sábado, 24 de abril de 2010

GAECO PRENDE EX-DIRETORES DA ASSEMBLÉIA PARANAENSE

Policiais do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - prenderam, na manhã de hoje, em Curitiba, três ex-diretores da Assembléia Legislativa do Paraná, que tinham sido afastados de suas funções recentemente. Foram detidos Abib Miguel, José Ary Nassiff e Claudio Marques da Silva. Segundo informações do promotor Leonir Batisti, coordenador do GAECO do Paraná, os detidos são suspeitos de crimes de peculato, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e formação de quadrilha. As prisões, que valem inicialmente por cinco dias, foram decretadas pelo juiz Aldemar Sternadt, titular da Vara de Inquéritos Policiais. O GAECO prendeu, também, mais sete pessoas suspeitas de envolvimento com os ex-diretores da Assembléia. Estão detidos as agricultoras Jermina Maria Leal da Silva e Vanilda Leal, João Leal de Mattos e mais quatro pessoas da família: a mulher, a filha, uma cunhada e a sogra. 

PARANÁ INICIA HOJE VACINAÇÃO DOS SESSENTÕES CONTRA GRIPE SUÍNA

O Paraná começa neste sábado (24) a vacinar quem tem mais de 60 anos contra a influenza sazonal e também os idosos portadores de doenças crônicas contra a nova gripe. Nestes casos, as vacinas serão aplicadas separadamente, uma em cada braço. Todos os portadores de doenças crônicas entram na sua fase de vacinação contra a Nova Gripe. O Ministério da Saúde alterou o calendário da campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal em três regiões do país, contudo na região Sul as datas continuaram as mesmas. Por isso, a Secretaria de Saúde recebeu, na última terça-feira, mais de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe sazonal que serão descentralizadas para os municípios paranaenses e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde a partir de hoje. Neste ano, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal em idosos será realizada entre os dias 24 de abril e 7 de maio, mesmo período da vacinação contra a nova gripe. A meta é vacinar pelo menos 80 % da população idosa. Foto AEN.

MARINA SILVA VEM SEXTA-FEIRA A LONDRINA

A senadora Marina Silva, senadora do PV pelo Acre, vem na próxima sexta-feira, 30, a Londrina. A pré-candidata à Presidência da República nas eleições de outubro fará palestra na UEL sobre os “Desafios da Educação para a Transformação Social”. Marina Silva, que é graduada em História, foi ministra do Meio Ambiente no Governo Lula. A palestra será no anfiteatro do CESA, com início previsto para às 20h30min.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O FERIADO DE TIRADENTES EM LONDRINA

Sede da prefeitura e de outros serviços municipais não atendem durante a quarta-feira; Siate, Samu, UBS 16h e 24h, maternidade e PAM funcionam normalmente.

Diversos serviços municipais vão parar durante a quarta-feira (21) devido ao Dia de Tiradentes. O prédio da Prefeitura de Londrina, assim como os setores administrativos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação (Cohab), e demais secretarias, fecham durante toda a quarta e retomam o funcionamento normal na quinta-feira (22).

A CMTU informou que, para as feiras livres e coleta seletiva, o feriado é facultativo. Já a coleta de lixo doméstico e os serviços de capina e roçagem serão realizados normalmente. Os agentes de trânsito da entidade vão atuar no Lago Igapó 2 e na Praça Nishinomiya, conforme atividades de domingos e feriados.

A Secretaria Municipal de Educação informou que nem as escolas municipais, os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos, nem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) funcionam durante o feriado.

Na área da saúde, não haverá expediente nas unidades administrativas da secretaria, nas unidades básicas de saúde (UBS), na Policlínica Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que voltam a atender na quinta, às 7h. As UBS 16h, no conjunto União da Vitória (região sul) e Maria Cecília (região norte), funcionam normalmente, das 7h às 23h.

Os serviços de saúde 24h, que são a unidade básica do jardim Leonor (região oeste), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), também funcionam normalmente. AI-PML

segunda-feira, 19 de abril de 2010

TÉRCIO ALBUQUERQUE É O NOVO SECRETÁRIO DO TRABALHO

Tércio Albuquerque é o novo secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Ex-delegado do Trabalho e coordenador do Procon-PR, ele foi nomeado nesta segunda-feira (19) pelo governador Orlando Pessuti. “Conhecemos o valor, o caráter e a responsabilidade de Tércio com a classe trabalhadora. Ele vem integrar nosso Governo e reforçar nossos compromissos com os trabalhadores”, afirmou o governador.

Albuquerque afirmou que vai desenvolver novos programas na Secretaria, de forma a complementar a boa política já adotada no setor. Uma das ações, adiantou, será a criação do Curso Vocacional. “Hoje se aplica recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para qualificar os profissionais. Mas às vezes, ele é qualificado em três cursos diferentes. Queremos primeiro avaliar sua vocação, para então realizar o curso de qualificação. Isso também vai representar melhor utilização dos recursos públicos”, disse.

NOVOS DIRETORES E PRESIDENTES – O governador fez outras nomeações para diretores e presidentes de empresas vinculadas ao Estado. “Estamos em um processo de recomposição da equipe porque tivemos 25 exonerações por conta do processo eleitoral. Por isso os remanejamentos de cargos, como os da Secretaria da Educação e do Trabalho”, disse Pessuti.



A diretoria-geral da Secretaria do Trabalho será assumida pelo ex-diretor regional da pasta em Jacarezinho, Sidnei Ferreira. O cargo era ocupado por Fernando Peppes, que passa a ser diretor técnico do Detran. Na diretoria-geral da Secretaria da Educação entra Altevir Rocha Andrade e, na presidência do Tecpar, Luiz Fernando Oliveira Ribas, que deve assumir o cargo na terça-feira (20).

REITOR DA UEL MUDA PARTE DA EQUIPE

O professor Márcio Barbosa Zerneri, do Departamento de Direito Público/CESA, assume a direção do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da UEL (EAAJ), em substituição a professora Claudete Canezin. No Sistema de Arquivos da UEL (SAUEL) quem assume é Elizabeth Leão de Carvalho, que já atuava como chefe da Divisão de Apoio Tecnológico do órgão. Ela substitui Aluizio Antonio Grosso.

A engenheira Tânia Maria Galão Pessoa assume a Prefeitura do Campus Universitário. Ela era chefe da Divisão de Projetos e Obras da PCU e substitui o professor Walter Germanovix. Cícero Pereira Cordão Neto, chefe de Naipes da OSUEL será o novo diretor da casa de Cultura da UEL, em substituição a professora Janete El Haouli.

Celso Moreira de Mattos assume a Coordenadoria de Comunicação Social, substituindo Pedro Luiz Livoratti. Maria Helena de Moura Arias será a nova diretora da Editora da UEL, em substituição a Neide Zaninelli. AUEL

domingo, 18 de abril de 2010

PESSUTI NOMEIA 32 PROFESSORES PARA A UEL

O governador Orlando Pessuti assinou, nas duas últimas semanas, decretos que nomeiam 38 professores para as instituições estaduais de ensino superior. Todos são docentes aprovados em concursos públicos. O ingresso dos novos servidores representará acréscimo de R$ 148 mil na folha de pagamento do Poder Executivo. A maior parte dos novos docentes - 32 - está sendo contratada para a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Outros quatro, para a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unioeste) e dois professores ingressam na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa).