sábado, 2 de outubro de 2010

IBOPE MOSTRA OSMAR E BETO EMPATADOS NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO

Osmar Dias e Beto Richa, candidatos ao Governo do Paraná, na eleição que será realizada amanhã, 3 de outubro, estão empatados de acordo com a pesquisa do IBOPE, que acaba de ser divulgada pela RPC/Globo. Cada um tem 45% das intenções de votos dos paranaenses. Esta foi a única pesquisa divulgada nos últimos 15 dias, no Paraná, por causa das impugnações realizadas pelo candidato Beto Richa junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Segundo os dados divulgados pela RPC, Osmar Dias (PDT) tem 45%, Beto Richa (PSDB) está com 45%, Luiz Felipe Bergmann (PSOL) tem 1% e Paulo Salamuni (PV) 1%. Os candidatos Avanilson (PSTU) e Amadeu Felipe (PCB) menos de 1%. Os indecisos somam 5% e votos em branco 3%. O IBOPE realizou 2.002 entrevistas em 77 municípios, entre 30 de setembro e hoje. A margem de erro para esta pesquisa é de 2%. A pesquisa etá registrada no TRE-PR com o nº 22.938/2010. 

TSE LIBERA DIVULGAÇÃO DE PESQUISA DO IBOPE NO PARANÁ

O ministro Marco Aurélio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu liminar em mandado de segurança impetrado pelo Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda, para assegurar a divulgação de pesquisa de intenção de votos para os cargos de senador e governador do estado do Paraná. A liminar concedida pelo ministro levou em consideração a liberdade de informação, para suspender decisão do Tribunal Regional Eleitoral daquele estado. O TRE-PR havia proibido a divulgação dos resultados da pesquisa, a pedido da coligação “Novo Paraná”, que apoia a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo paranaense. A pesquisa foi realizada no último dia 25 de setembro e segundo o Ibope, “há mais de 15 dias não é divulgado qualquer pesquisa de intenção de votos em todo estado do Paraná, uma vez que os anteriores pedidos de registro formulados pelo Ibope e Datafolha também foram indeferidos pelo Tribunal Paranaense”, sob alegação de erros técnicos na metodologia a ser aplicada. Segundo o Ibope, ao impedir a divulgação de pesquisas eleitorais também dos institutos Datafolha, VoxPopuli e Alvorada, o Tribunal Regional impede “que o eleitor paranaense tenha uma noção do real cenário eleitoral e, com isso, possa escolher seu candidato de forma segura, embasado em informações que deveriam ser públicas”. Na ação o Ibope argumentou que a manutenção da decisão do TRE-PR representa “prejuízo irreparável à liberdade de manifestação e, em última análise, ao princípio democrático e aos eleitores paranaenses”.  Entre os erros técnicos assinalados pelo TRE para vetar a divulgação da pesquisa está idade da amostragem diversa daquela apresentada pelo TSE e que os índices utilizados na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) são de 2008, enquanto que já existe referência a 2009.  O instituto de pesquisa afirmou que é o próprio Ibope o maior interessado na correção de eventual erro metodológico da pesquisa, “cujo prestígio sofrerá evidente abalo se forem divulgados resultados que destoem de modo dramático do que resultar das urnas”.  Assim, ao reforçar o pedido de liminar, o Ibope informou que observou todos os requisitos previstos na Resolução 23.190/2010, que trata do registro das pesquisas eleitorais. TSE

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TERMINA HOJE A PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV

Faltam três dias para as eleições gerais de 3 de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, esta quinta-feira (30) é o último dia para a transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ainda de acordo com o calendário, os cerca de 22 mil candidatos ao pleito também só podem promover comícios, reuniões públicas e utilizar aparelhagem de sonorização fixa até esta quinta-feira.

Salvo-conduto

A partir de hoje, o juiz eleitoral ou presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

Debate até dia 1º

Esta quinta-feira também seria o último dia para a realização de debates entre os candidatos. No entanto, na sessão de terça-feira (28), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovou alteração no calendário para corrigir um “descompasso das datas entre o primeiro e o segundo turnos”. Dessa forma, os debates no primeiro turno podem ser realizados até as 7h do dia 1º de outubro. Já no caso de segundo turno, marcado para 31 de outubro, os debates poderão acontecer até a meia-noite do dia 29 do mesmo mês.

domingo, 26 de setembro de 2010

CHUVA CHEGOU PARA ACABAR COM A ESTIAGEM NO PARANÁ

O primeiro domingo primaveril do ano trouxe chuva para o Paraná, acabando com a prolongada estiagem. Em algumas áreas do Estado, segundo o SIMEPAR, foram registrados bons índices de chuva, o que permite o início da regularização do ciclo chuvoso no Estado. Nesta manhã de domingo chove com mais intensidade no eixo Campo Mourão-Jacarezinho, na fronteira com o Interior paulista. A imagem foi registrada no início da avenida Tiradentes, saída do centro de Londrina para Maringá.

CAMPANHA ELEITORAL ENTRA NA ÚLTIMA SEMANA

Em sete dias, no próximo dia 3 de outubro, domingo, os eleitores brasileiros vão às urnas para o primeiro turno das eleições gerais de 2010. Neste ano, mais de 22,5 mil candidatos pediram registro para concorrer aos 1.682 cargos a serem exercidos a partir de 2011. Estão em disputa os cargos de presidente da República e vice, de governador e vice nos 26 estados e no Distrito Federal (DF), além de 54 cadeiras no Senado Federal (renovação de 2/3), 513 na Câmara dos Deputados e 1.059 nas Assembleias Legislativas estaduais e na Câmara Legislativa do DF. Cada senador eleito traz em sua chapa dois suplentes.

Candidatos

Nas eleições majoritárias, são nove candidatos ao cargo mais alto do poder executivo federal – presidente da República –, 171 candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal e 273 ao cargo de senador. Nas eleições proporcionais, são 6.036 candidatos a deputado federal e 15.280 candidatos para deputado estadual ou distrital. Confira, a seguir, a representação destinada a cada estado na Câmara dos Deputados, conforme dispõe a Resolução 23.220 do TSE.