sábado, 1 de maio de 2010

MAIO COMEÇA EM LUA MINGUANTE E TERMINA EM LUA CHEIA

Na primeira noite de Maio, a Lua, na imagem registrada às 23 horas de hoje, encontra-se no início da fase Minguante, que acontecerá dia 6, quinta-feira, à 1h16min. No dia 13, às 2h06min, Lua Nova; dia 20, às 20h44min, Lua Crescente: e, dia 27 de Maio, às 20h09min, Lua Cheia.

CALÇADÃO DE LONDRINA. VOCÊ PREFERE O "NOVO" OU O "VELHO"?

Compare! As imagens foram feitas às 22 horas deste sábado, 1º de Maio de 2010, no calçadão da avenida Paraná. A primeira foto mostra o "novo" e a segunda o "velho". Gostou? Não gostou? Mande a sua opinião.

Lula diz que eleições não farão Governo mudar a economia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na noite de ontem, em São Paulo, que o Governo não irá alterar a política econômica do país em razão das eleições deste ano. A declaração de Lula foi feita após ele fazer referência ao aumento da taxa básica de juros, anunciado na quarta-feira (28).  “Nós atingimos um grau de maturidade nesse país, e de seriedade, que a gente não pode, por conta de uma eleição, afrouxar o controle da economia e deixar a coisa desandar. Mas se a gente deixar a coisa desandar, a gente não controla mais”, disse o presidente em evento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos automotores (Anfavea).

Lula ressaltou que as conquistas obtidas pelo país nos últimos anos não poderão ser colocadas em risco por causa da disputa eleitoral. “Eu vou dizer uma coisa para vocês em alto e bom som, para quem pensa que a gente vai brincar com a economia. Não há eleição que me faça jogar fora o que nós acumulamos nesse período. O que nós acumulamos nesse país é um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou. Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 %, para 9,5% ao ano. A decisão foi unânime. ABr

JUSTIÇA ELEITORAL ATENDE NESTE FIM-DE-SEMANA


A Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina, localizada no Forum Eleitoral, funcionará neste feriado de 1º de maio e também no domingo, dia 2 de maio, das 10 às 17 horas, com os serviços de alistamento, transferência de domicílio e revisão eleitoral. O prazo para esses serviços termina dia 5 de maio, quarta-feira que vem.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

UNIDADES DE SAÚDE FUNCIONAM NORMALMENTE NO FERIADO

As unidades de saúde do União da Vitória, Maria Cecília, Leonor, PAM, PAI, Maternidade e Siate atenderão normalmente neste feriado de 1º de Maio, em Londrina. A Companhia Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) informou que, a coleta de lixo doméstico será realizada normalmente. Já ara as feiras livres e coleta seletiva, o feriado é facultativo. Na área da saúde, não haverá expediente nas unidades administrativas da secretaria, nas unidades básicas de saúde (UBS), na Policlínica Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que voltam a atender na segunda, às 7 horas. As UBS 16 horas, no conjunto União da Vitória (Zona Sul) e Maria Cecília (Zona Norte), funcionam normalmente, das 7 horas às 23 horas. Os serviços de saúde 24 horas que são a unidade básica do Jardim Leonor (Zona Oeste), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), também funcionam normalmente. O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde promove ainda um mutirão contra a dengue nas regiões leste e centro.

EMBRAPA PROMOVE CURSO SOBRE SOJA

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza, em parceria com a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), o III Curso Básico sobre a Cultura da Soja, entre 3 e 7 de maio, no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde (GO), para 120 profissionais da assistência técnica, produtores e estudantes. O curso será realizado pela primeira vez em Goiás.

FUNCIONÁRIOS DA USINA DE AÇÚCAR DE PORECATU PROGRAMAM PROTESTO

Funcionários da Usina Central do Paraná vão realizar, no feriado deste sábado, uma manifestação contra as invasões de terra, queima de cana-de-açúcar, roubo de gado, agressões contra trabalhadores, invasão de casas e destruição do patrimônio dos funcionários, promovidas pelo MST e Contag que estão invadindo diversas fazendas pertencentes à Usina. O protesto está marcado para acontecer a partir das 7h30min deste sábado, dia 1.º de maio, na PR-170, no trevo da rodovia que liga Porecatu a Londrina.

Os organizadores esperam que o protesto reúna mais de 5 mil pessoas, entre funcionários da Usina Central e os seus familiares. Os comerciantes de Porecatu e municípios da região, afetados diretamente pelas invasões de sem-terra, também devem participar do protesto. Após a manifestação os funcionários da Usina Central do Paraná participarão de uma confraternização em comemoração ao dia 1.º de Maio no Estádio Municipal João Lunaderlli. Haverá um torneio de futebol e sorteio de prêmios entre os participantes.

GLOBETROTTERS EM LONDRINA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA


Após se instalarem em Londrina no início do mês de abril para a escolha do candidato brasileiro para integrar a equipe, os americanos do Harlem Globetrotters voltam à cidade na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, no ginásio de esportes Moringão, para a realização do jogo que faz parte da turnê Magical Memories, que passará pela América do Sul durante o ano de 2010. Esta será a segunda apresentação oficial dos Globetrotters em Londrina. A primeira, também no Moringão, aconteceu em 1978. O fato curioso é que Louis “Sweet Lou” Dunbar, atual técnico dos Harlem Globetrotters, esteve presente aqui como jogador da equipe. Dunbar não escondeu a felicidade de estar em Londrina novamente depois de tanto tempo, e declarou, nas coletivas que deu durante a seleção do Globetrotter Brasileiro, que era ótimo voltar como técnico dos HGT para um lugar que passou como jogador.

Antes do início do jogo, os representantes do Harlem Globetrotters farão a apresentação do representante brasileiro escolhido para compor a equipe e acompanhá-la nas turnês mundiais. Dentre os 10 candidatos que estiveram em Londrina para a gravação do reality show do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, o felizardo foi Wilson de Melo, de Brasília - DF. O adversário dos Globetrotters será o Washington Generals. A equipe, fundada em 1952, acompanha os HGT nas turnês como seu “saco de pancadas”, já que a última vez que conseguiram ganhar dos Globetrotters foi em 1971, por um ponto de diferença, no último segundo da partida. As apresentações ficam ainda melhores com as duas equipes, já que os atletas do Washington Generals estão acostumados com o humor nas apresentações, marca registrada dos Harlem Globetrotters.

Os portões serão abertos ao público às 19 horas, e o jogo está marcado para começar às 20 horas. Os interessados podem adquirir os ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br, ou pelo número 4003-1212. Mais informações sobre a turnê dos Harlem Globetrotters pela página www.harlemglobetrotters.com.br.

BARBOSA INAUGURA HOJE PRIMEIRA ETAPA DA REFORMA DO CALÇADÃO

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entrega hoje, às 19 horas, a primeira etapa da reforma do calçadão da Avenida Paraná no trecho entre a rua Prefeito Hugo Cabral e rua Pernambuco  A reforma foi iniciada no final do ano passado. O piso de pedras foi substituído e o calçadão redesenhado.

PESSUTI HOJE EM FOZ E AMANHÃ EM CASCAVEL

O governador Orlando Pessuti participa, nesta sexta-feira (30), do 7º Encontro Estadual de Proprietários e Profissionais de Centros de Formção de Condutores do Paraná, em Foz do Iguaçu. Amanhã, o governador participa das comemorações do Dia do Trabalho em Cascavel. O evento será realizado no Seminário Menor São José, com a realização da Missa Solene de São José - Celebração do Ano Sacerdotal, que será realizada pelo bispo Dom Mauro Aparecido dos Santos. Após a missa, o governador atende a imprensa em entrevista coletiva e participa do tradicional churrasco do Seminário.

ALIANÇA PSDB-PDT NO PARANÁ SÓ COM APOIO DE BETO A OSMAR

Questionado sobre a possibilidade de concretizar a grande aliança com o PSDB, o pré-candidato ao Governo do Paraná, Osmar Dias, afirmou durante entrevista coletiva à imprensa, em Guarapuava, que a possibilidade existe, “desde que o Beto Richa me apóie para o governo”. Osmar revelou que conversa constantemente com o PPS de Rubens Bueno e que Roberto Freire, presidente nacional da legenda tem um certo desapontamento com relação à grande aliança formada em 2008. “Ele me pergunta: não havia uma aliança? Não havia compromisso? Eu respondo que o PDT não deu um passo para romper essa aliança”, reafirmou. Para Osmar, o PPS continua defendendo a manutenção da unidade política da grande aliança. “Mas unidade só é possível quando se tem um só candidato. Com dois não dá”, completou.

Sobre a intenção de continuar na disputa, mesmo com a indefinição de alianças, Osmar disse que continua caminhando pelo Estado. “Fui o primeiro pré-candidato a me apresentar para a disputa e continuo na estrada”, garantiu. Segundo Osmar, a disposição lançar a candidatura não foi abalada. “A única coisa que eu perdi a disposição é agüentar os desaforos de alguns membros do PT. Acabou faz tempo. Mas disposição de construir um projeto para o Estado continua a mesma”, disse.

