sábado, 10 de abril de 2010

SERRA ASSUME CANDIDATURA E PREGA UNIÃO NACIONAL

 Imagem de Antonio Cruz/ABr

Durante mais de uma hora, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, discursou para uma plateia de milhares de militantes em um encontro, hoje, em Brasília, que reuniu também os partidos Democratas e PPS. No lançamento da pré-candidatura, Serra criticou a polarização e disse que quer ser "o presidente da união”. “Ninguém deve esperar, do nosso governo, estados do Norte contra estados do Sul, cidades grandes contra cidades pequenas, urbano contra rural, o comércio contra a indústria, azuis contra vermelhos”, declarou.

Várias vezes durante sua fala, Serra destacou uma frase que deverá ser o slogan de sua campanha: “O Brasil pode mais”. Ele começou o discurso citando todas as conquistas do país nos últimos 25 anos, como a diminuição da miséria, o fortalecimento da democracia e a ampliação do acesso à escola. Mas ressaltou que todos esses ganhos não são de “um só governo, homem ou partido”, mas de uma construção coletiva.

“Um governo precisa servir ao povo e não a partidos políticos e corporações que não representam o interesse público”, criticou. O pré-candidato disse que sempre trabalhou “visando ao bem comum”. E defendeu: "Vamos governar com todos e todas”. Serra lembrou de suas principais ações como ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso, sua atuação na época da Constituinte e do período em que viveu exilado no Chile. Também contou a história de seu pai, um comerciante de frutas, que segundo ele, lhe ensinou a importância do trabalho.

Serra defendeu maior protagonismo do governo federal na segurança pública, que deveria “coordenar esforços nacionalmente para vencer a guerra contra o crime”. O tucano disse também que o governo investe pouco em infraestrutura e precisa de uma política comercial internacional “mais agressiva”. Sobre a campanha, Serra disse que será uma caminhada longa e difícil, mas que “as provocações serão respondidas com serenidade. Quanto mais mentiras os adversários disserem sobre nós, mais verdades nós diremos sobre eles”, afirmou.

Participaram do evento lideranças do PSDB, como o presidente do partido, Sérgio Guerra, o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Também discursaram os presidentes do PPS, Roberto Freire, e do Democratas, Rodrigo Maia, que fecharam aliança em apoio à candidatura de Serra. ABr

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PRIMEIRO TURNO DA ELEIÇÃO DE REITOR DA UEL SERÁ NA QUARTA-FEIRA

Professores, Estudantes e Servidores vão às urnas na próxima quarta-feira, 14 de abril, em primeiro turno, para escolha do novo reitor da Universidade Estadual de Londrina. Os três segmentos da comunidade universitária acompanham há várias semanas as campanhas das quatro chapas inscritas. A decisão pode acontecer no primeiro turno, desde que a chapa mais votada receba pelo menos 50,01% dos votos válidos. Caso nenhum dos candidatos obtenha maioria de votos, as duas chapas mais votadas disputarão o segundo turno no dia 6 de maio. Estão concorrendo Alamir Aquino Corrêa e Jeane Soriano, da chapa "A UEL que nós queremos"; Cristiano Simon e Margarida Carvalho, da chapa "UEL Livre"; Isaías Dichi e Carlos Ferreira, da chapa "UEL Já" e Nádina Aparecida Moreno e Berenice Jordão, da chapa "Um novo tempo". A posse do novo reitor acontecerá em junho. 

quinta-feira, 8 de abril de 2010

OSMAR VISITA EXPOLONDRINA DURANTE TRÊS HORAS

A visita do senador Osmar Dias à ExpoLondrina durou três horas. Chegou ao recinto do Parque Ney Braga às 9h10min e saiu às 12h15min, depois de realizar uma reunião com a diretoria da Sociedade Rural do Paraná. Durante sua permanência na Exposição, o senador Osmar Dias participou de evento da Sercomtel para promover jovens do basquete, concedeu entrevista coletiva, falou para rádios e televisões, visitou o Museu da Rural e o pavilhão onde os pecuaristas colocam seus principais animais de raça. Nas entrevistas, Osmar Dias reafirmou ser pré-candidato e que não arredará pé da sua decisão de disputar o Governo do Paraná. Acompanharam o senador Osmar Dias, além de diretores da Rural, os deputados Abelardo Lupion e Neivo Beraldin, o prefeito Barbosa Neto e empresários. 
O presidente da Rural, Fernando Prochet, recebeu o senador Osmar Dias.

