sexta-feira, 22 de outubro de 2010

POLÍCIA PRENDE 26 PESSOAS E APREENDE 11 TONELADAS DE DROGAS

Policiais da Delegacia da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu, e da Divisão Estadual de Narcóticos, com o apoio da Força Nacional de Segurança, deflagraram, na manhã desta sexta-feira (22), após 11 meses de investigações, a Operação Tocaia, destinada a desarticular uma organização criminosa baseada em Foz do Iguaçu. A organização é especializada na aquisição de maconha e crack, em território paraguaio, e na remessa da droga para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.  Segundo o delegado-chefe da Denarc, Júlio Reis, o trabalho nesta manhã segue uma diretriz determinada pelo Secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. “Esse trabalho com várias unidades policiais diferentes é a união de forças no combate efetivo do tráfico de drogas”, disse.

De acordo com a polícia, os suspeitos presos durante a operação obtinham o entorpecente no Paraguai e usavam fundos falsos de veículos para enviá-lo para as regiões Sul e Sudeste. As drogas eram trazidas de pelo Rio Paraná e Lago de Itaipu, armazenadas em Foz do Iguaçu e, posteriormente, remetidas no fundo falso de veículos para os mercados consumidores da droga. Durante as investigações, 26 pessoas foram presas em flagrante nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Cascavel e Curitiba, no Paraná; em Varginha, Minas Gerais; Penápolis, São Paulo e Itabuna, na Bahia. Foram apreendidos 11.096,43 quilos de maconha, além de 2,6 quilos de crack, 14 veículos e quatro armas de fogo. AEN/imagem

SECRETÁRIO DEIXA A ADMINISTRAÇÃO BARBOSA NETO

O servidor municipal Jair Gravena entregou hoje (22), ao prefeito Barbosa Neto, pedido de exoneração do cargo de Secretário de Governo. Em sua carta, Gravena alegou questões pessoais para a saída do cargo. O prefeito Barbosa Neto nomeou interinamente a servidora de carreira, Telma Tomioto Terra, para ocupar a  Secretaria de Governo.

PREFEITURA ABRE CONCORRÊNCIA NOS MERCADOS MUNICIPAIS DE LONDRINA

A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) abriu editais de permissão de uso para lojas e espaços dos mercados municipais Shangri-lá, Quebec (Kennedy) e Guanabara, em atendimento à Lei 8666/93. Para a utilização de um espaço público, é necessário que se tenha um processo licitatório, anteriormente. Nesse caso, a Cohab disponibilizou os lotes, através de concorrência pública, oportunizando a todas as pessoas jurídicas interessadas em participar, em igualdade de condições, do processo.

Os editais estão disponíveis no site da Companhia (http://www.cohabld.com.br/) e apresentam os boxes divididos em lotes, de acordo com a configuração já existente nos mercados. As atividades a serem desenvolvidas nos boxes devem ser atividades típicas de mercado, constantes do edital de licitação. São oferecidos 43 lotes nos três mercados, sendo 31 lotes no Shangri-lá, sete no Quebec e cinco no Guanabara.

Segundo o presidente da Cohab, João Verçosa, “as licitações serão feitas de uma maneira em que os atuais permissionários e demais interessados participem do processo, nas mesmas condições, pois a própria lei estabelece que deve ser aplicado o princípio da isonomia”.

Os valores mínimos de permissões variam de R$ 205,48 (Quebec) a R$ 6.406,22 (Guanabara). Serão vencedores, aqueles que apresentarem as melhores propostas. “Os preços mínimos foram estabelecidos de acordo com avaliação de uma comissão técnica de avaliação do município, incluindo um membro da Câmara de Vereadores de Londrina”, explicou Verçosa. Os interessados têm prazos estabelecidos, também, nos editais para protocolar as propostas.

A Cohab é responsável pelos centros comerciais existentes em diversos bairros de Londrina. Nesta semana, mais quatro lojas foram licitadas: duas no Jardim João Paz, uma no Aquiles Stenghel e outra no Conjunto Ruy Virmond Carnascialli.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AUSTRÁLIA APRESENTA MODELO INOVADOR PARA ARMAZENAR GRÃOS

A Austrália vem se adequando há pelo menos 20 anos para exportar grãos (trigo, sorgo e cevada) com alta qualidade e principalmente livres da presença de insetos-pragas em unidades armazenadoras. "Temos que oferecer produtos com zero de insetos e zero de resíduos químicos", disse o pesquisador do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Estado de Queensland (Austrália), Manoj Nayak, que ministrou palestra na 5a Conferência Brasileira de Pós-Colheita, que termina hoje, dia 21, em Foz do Iguaçu (PR). Atualmente existem quatro grupos de pragas (besouros, traças, piolhos e ácaros) capazes de promover perdas em quantidade e em qualidade nas unidades armazenadoras. Nayak aponta como medidas importantes para o controle e o manejo dessas pragas, a redução da umidade e o aumento da temperatura nos silos, a limpeza constante das estruturas e a identificação correta das pragas. "Quando as pragas são encontradas em produtos já processados, inviabiliza totalmente o seu consumo interno e sua exportação", explica Nayak. Lebna Landgraf/Embrapa

A 10 DIAS DO SEGUNDO TURNO, TSE DIVULGA CANDIDATOS

Faltam dez dias para o segundo turno das Eleições 2010. No dia 31 de outubro, domingo, os 135.804.433 brasileiros aptos a votar devem retornar às urnas para escolher o próximo presidente da República. E em oito estados e no Distrito Federal, 19.476.363 eleitores vão escolher, ainda, os seus respectivos governadores. No segundo turno, a votação na urna começa pelo governador e, em seguida, presidente da República. Saiba, a seguir, em quais estados haverá eleição e quem são os candidatos.

Presidência. Concorrem à Presidência nesse segundo turno os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno, Serra obteve 32,61% dos votos (33.132.283) enquanto a candidata do PT conquistou 46,91% do eleitorado (47.651.434).

Alagoas. Em Alagoas concorrem ao segundo turno Teotonio Vilela, que alcançou 39,58% dos votos (534.962) e Ronaldo Lessa, que obteve 29,16% (394.155).

Amapá. No Amapá os candidatos são Lucas Barreto, que conseguiu 28,93% (96.165) dos votos e Camilo Capiberibe, com 28,68% (95.328).

Distrito Federal. A disputa no DF será entre Agnelo Queiroz, que teve 48,41% (676.394) dos votos e Weslian Roriz, que alcançou 31,50% (440.128).

Goiás. Marconi Perillo, que obteve 46,33% (1.400.227) dos votos e Iris Rezende que conseguiu 36,38% (1.099.552) decidirão a eleição em Goiás.

Pará. Simão Jatene, com 1.720.631 votos (48,92%) e Ana Júlia que teve 1.267.981 votos (36,05%) disputarão o cargo de governador do Pará no segundo turno.

Paraíba. Na Paraíba, Ricardo Coutinho, com 49,74% (942.121) dos votos, e Zé Maranhão, com 49,30% (933.754) disputarão a preferência do eleitor.

Piauí. No Piauí os candidatos ao segundo turno são Wilson Martins, que obteve 46,37% (725.563) dos votos e Sílvio Mendes, que teve 30,08% (470.660).

Rondônia. Em Rondônia, concorrem Confucio Moura, que alcançou 43,99% (291.765) dos votos e João Cahulla, que teve 37,14% (246.350).

Roraima. Por Roraima concorrem os candidatos Neudo Campos 47,62% (104.804) e José de Anchieta, que conseguiu 45,03% (99.124) dos votos. Fonte: TSE.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

LULA CRIA SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta terça-feira, às 12 horas, dois decretos que promovem mudanças importantes na atenção à saúde dos povos indígenas. O primeiro oficializa a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), dentro da estrutura do Ministério da Saúde – uma reivindicação antiga dos povos. O segundo decreto redefine as atribuições e a organização da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), até então responsável pelas ações de atenção à saúde dessa população. Ministério e Funasa terão 180 dias para fazer a transição gradual do sistema.

Com a criação da Secretaria, o Ministério da Saúde passa a gerenciar diretamente a atenção à saúde dos indígenas, levando em conta aspectos culturais, étnicos e epidemiológicos dos 225 povos que vivem no Brasil. Antes, a Funasa era responsável tanto pelas ações de saúde como pela aquisição de insumos, apoio logístico, licitações e contratos. A criação da Sesai foi aprovada pelo Senado Federal no último dia 3 de agosto, após oito meses de discussão entre representantes do Ministério da Saúde, da Funasa, e 17 lideranças indígenas.

A nova Secretaria será dividida em três áreas: Departamento de Gestão da Saúde Indígena, Departamento de Atenção à Saúde Indígena e Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Também passam a ser funções da Sesai ações de saneamento básico e ambiental das áreas indígenas, como preservação das fontes de água limpa, construção de poços ou captação à distância nas comunidades sem água potável, construção de sistema de saneamento, destinação final ao lixo e controle de poluição de nascentes.

Como funciona a assistência – Os 751 postos de saúde das comunidades indígenas de todo o país são as bases da atuação das equipes multidisciplinares de saúde indígena, compostas por médico, enfermeiro, odontólogo e auxiliares, além dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e dos Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan). Os agentes moram nas aldeias e são indicados pelos Conselhos Locais de Saúde Indígena. A eles competem ações de atenção primária, saneamento e educação ambiental. Os casos que não podem ser resolvidos nos 358 pólos-base são encaminhados pelas equipes multidisciplinares aos 62 municípios de referência, que contam com as Casas de Saúde do Índio (Casai), responsáveis pelo atendimento de Média e Alta Complexidade, tais como realização de exames, consultas e internações.

População indígena no Brasil - A população indígena cadastrada pela Funasa é de 600.518 pessoas, de 225 povos, que falam 170 línguas diferentes. As terras indígenas correspondem a 12% do território nacional, sendo que 99% das terras e 65% da população concentram-se nas regiões Norte e Centro-Oeste.