sábado, 1 de janeiro de 2011

A POSSE DA PRESIDENTA DILMA

A presidenta DILMA ROUSSEFF tomou posse hoje à tarde, em Brasília, com a presença de parlamentares e muitos convidados. Após as solenidades no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, Dilma acompanhou o ex-presidente Lula, que viajou em seguida para São Paulo. Na imagem da ABr a presidenta Dilma passa em revista integrantes das Forças Armadas.

GOVERNADORES TOMAM POSSE



Beto Richa e o vice Flávio Arns assumem o Governo do Paraná. Imagem Orlando Kissner
Os governadores eleitos em outubro tomaram posse hoje, 1° de janeiro. O governador Beto Richa tomou posse pela manhã, na Assembléia Legislativa do Paraná, e após a transmissão de cargo, no Palácio Iguaçu, seguiu para Brasília onde acompanhou as festividades da presidenta Dilma Rousseff. Dos 27 Estados, apenas no Amazonas, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Santa Catarina os governadores eleitos marcaram a cerimônia de posse para o fim do dia.

O primeiro a assumir o cargo foi o governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), à meia noite de hoje (horário local). No primeiro discurso, Capiberibe disse que assume o governo com a missão de mudar a história recente do Amapá, marcada por escândalos de corrupção que levaram à cadeia o ex-governador e autoridades do estado.

Tião Viana (PT), no Acre, e Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão, também tomaram posse nas primeiras horas do dia. Viana disse que dará continuidade à gestão petista no Acre, que completa 12 anos. No Maranhão, Roseana prometeu “credibilidade, honestidade e muito trabalho” nos próximos quatro anos.

Durante a manhã, tomaram posse os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), da Bahia, Jaques Wagner (PT), do Ceará, Cid Gomes (PSB), do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), de Mato Grosso, Silva Barbosa (PMDB), de Mato Grosso do Sul, Andre Puccinelli (PMDB), do Pará, Simão Jatene (PSDB), do Paraná, Beto Richa (PSDB), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), de Roraima, Anchieta Junior (PSDB), de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e de Tocantins, Siqueira Campos.

No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral fez questão de citar a recente retomada de áreas antes dominadas pelo tráfico de drogas, como o Complexo do do Alemão e a Vila Cruzeiro, e disse que a estratégia será replicada em outras regiões da capital e do estado, com apoio das forças federais.

“No momento em que os marginais tentavam desestabilizar nossas conquistas, o governo federal nos deu as mãos. Reafirmo que em 2014 não haverá uma comunidade do Rio dominada pelo poder paralelo, seja milícia ou tráfico”, disse Cabral.

Em seu primeiro discurso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que o interesse público deve se sobrepor a eventuais divergências político-partidárias e manifestou expectativa de manter boas relações com a presidenta Dilma Rousseff. O partido de Alckmin, o PSDB, administra São Paulo há 12 anos.

“São Paulo sempre trabalha a favor do Brasil e este será o espírito e o fio condutor do meu governo. Vamos ter com a presidenta Dilma a melhor das relações. Vamos trabalhar para que o Brasil cresça e ocupe o seu devido lugar, mas sem esquecer de trabalhar e reivindicar tudo o que São Paulo precisa do governo federal, lutando por aquilo que é direito do povo paulista”.


Os governadores de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), e de Rondônia, Confúcio Moura, tomaram posse no início da tarde. Wilso Martins (PSB) foi empossado governador do Piauí às 18h, Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, recebeu o cargo às 18h e em Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM) tomou posse às 19h30.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

MEGA-SENA FAZ DOIS PARANAENSES MILIONÁRIOS

Quatro apostadores dividiram o prêmio milionário da Mega-Sena de Ano Novo. Cada um vai receber mais de R$ 48 milhoes. Entre os ganhadores estão dois paranaenses, um de Fazenda Rio Grande e outro de Pinhas, cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba. Os outros milionários: um de Cariacica, Espírito Santo e outro de Belo Horizonte, Minas Gerais. Confira os resultados e o rateio do prêmio que chegou perto dos R$ 200 milhões.