Osmar Dias afirmou ainda que nada na política é irreversível. E que ele foi procurado pelo presidente Lula para firmar a aliança no Paraná. “Houve avanços e eu coloquei claramente a proposta: o PT colocaria a Gleisi Hoffmann de vice na minha chapa para abrir espaço a outros partidos que formam a base de apoio ao Governo Federal”, explicou.  Para Osmar, o PT tem razão absoluta em defender a candidatura de Dilma Rousseff e que, por isso mesmo, deve ter na consciência que outros partidos têm que ter espaço. E que, se o PT tem a candidatura à presidência e o PDT ao Governo do Paraná, outros partidos têm que compor a candidatura ao Senado. “Quem quer fazer aliança tem que ceder espaço. Agora, se não foi possível, então colocamos um ponto final”, disse.

O pré-candidato ao Governo do Paraná, Osmar Dias, recebeu na noite de quinta-feira (dia 29), o título de Cidadão Honorário de Guarapuava durante Sessão Solene da Câmara Municipal da cidade.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROGRAMAÇÃO DA SENADORA MARINA SILVA EM LONDRINA

A senadora Marina Silva (PV), pré-candidata à Presidência da República, faz visita a Londrina nesta sexta-feira, 30 de abril, devendo cumprir programação diversificada. Confira a agenda:

9:00 - coletiva com a imprensa 
Local: Hotel Sumatra
Endereço: Rua Senador Souza Naves, 830

9:30 - 26° Encontro Estadual e Pré Convenção Estadual do Partido Verde
Local: Hotel Sumatra
Endereço: Rua Senador Souza Naves, 830

13:30 - Palestra para o setor empresarial
Local : Associação Comercial e Industrial de Londrina
Endereço: Rua Minas Gerais, 297

19:00 - Reunião com Evangélicos
Local: Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA
Endereço: Rua Martinho Lutero, 277

20:30 - Palestra com segmento acadêmico
Local : Universidade Estadual de Londrina - UEL
Endereço: Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados
Rodovia Celso Garcia Cid - Campus Universitário

PARANÁ FICA LIVRE DE MULTA E REDUZ DÍVIDA

Atendendo a requerimento do senador Osmar Dias, líder do PDT, o Senado Federal votou em caráter de urgência o projeto que extingue multa mensal aplicada pela União ao Estado do Paraná, desde novembro de 2004, pelo suposto descumprimento de contrato para viabilizar a privatização do Banestado (Banco do Estado do Paraná). O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) apresentou substitutivo ao PR 24/2008, de Osmar Dias, garantindo a dedução de R$ 262 milhões já pagos em multa dos valores devidos pelo Estado à União. O projeto original, de Osmar Dias, previa o ressarcimento em dinheiro dos valores pagos. O substitutivo apresentado por Jucá não altera o que previa o projeto de Osmar Dias livrando o Paraná da inadimplência com a União e reduzindo a dívida mobiliária do Estado em R$ 1 bilhão.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PESSUTI DIZ QUE NÃO ROMPEU COM REQUIÃO

O governador Orlando Pessuti desmentiu que haveria um rompimento com o ex-governador Roberto Requião, devido as mudanças ocorridas no comando de algumas pastas do executivo. “De minha parte não tem racha. Eu continuo no meu ritmo de vida como sempre foi com Requião onde haviam divergências, mas de uma lealdade jamais questionável. Eu ajudei o Requião a governar o Estado por 10 anos e espero que ele me ajude nestes meses a fazer um grande governo no Paraná” disse o governador.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

FORÇA TAREFA VAI ATENDER MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

O governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (26), durante a reunião da Operação Mãos Limpas, a criação de uma Força Tarefa para auxiliar os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. “Nossa atenção hoje está no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em relação às enchentes e alagamentos ocorridos neste final de semana em Curitiba, na Região Metropolitana, e em Francisco Beltrão”, disse.

Segundo Pessuti, a Força Tarefa contará com a participação da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com as prefeituras dos municípios atingidos, para amenizar o mais rápido possível o transtorno que as chuvas têm causado. “Vamos trabalhar com máquinas e equipamentos para desobstruir canais e rios, e, desta forma, amenizar o transtorno desta intensa chuva que tem ocorrido no Estado”, explicou.

De acordo com o governador, o trabalho da Força Tarefa começa imediatamente, apesar de que várias ações já vêm sendo realizadas durante os últimos dias. Pessuti explicou que o coordenador da Defesa Civil, o secretário do Meio Ambiente e o comandante do Corpo de Bombeiros já estiveram pessoalmente nos locais atingidos e iniciaram os contatos com os prefeitos.

JUSTIÇA CONDENA VEREADORES DE MARINGÁ POR NEPOTISMO

Com base em ação civil pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Maringá, quatro vereadores e cinco ex-vereadores da Câmara Municipal de Maringá foram novamente condenados pela contratação irregular de parentes no ano de 2005, conforme sentença proferida pelo juiz de Direito Airton Vargas da Silva, da 2ª Vara Cível da Comarca. A decisão confirma sentença anterior, de 2007, anulada pelo Tribunal de Justiça em razão de erro técnico, reconhecendo desta feita que a ilicitude das nomeações constitui ato de improbidade administrativa, impondo-se a sua nulidade e a exoneração dos funcionários – já atendida, e a condenação dos vereadores ao ressarcimento dos valores pagos aos parentes irregularmente contratados, entre outras providências.

