sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

BETO CONFIRMA NORBERTO ORTIGARA NA SECRETARIA DA AGRICULTURA

O técnico agrícola e economista Norberto Ortigara será o Secretário de Agricultura do Paraná no Governo Beto Richa. A escolha foi anunciada, hoje, pelo governador eleito. Noberto, natural do Rio Grande do Sul, é funcionário concursado da SEAB e foi Secretário de Agricultura da Prefeitura de Curitiba.

Este é o 8º Secretário já confirmado na equipe de Governo de Beto Richa.


SECRETARIADO

  • 1. CASA CIVIL - Deputado DURVAL AMARAL
  • 2. FINANÇAS - Deputado LUIZ CARLOS HAULY
  • 3. SAÚDE - Farmaceutico MICHELE CAPUTO NETO
  • 4. ADMINISTRAÇÃO - Economista LUIZ EDUARDO SEBASTIANI
  • 5. INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA - Engenheiro PEPE RICHA FILHO
  • 6. PROCURADORIA GERAL - Advogado IVAN BONILHA
  • 7. EDUCAÇÃO - Vice-Governador FLÁVIO ARNS
  • 8. AGRICULTURA - Economista NORBERTO ORTIGARA
  •  
    GRANDES EMPRESAS DO GOVERNO
  • 1. SANEPAR - Administrador FERNANDO GHIGNONE
  • 2. COPEL - Engenheiro LINDOLFO ZIMMER
  • 3. COHAPAR - Administrador MOUNIR CHAWICHE

BANCO DO BRASIL ABRE MAIS CINCO AGÊNCIAS EM LONDRINA

Para oferecer mais comodidade e agilidade em suas atividades bancárias, o Banco do Brasil passa a contar com cinco agências novas em Londrina. O anúncio foi feito pelo superintendente regional da agência, Flávio Manzaro, durante visita ao prefeito Barbosa Neto. As novas unidades serão instaladas nas avenidas Rio de Janeiro (foto), Bandeirantes, Madre Leônia Milito e Inglaterra, que será a primeira na  Zona sul da cidade. Outra unidade ainda está sendo construída na avenida Maringá. "Vamos ser pioneiros em trazer mais conforto aos moradores dessa área", disse Manzaro.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PRAIAS PARANAENSES ESTÃO SENDO PREPARADAS PARA A TEMPORADA DE FÉRIAS

Começaram esta semana, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, os trabalhos de limpeza de ruas e avenidas, roçada de vias públicas e coleta de entulho e restos vegetais, contratados pelo Governo do Estado como parte da Operação Verão 2010/2011.  Durante a temporada, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) - por meio do Instituto das Águas do Paraná - assume os serviços de limpeza e coleta de lixo no Litoral devido ao aumento do número de turistas que descem as praias. EQUIPES – Para a limpeza das praias, ruas e avenidas, em cada um dos três municípios, foi contratada uma equipe formada por 7 roçadores, 15 varredores, 4 tratoristas, 2 operadores de máquina e um encarregado geral, totalizando 87 funcionários. Cada equipe utilizará quatro caminhões, duas pás-carregadeiras e sete roçadeiras. Ao todo, estão sendo investidos R$ 470 mil nestes serviços que fazem parte da licitação para coleta de lixo nos sete municípios do Litoral – outra novidade para esta temporada. Este ano, além dos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ilha do Mel, Morretes e Antonina, a coleta de lixo também será feita em Guaraqueçaba e na Ilha de Superagui, Ilha das Peças, Ilha Rasa, e Almeida. A coleta de lixo nos sete municípios do Litoral e nas Ilhas começará no próximo dia 15 de dezembro. Até esta data a coleta será feita pelas prefeituras.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PROCON REALIZA OPERAÇÃO PAPAI NOEL EM LONDRINA

Quatro fiscais do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vão às ruas de 3 a 7 de dezembro, para fiscalizar a venda de mercadorias durante o final do ano. Trata-se da Operação Papai Noel, cujo objetivo é coibir práticas abusivas de estabelecimentos e empreendimentos comerciais ao consumidor local. As atividades já começam nesta sexta-feira, no Shopping Catuaí.

Uma das novidades da ação é o reforço feito pelo Procon nos dois períodos. Os fiscais, concentrados primeiramente na função de averiguar possíveis irregularidades nos shoppings de Londrina, vão atuar de manhã, tarde e noite para garantir tranquilidade a todos os londrinenses.

De acordo com o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, a fiscalização foi reforçada para impedir abusos em serviços rotineiros nesta época do ano. “As principais reclamações giram em torno da não colocação dos preços nas vitrines e dos valores totais dos produtos comercializados, evitando assim a divulgação dos juros cobrados, assim como o uso correto do cartão de crédito”, disse.

Neves comentou que as multas são aplicadas, conforme a realidade econômica de cada estabelecimento comercial. “Para que a cobrança seja justa, solicitamos o envio da receita financeira de cada empreendimento nos últimos três meses”, argumentou.

Porém, mesmo com a fiscalização do Procon, a conscientização da comunidade é essencial. “O consumidor deve verificar o preço correto da mercadoria que está comprando. Caso perceba alguma irregularidade, é só fazer a denúncia para o núcleo”, concluiu o coordenador. O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na rua Mato Grosso – 299, região central, ou pelo telefone 151.

DEPUTADOS PROIBEM USO DE ANIMAIS EM CIRCOS NO PARANÁ


O deputado Plauto Miró Guimarães, líder do DEM na Assembléia Legislativa, e mais 40 parlamentares derrubaram nesta semana, por unanimidade, o veto aposto pelo governador Orlando Pessuti ao Projeto de Lei n.º 737/07 que proíbe a manutenção e o uso de animais selvagens e domésticos, sejam eles nativos ou exóticos, em espetáculos de circo. Com a derrubada do veto, o projeto - que é de autoria do deputado Luiz Nishimori (PSDB) - fica mantido e será novamente enviado ao governador para promulgação. Se isso não acontecer dentro de 48 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), deverá promulgar a lei no mesmo prazo. O Projeto de Lei n.º 737/07 acabou vetado pelo governador por ter sido considerado contrário ao interesse público. Isso porque a proposição determina sanções que, segundo o Governo do Estado, são de alçada federal e municipal, não cabendo a interferência de uma lei estadual. Durante os três anos que tramitou na Assembleia a proposição recebeu emendas de parlamentares que excluíram a proibição de uso dos animais em feiras agropecuárias e rodeios, desde que permaneçam em companhia de seus donos. A desobediência à lei implicará na interdição imediata do espetáculo, cancelamento da licença de funcionamento da empresa promotora do espetáculo e pagamento de multa.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

BETO CONFIRMA HAULY PARA SECRETARIA DE FINANÇAS

Luiz Carlos Hauly, deputado federal pelo PSDB, foi confirmado, hoje, pelo governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), para o cargo de Secretário Estadual de Finanças. Eleitor de Londrina, o deputado Hauly é formado em Economia e Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, foi vereador e prefeito de Cambé, secretário de Estado da Fazenda (1987 a 1990). Hauly exerce o cargo de Deputado Federal desde 1991, quando foi eleito pela primeira vez. Este ano, Hauly reelegeu-se novamente para a Câmara Federal, com 116.165 votos. Em Londrina, onde mora e tem seu domicílio eleitoral, já disputou eleições para prefeito, sempre recebendo votações expressivas. Com a convocação de Hauly para o Governo paranaense, o primeiro suplente Luiz Setim (DEM) deverá ocupar a vaga na Câmara Federal. Setim fez 77.610 votos na eleição de outubro.

DURVAL AMARAL VAI COMANDAR A CASA CIVIL DO GOVERNO BETO RICHA

Político experiente de vários mandatos, o deputado estadual Durval Amaral (DEM), vai comandar o setor político mais sensível do Governo paranaense, a Casa Civil. A escolha foi anunciada, hoje, pelo governador eleito, Beto Richa, depois de várias reuniões. Durval foi reeleito Deputado Estadual, em outubro, com 62.275 votos. Ao assumir o cargo de secretário, em janeiro, Durval abre vaga na Assembléia paranaenses para convocação do primeiro suplente da coligação do governador Beto Richa. Com isso, Duílio Genari (PP), que fez 34.281 votos, será chamado para preencher o cargo de Deputado Estadual.  Durval Amaral é advogado, foi professor de Direito Público na Universidade Estadual de Londrina, vereador e vice-prefeito de Cambé, chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Fazenda e secretário Estadual do Trabalho e Ação Social (1992 a 1994). É deputado estadual desde 1990. Imagem Nani Gois.

BETO RICHA ANUNCIA OS PRIMEIROS NOMES DO SEU SECRETARIADO

O governador eleito Beto Richa (PSDB) anunciou, hoje, a escolha dos primeiros seis Secretários de Estado que comporão sua equipe. Aos nomes revelados, soma-se o do vice-governador, Flávio Arns, que ocupará a Secretaria de Educação. 

SECRETARIADO

  • 1. CASA CIVIL - Deputado DURVAL AMARAL
  • 2. FINANÇAS - Deputado LUIZ CARLOS HAULY
  • 3. SAÚDE - Farmaceutico MICHELE CAPUTO NETO
  • 4. ADMINISTRAÇÃO - Economista LUIZ EDUARDO SEBASTIANI
  • 5. INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA - Engenheiro PEPE RICHA FILHO
  • 6. PROCURADORIA GERAL - Advogado IVAN BONILHA
  • 7. EDUCAÇÃO - Vice-Governador FLÁVIO ARNS
  •  
    GRANDES EMPRESAS DO GOVERNO
  • 1. SANEPAR - Administrador FERNANDO GHIGNONE
  • 2. COPEL - Engenheiro LINDOLFO ZIMMER
  • 3. COHAPAR - Administrador MOUNIR CHAWICHE
     
     

    segunda-feira, 29 de novembro de 2010

    CENSO MOSTRA LONDRINA COM 506.645 HABITANTES

    Londrina tem 506.645 habitantes, segundo os dados oficiais do CENSO 2010 realizado pelo IBGE. Os números foram divulgados, hoje, no encerramento dos trabalhos recenseamento. O município é o segundo mais populoso do Paraná, mas perdeu a terceira posição na Região Sul para Joinville que contou 515.250 moradores. A população londrinense é formada por 243.017 homens e 263.628 mulheres. Na zona rural do município moram 13.188 pessoas.