OSMAR DIAS REAFIRMA QUE SERÁ CANDIDATO A GOVERNADOR

O senador Osmar Dias disse na manhã desta quinta-feira, em Londrina, que "com PT ou sem PT vou continuar com o pé na estrada" referindo-se à sua disposição de confirmar a candidatura a governador do Paraná, na convenção do PDT em junho. "Resolvi falar claramente para não deixar dúvidas" - concluiu. Sobre a aliança com o PT paranaense, o senador explicou que aguarda resposta do partido ao seu pedido para que Gleisi Hoffmann seja vice na chapa do PDT. E garantiu que vai conversar novamente com o presidente Lula para obter a resposta que não chegou até agora. O novo encontro com Lula ainda não foi agendado. Osmar Dias está em Londrina para visita à Exposição da Rural e depois segue para a região de Ponta Grossa.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PRIMEIRA ONDA DE FRIO DO ANO CHEGA HOJE AO PARANÁ

O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET - está prevendo para esta quarta-feira, a chegada da primeira onda de frio deste ano no Paraná. As temperaturas devem ficar abaixo de 6ºC hoje e 5ºC amanhã, quinta-feira, em várias regiões do Estado, especialmente entre União da Vitória, Guarapuava, General Carneiro e Ponta Grossa.

PESSUTI VAI A SANTO INÁCIO SÁBADO PARA VER LEILÃO

O governador Orlando Pessuti participa no sábado (10), às 12 horas, em Santo Inácio, do 1.º Leilão Especial da raça Pitangueiras, tipo de gado que combina a genética de raças boas para leite e para corte. O leilão existiu por 20 anos, mas há cinco não era promovido. O evento está marcado para o recinto de leilões Eduardo Alcântara.

terça-feira, 6 de abril de 2010

TSE REJEITA RECURSO E CONFIRMA MULTA AO PRESIDENTE LULA


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na sessão plenária desta terça-feira (6), por maioria de votos, recurso apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU) para extinguir multa de R$ 5 mil recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada voltada às Eleições 2010. Por quatro votos a três, os ministros confirmaram a multa aplicada ao presidente da República pelo ministro auxiliar Joelson Dias, em decisão individual tomada no último dia 18 de março.


O ministro Joelson Dias considerou que, em maio de 2009, em evento no Rio de Janeiro, Lula fez propaganda fora de época em favor da então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apontada pelo PSDB, autor da representação, como a pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República. Segundo o PSDB, a propaganda antecipada ocorreu em 29 de maio de 2009 durante a inauguração de um complexo poliesportivo em Manguinhos (RJ), construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O evento contou com a participação do presidente Lula, que discursou, e da então ministra Dilma.

Partes

A defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sustentou da tribuna que não houve propaganda eleitoral antecipada no discurso do presidente Lula em Manguinhos, já que não ocorreu anúncio de eventual pré-candidato nem qualquer pedido de voto. Afirmou ainda que o discurso de Lula foi feito um ano e meio antes das eleições de 2010 e um ano antes do período de escolha de candidatos nas convenções partidárias, o que deve ocorrer em junho. O advogado do PSDB afirmou que o discurso do presidente Lula na cerimônia em maio de 2009 enalteceu, de forma subliminar, a pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República e que o episódio teve potencial para influir no equilíbrio da disputa eleitoral para o cargo. A Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) só permite propaganda eleitoral depois de 5 de julho do ano eleitoral e prevê multa aos que desrespeitarem a regra. Fonte: TSE

PREFEITURA DE LONDRINA IMPLANTA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA



Desde o dia 30 de março, os londrinenses contam com um mecanismo de vigilância e controle das movimentações e transações diárias que acontecem na Prefeitura. Por meio do Portal da Transparência (canto superior direito no site oficial da Prefeitura, www.londrina.pr.gov.br), é possível acessar as movimentações da receita municipal, realizar pesquisas por fornecedor/produto, além das prestações de conta dos anos anteriores. Logo na página inicial, estão, em destaque, a relação de cargos comissionados da Prefeitura e o documento em que consta a lista das viagens realizadas pelo prefeito Barbosa Neto com as respectivas prestações de contas. Logo abaixo, está disponível o Acompanhamento da Execução Orçamentária online, em obediência à Lei Federal que prevê que as prefeituras municipais devem disponibilizar uma forma de acompanhamento, em tempo real, das movimentações financeiras realizadas.

OSMAR AGUARDA DEFINIÇÃO DO PT

O encontro entre o senador Osmar Dias e dirigentes do PT, previsto desde a semana passada para esta terça-feira, não aconteceu. Segundo fonte do PDT a reunião deve ser agendada para outra data, mas vai depender do PT paranaense. O senador Osmar Dias falou, inclusive, com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, de quem recebeu a informação sobre a indefinição do PT paranaense a respeito da vice e da negociação com os partidos aliados. Enquanto não acontece a reunião, o senador Osmar Dias continuará conversando com outras lideranças sobre o apoio à sua candidatura ao Governo do Paraná.

Guarda Municipal de Londrina começa amanhã o curso de formação

A Secretaria Municipal de Defesa Social está convocando os aprovados no último teste realizado para a Guarda Municipal a comparecerem à rua Newton Braga, 463, jardim Santos Dumont, hoje, para realizarem suas matrículas para o curso de formação. O horário de atendimento da Defesa Social é das 8 horas às 18 horas e os candidatos devem estar munidos de documento de identidade. O curso de formação terá início nesta quarta-feira, às 7 horas , com término previsto para 18 horas, com uma carga horária de 700 horas e duração de três meses, finalizando na última semana de julho. Os 250 alunos serão divididos em quatro turmas de aproximadamente 60 pessoas, que serão coordenadas pelo capitão da polícia militar, Marcos Ginotti Pires.

ALIANÇA PT-PDT DE APOIO A OSMAR DIAS PODE SAIR HOJE

O senador Osmar Dias tem reunião, hoje à tarde, em Brasília, com lideranças do PT e do PDT para tentar, mais uma vez, aliança política para sustentar a sua candidatura ao Governo do Paraná. O encontro reunirá o senador Osmar Dias, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi,  o presidente do PT paranaense, Ênio Verri, o presidente do PDT paranaense, Augustinho Zucchi, o ministro Paulo Bernardo e a pré-candidata do PT ao Senado, Gleisi Hoffmann. Na semana passada, o senador Osmar Dias esteve reunido com o presidente Lula tratando do mesmo assunto.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MEGA ACUMULA E VAI PAGAR R$ 39 MILHÕES NA QUARTA-FEIRA

AGENDA DA 50ª EXPOLONDRINA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA

DIA 5 – Segunda-feira
AGENDA TÉCNICA
8h
Via Rural é a Fazendinha
(32 Unidades Expositivas)
Realização: Emater/ SRP/ SEAB/ IAPAR/ Prefeitura de Londrina – SMAA/ BBrasil/ Ministério do Desenvolvimento Agrário

8h30 às 12h
2º Encontro Regional de Jovens Rurais
Local: Milton Alcover 1
Realização: EMATER
SEAB / MDA / SRP / FETAEP

8h30 às 12h
9º Seminário Estadual da Aquicultura
Local: Horácio Sabino Coimbra
Realização: Ministério da Pesca
ANPAQUI / EMATER /SEAB /SRP