A sentença também decreta a perda da função pública dos que ainda ocupem cargo público e suspende os direitos políticos, por três anos, de João Alves Correa, Altamir Antonio dos Santos, Edith Dias de Carvalho, Aparecido Domingos Regini, Francisco Gomes dos Santos, Dorival Ferreira Dias, Belino Bravin Filho, Odair de Oliveira Lima e Marly Martin Silva, condenando-os ao pagamento de multa civil equivalente a dez vezes o valor da última remuneração recebida no cargo de vereador, atualizada pelo INPC. MPPr

BARBOSA COMEMORA UM ANO DE ADMINISTRAÇÃO

A reunião de avaliação do primeiro ano da Administração, realizada hoje (26), das 6h30 às 12h30, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, Km377, ao lado do Shopping Catua, reuniu o prefeito Barbosa Neto, o vice José Joaquim Ribeiro, secretários, assessores e coordenadores municipais. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram da reunião, onde cada Secretaria mostrou o resultado dos trabalhos realizados nos últimos 12 meses, decorrente das prioridades oriundas no Plano Plurianual (2010-2013) executadas e em execução pela Prefeitura.

domingo, 25 de abril de 2010

CHUVAS JÁ AFETARAM 200 MIL PARANAENSES


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná continua realizando ações de apoio, orientação e acompanhamento nas cidades atingidas pelas fortes chuvas e ventos que desde a noite de quarta-feira (21). Ao todo, mais de 200 mil pessoas foram afetadas no Paraná. Segundo a Defesa Civil, é importante citar que se entende por pessoa afetada aquela que, de alguma forma, sofreu as consequências diretas ou indiretas dos efeitos do desastre. É o caso de quem teve a interrupção no fornecimento de energia elétrica, ou deixou de utilizar uma rua porque houve uma queda de árvore, precisando mudar o caminho, entre outras possibilidades.

A chuva forte e o vendaval deixaram marcas por onde passaram obrigando 9.514 pessoas a deixar suas casas. Dessas, quase 1.229 estão desabrigadas (em abrigos públicos) e o restante preferiu aguardar na casa de parentes ou amigos até que a situação se restabeleça (desalojados). Foram destruídas, total ou parcialmente, 3.136 casas em todo o Estado. O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Washington Alves da Rosa, determinou que as equipes da defesa civil estadual permaneçam prontas para imediato apoio aos municípios nos quais a capacidade de resposta seja extrapolada pela necessidade do evento.

Foi o caso de Colombo e Pinhais, cidades que receberam neste sábado cobertores e colchões da CEDEC. “Assim que recebi o pedido, determinei que fosse efetuado o carregamento de um caminhão com esses materiais que serão muito úteis para as pessoas que perderam grande parte do que tinham. Os colchões e cobertores serão entregues o mais rapidamente possível.” informou o coronel Washington. Ainda no final de manhã de sábado uma equipe da CEDEC/PR realizou um sobrevoo para visualizar as áreas mais afetadas, verificando se o nível dos rios que haviam transbordado já havia retornado ao normal. O major Osni José Bortolini chefiou essa equipe e comentou que a situação estava retornando à normalidade: “Apenas algumas localidades no município de Pinhais estavam alagadas ao final da manhã”, disse.

ABRIGOS - Os abrigos públicos estão a cargo das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e os atendimentos remanescentes continuam a ser realizados pelo Corpo de Bombeiros, inclusive a busca de uma pessoa que teria desaparecido na região do Rio Atuba, na divisa de Curitiba com os municípios de Colombo e Pinhais. A defesa civil reforça o alerta para as pessoas que moram ou trabalham em áreas de risco para que, havendo novas chuvas intensas, informem-se com sua Coordenadoria Municipal de Defesa Civil sobre os procedimentos de segurança. É dever da defesa civil municipal o levantamento das áreas de risco e o desenvolvimento de ações de orientação e preventivas, porém, cabe à população desenvolver a percepção de risco, que é uma tentativa de se antecipar ao que pode dar errado na região em que se vive. O resultado dessas ações tende a ser a existência de comunidades mais seguras.

PREVISÃO DO TEMPO - Nas próximas horas a tendência é de que chova com intensidade em algumas regiões, como nos municípios da região metropolitana de Curitiba, litoral e oeste. Os alertas meteorológicos realizados pelo Simepar continuam sendo prontamente transmitidos às unidades regionais da defesa civil que repassam aos municípios. AEN