    BRASIL TEM 190.732.694 HABITANTES


    Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto, data de referência. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000). O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.

    A região Sudeste segue sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. Entre 2000 e 2010, perderam participação as regiões Sudeste (de 42,8% para 42,1%), Nordeste (de 28,2% para 27,8%) e Sul (de 14,8% para 14,4%). Por outro lado, aumentaram seus percentuais de população brasileira as regiões Norte (de 7,6% para 8,3%) e Centro-Oeste (de 6,9% para 7,4%).

    Entre as unidades da federação, São Paulo lidera com 41.252.160 pessoas. Por outro lado, Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Houve mudanças no ranking dos maiores municípios do país, com Brasília (de 6º para 4º) e Manaus (de 9º para 7º) ganhando posições. Por outro lado, Belo Horizonte (de 4º para 6º), Curitiba (de 7º para 8º) e Recife (8º para 9º) perderam posições.

    Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.

    Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP). Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP). O Censo 2010 apurou ainda que existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. Bahia é a unidade da federação a contar com mais brasileiros centenários (3.525), São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597)

    O Censo Demográfico compreendeu um levantamento exaustivo de todos os domicílios do país. Foram visitados 67,6 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência. A partir do dia 4 de novembro, o IBGE realizou um trabalho de supervisão e controle de qualidade de todo material coletado, em conjunto com as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE,) em todas as 27 Unidades da Federação e nos municípios brasileiros. As comissões funcionaram como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade e participaram de todo o processo de realização do Censo.

    Do total dos 67,6 milhões de domicílios recenseados, os moradores foram entrevistados em 56,5 milhões de domicílios. Foram classificados como fechados 901 mil domicílios, em que não foi possível realizar as entrevistas presenciais, mas havia evidências de que existiam moradores. Nesses casos, o IBGE utilizou uma metodologia para estimar o número de pessoas residentes nesses domicílios fechados. Esta é uma prática já adotada por institutos oficiais de estatísticas internacionais de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, México e Nova Zelândia, igualmente já utilizada na Contagem de 2007 realizada pelo IBGE. A metodologia consiste em atribuir a cada domicílio fechado o número de moradores de outro domicílio, que havia sido inicialmente considerado fechado e depois foi recenseado. A escolha foi aleatória, levando em conta a unidade da federação, o tamanho da população do município e a situação urbana ou rural.

    O Censo Demográfico encontrou ainda 6,1 milhões domicílios vagos,ou seja, aqueles que não tinham morador na data de referência, mesmo que, posteriormente, durante o período da coleta, tivessem sido ocupados. Casas colocadas à venda (ou de aluguel) e abandonadas são exemplos de domicílios vagos. Os domicílios de uso ocasional, que somaram 3,9 milhões, são aqueles que servem ocasionalmente de moradia, usados para descanso de fins de semana, férias ou outro fim. Já o número de domicílios coletivos (hotéis, pensões, presídios, quartéis, postos militares, asilos, orfanatos, conventos, alojamento de trabalhadores, etc) foi de 110mil. Em 2000, do total de 54,2 milhões de domicílios, 45 milhões eram ocupados, 528 mil fechados, 6 milhões vagos e 2,7 milhões de uso ocasional.

    Iniciado em 1º de agosto de 2010, os 191 mil recenseadores percorreram os 5.565 municípios brasileiros e as entrevistas implicaram no recenseamento da população por meio de três métodos: entrevista presencial, questionário pela Internet e, por fim, a estimação do número de moradores em domicílios fechados.

    Em suma, o Censo Demográfico 2010 consiste na visita exaustiva de todos os domicílios e entrevistas. O IBGE agradece aos participantes das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE) e à população pelas informações prestadas. O IBGE espera que os dados coletados sirvam de base para o planejamento público e privado, em favor da melhoria das condições de vida da sociedade brasileira.

    Amapá se destaca no crescimento populacional

    Embora com perda de participação, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro representam 40,28% no total da população em 2010 (frente aos 40,82% em 2000). Em dez anos, os destaques de crescimento foram verificados no Amapá (40,18%), Roraima (39,10%) e Acre (31,44%). Por outro lado, os menores percentuais ocorreram no Rio Grande do Sul (4,98%), Bahia (7,28%) e Paraná (9,16%).