ou qualquer outra forma de divulgação, como faixas e panfletos). Não será permitida a veiculação de propaganda paga na mídia comercial, bem como nos veículos internos da UEL (rádio e TV). A Comissão Eleitoral divulgará posteriormente as regras para os debates entre os candidatos.

A Resolução determina também que os candidatos que ocupam cargos em comissão ou com mandato eletivo deverão pedir o afastamento das atividades para participarem da campanha, sem qualquer prejuízo dos vencimentos. O voto, como na eleição passada, será em cédula diferenciada por cor. Professores usarão cédulas azuis, Agentes Universitários, amarelas, e os alunos cor-de-rosa.

A Comissão Eleitoral é formada pelos professores Rosa Elisa Carvalho Linhares (CCB) (presidente); Nilson Magagnin Filho (CTU); Elói Zamberlan (CEFE); Maria Júlia Giannasi Kaimen (CECA); Mirian Donat (CCH). O representante dos Agentes Universitários será Adão Aparecido Brasilino (HU). A vereadora Sandra Graça será a representante da Comunidade Externa e Sílvia Alapanian representará as entidades dos professores. Sérgio Manabe será o representante das entidades dos Agentes Universitários. Outros nomes deverão ser indicados posteriormente pelos estudantes.

Cronograma
8 e 9 de março - Inscrição das Chapas
10 de março - Deferimento ou indeferimento de chapas pela Comissão Eleitoral
Recursos e pedidos de impugnação seguirão prazos da Resolução nº 07/2010
14/4/2010 - 1º TURNO
6/5/2010 - 2º TURNO
JUNHO/2010 - POSSE DOS ELEITOS

terça-feira, 2 de março de 2010

TERREMOTO DO CHILE PODE TER DIMINUÍDO O DIA DA TERRA

Imagem divulgada pela NASA

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, informaram que o mega terremoto de 8.8 graus que atingiu o Chile no último dia 27 de fevereiro pode ter encurtado o comprimento do dia em aproximadamente 1.26 microssegundos. Segundo os pesquisadores, o efeito é a consequência de uma pequena alteração que pode ter sido aplicada a um dos eixos da Terra.

A conclusão é do cientista Richard Gross e de sua equipe, que usaram um complexo modelo matemático para concluir que o eixo de balanço sofreu um reajuste de 2.7 miliarcosegundos, o equivalente a um incremento de 8 centímetros. É importante notar que o eixo de balanço não é o mesmo que eixo de inclinação da Terra, mas um vetor hipotético ao redor do qual a massa do planeta está distribuída. A diferença entre os dois eixos de aproximadamente 10 metros.

Gross aplicou o mesmo modelo em dezembro de 2004, após o terremoto de 9.1 graus que sacudiu a ilha de Sumatra. Na ocasião, os valores computados mostraram que o mega terremoto encurtou o dia terrestre em aproximadamente 6.8 microssegundos, após deslocar o eixo de balanço por cerca de 7 centímetros.

Apesar do terremoto do Chile ser muito menor que o evento de Sumatra, Gross acredita que o maior deslocamento verificado agora se deve a dois motivos. Primeiro, ao contrário do terremoto de Sumatra de 2004, localizado perto do equador, o terremoto de 2010 no Chile foi localizado próximo às latitudes médias, o que o torna mais eficaz para a alteração do balanço das massas. Em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto de 2010 mergulha em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que na falha responsável pelo terremoto de Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficiente para deslocar a massa verticalmente, o que segundo Gross também é mais eficaz para alterar o eixo de balanceamento da Terra.

Apesar da expressão "mudança de eixo" estar normalmente associada às grandes catástrofes, a possível alteração provocada é extremamente insignificante e em nada altera os movimentos terrestres. Também é importante notar que os valores não são uma constatação real e sim uma simulação matemática da redistribuição da massa do planeta aplicada à conservação do movimento angular.

Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100302-083628.inc

MUNICÍPIOS PARANAENSES COMEÇAM RECEBER VACINA CONTRA A GRIPE SUÍNA


A Secretaria da Saúde já iniciou a distribuição das doses das vacinas contra a Nova Gripe para as Regionais de Saúde que, por sua vez, farão a descentralização aos municípios. O primeiro lote, que será destinado para a imunização de profissionais da saúde e indígenas, tem 167 mil doses. A primeira etapa da campanha começará já na próxima segunda-feira (8) e os municípios devem iniciar a busca ativa dos profissionais, nos hospitais e nas próprias unidades de saúde, bem como da população indígena. Esta etapa da campanha vai até o dia 19 de março, quando o público-alvo passará a ser gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos.

“Esperamos receber cerca de 5 milhões de doses da vacina, sobretudo após a ampliação do público-alvo com a inclusão da população de adultos entre 30 e 39 anos”, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin. O secretário também relatou que as seringas utilizadas para a vacinação nas duas primeiras etapas já foram enviadas pela Secretaria às Regionais de Saúde. Toda a campanha terá como base os sistemas já utilizados por outras campanhas de imunização, atingindo, pelo menos, as duas mil Unidades Básicas de Saúde existentes em todo o Paraná, além de postos móveis definidos pelos próprios municípios.

ETAPAS DA VACINAÇÃO
1ª Etapa: Entre os dias 8 e 19 de março - trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;

2ª Etapa: Entre 22 de março e 21 de maio – gestantes;

Entre os dias 22 de março e 2 de abril - crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;

3ª Etapa: Entre os dias 5 de abril e 23 de abril – População com idade entre 20 e 29 anos;

4 ª Etapa: Entre 24 de abril e 7 de maio - Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;

5ª Etapa: Entre os dias 10 de maio a 21 de maio – População com idade entre 30 e 39 anos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

SECRETARIA DE SEGURANÇA INVESTIGA MORTE DO PREFEITO DE RIO BRANCO DO SUL

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, determinou a apuração dos fatos sobre o assassinato do prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Ruts (PP), na noite desta segunda-feira (01). Policiais militares e civis estão na região para identificar os criminosos que abordaram o prefeito, em seu veículo Golf, quando estava próximo à sua residência, por volta da 20 horas. Ruts foi atingido por cinco tiros e morreu quando era socorrido no hospital municipal da cidade. Os criminosos estavam em uma motocicleta e tinham cobertura de um automóvel. Equipes do Centro de Operações Especiais (Cope), da Delegacia de Homicídios com apoio da Polícia Militar, vasculham a região na tentativa de prender os matadores do prefeito.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

QUATRO GANHADORES DIVIDIRAM O PRÊMIO DA MEGA

Quatro ganhadores dividiram o prêmio da Mega-Sena. Cada um leva uma bolada de R$ 18.179.964,01.

PRIMEIRA PÁGINA DO CHILE

Clique para ampliar a imagem.

AEROPORTOS BRASILEIROS ADOTAM NOVAS EXIGÊNCIAS NESTA SEGUNDA

A partir desta segunda-feira, 1º de março, os passageiros terão que apresentar documento de identificação com foto no portão de embarque dos aeroportos brasileiros. Com a Identificação Positiva de Passageiros, estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o País pretende dar mais segurança a empresas aéreas e passageiros. Com a nova medida, os funcionários das companhias farão a checagem do documento com o cartão de embarque para ver se o passageiro que está entrando na aeronave é realmente o que consta no cartão. Por isso, a Anac orienta os passageiros para que já estejam com o documento em mãos na chamada para o embarque.

Segundo a Anac, vários documentos, com foto, são aceitos no embarque. Carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional). O gerente de Facilitação do Transporte Aéreo da Anac, Leonardo Boszczowski, disse que o procedimento não acarretará filas nem atraso no embarque. “O processo de conferência é rápido. Será verificado apenas o nome do passageiro para permitir o acesso”, comentou ele, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.