8h30 às 12h
CURSO: “Planejamento e Implantação Florestal e Agroflorestal”
Palestrante: Pedro Francio Filho (Engenheiro Agrônomo, Especialista em Fomento Florestal e Sistemas Agrossilvipastoris)
Local: Auditório Sindicato Rural
Realização: Sindicato Rural/SENAR/FAEP/SRP

10h
Ciclo de Palestras de Equinocultura
(Palestra inicial da ginástica do cavalo, ordem, importância e aplicações dos exercícios e apresentação do livro “Montando Fácil”)
Local: Pista Roberto Requião

13h30 às 18h
CURSO: “Condução e Manejo Florestal”
Palestrante: Pedro Francio Filho (Engenheiro Agrônomo especialista em Fomento Florestal e Sistemas Arossilvipastoris)
Local: Auditório Sindicato Rural
Realização: Sindicato Rural / SENAR / FAEP / SRP

15h às 17h
SIMPÓSIO DE DESOSSA
Palestrante: Marcelo Conceição
Local: Pavilhão Dr. Dalton Paranaguá – entande da ANPBC
Realização: Associação Nacional de Produtores de Bovinos de Corte (ANPBC)

18h30 às 22h
Ciclo de Palestras RPC/OCEPAR: Informação e Análise do Agronegócio
Local: Horácio Sabino Coimbra
Realização: RPC/OCEPAR

LANÇAMENTO DO LIVRO “Artigos Técnicos para Produtores Rurais”

19h
Prof. Wilmar Saquetin Marçal
Local: Auditório Antônio Fernandes Sobrinho

LEILÕES

19h
3º Leilão Matrizes Cara Limpa
Local: Recinto Abdelkarin Janene
Realização: Programa Leilões
Raça: Corte
Promotor: Programa Leilões

20h
20º Leilão Nelore da ANEL
Local: Recinto José Garcia Molina
Realização: Programa Leilões/Transmissão Canal Rural
Raça: Nelore
Promotor: Associação dos Neloristas do Paraná

EQUINOS
Pista Roberto Requião
(Ciclo de palestras em equinocultura, Montando fácil )
10h ás 18h: Palestra inicial da ginástica do cavalo, ordem, importância e aplicações dos exercícios e apresentação do Livro "Montando Facil". Todos os tópicos relacionados á Preparação e Formação de Cavalos e Cavaleiros de Esporte.

AGENDA CULTURAL
· Recinto de Shows e Rodeios João Milanez

22h
Jorge & Mateus
Após o show (Palco 2):
Tales & Thiago

BOLÍVIA - LA PRENSA MOSTRA RESULTADOS

domingo, 4 de abril de 2010

BOLÍVIA ELEGE GOVERNADORES, PREFEITOS E DEPUTADOS


Mais de 5 milhões de bolivianos estão votando para eleger nove governadores e 337 prefeitos, além de 1.855 deputados estaduais e vereadores. Esta é a primeira vez que a população elege governadores e parlamentares regionais, direito incluído na nova Constituição boliviana, que entrou em vigor em fevereiro do ano passado.

Esta é, também, a primeira eleição no país desde que Evo Morales foi reeleito para a presidência, em dezembro de 2009, com aprovação de 64% dos eleitores. A eleição de hoje, de acordo com a Agência Boliviana de Informação, resultará em um novo mapa político do país.

Dos nove departamentos bolivianos - o equivalente a estados, no Brasil –  cinco são governados pela oposição: Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando e Chuquisaca. O primeiro resultado da eleição já é conhecido. No povoado de Camargo, estado de Chuquisaca, com apenas 12 eleitores, a maioria dos votos foi para o candidato ao governo estadual, Esteban Urquiz, do partido Movimento ao Socialismo (MAS), o mesmo do presidente Evo Morales.

Pesquisas de opinião dos institutos Equipos Mori e Captura Consulting SRL, citadas pela BBC Brasil, indicaram que o Movimento ao Socialismo deverá vencer em quatro estados onde já governa – La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí. Os institutos sugerem que pode haver empate técnico em Tarija, Chuquisaca e Pando, e a possível vitória da oposição em Santa Cruz e Beni. ABr