CONFIRA OS NÚMEROS DA MEGA MILIONÁRIA DE ANO NOVO

O sorteio dos números da MEGA-SENA de Ano Novo sorteados esta noite foram estes:

MARILSON SANTOS VENCE A SÃO SILVESTRE

A tradicional corrida de São Silvestre foi vencida este ano pelo brasileiro Marílson Gomes dos Santos, tricampeão da prova (2003, 2005 e 2010). Marílson fez o tempo de 44 minutos e 03 segundos, sendo seguido pelos quenianos Barnabas Kiplagat Kosgei e James Kipsang Kwambai, campeão no ano passado. Marílson Gomes dos Santos é o brasileiro com mais títulos na prova desde que ela se tornou internacional. A prova feminina foi vencida pela queniana Alice Jemeli Timbilili, que já tinha vencido a São Silvestre em 2007. Timbilili ganhou com o tempo de 50 minutos e 19 segundos, cravando o recorde da São Silvestre entre as mulheres. A segunda colocada foi a brasileira Simone Alves da Silva. A terceira posição também foi ocupada por uma queniana, Eunice Kirwa. Na modalidade cadeirantes, o vencedor da prova foi Fernando Aranha, pentacampeão da São Silvestre, com o tempo de 46 minutos e 20 segundos, apenas quatro segundos antes de Jaciel Antonio Paulino, segundo colocado. A terceira posição foi ocupada por Carlos Neves de Souza.

LULA DECIDE. BATTISTI FICA E RECEBERÁ ASILO POLÍTICO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu hoje (31) conceder asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. A decisão foi baseada em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), feito com base nos termos da Constituição brasileira, nas convenções internacionais sobre direitos humanos e do tratado de extradição entre o Brasil e a Itália. Agora, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) expedir alvará de soltura do ex-ativista. É um ato formal de execução da decisão do presidente da República. Desde março de 2007, Battisti está preso preventivamente no Presídio da Papuda, em Brasília. O caso gerou polêmicas no Brasil e na Itália. Para especialistas, o processo de extradição envolvendo o ex-ativista está repleto de vícios jurídicos. Ex-dirigente dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo extremista que atuou na Itália nas décadas 60 e 70, Cesare Battisti, de 52 anos, é acusado de participação em uma série de crimes. O ex-ativista foi condenado à prisão perpétua à revelia na Itália por quatro homicídios cometidos pelo PAC entre 1977 e 1979. Ele nega as acusações. Jamais cumpriu pena no país, deixando a Itália rumo à França e depois ao Brasil.

NO ÚLTIMO DIA DE MANDATO, LULA TEM AGENDA CHEIA

No último dia no exercício do cargo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mantendo hoje (31) o ritmo acelerado deste final de mandato com um agenda cheia de compromissos e uma decisão importante a ser tomada: a de extraditar ou não o ex-ativista italiano Cesare Battisti.  Entre assuntos internos e reuniões com líderes de outros países que estão em Brasília para a posse de Dilma Rousseff, há um espaço reservado para Lula se despedir dos ministros e suas equipes. Lula irá ser reunir por volta das 10h com a equipe com a qual trabalhou ao longo dos últimos anos para uma sessão de fotos.  Em seguida, recebe o vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, José Ramón Machado, e o último compromisso da agenda é um encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O líder palestino chega a Brasília um mês depois de o governo do Brasil reconhecer o Estado palestino com fronteiras existentes desde 1967. Lula já disse que não irá deixar a decisão sobre o caso Cesare Battisti para a futura presidenta, Dilma Rousseff, e dará hoje sua palavra final. o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Battisti, mas deixou a decisão para o presidente da República. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, acusado de quatro homicídios na década 1970.  Nesses últimos dias de mandato, a agenda de Lula teve ritmo intenso com viagens para inaugurar obras, cerimônias em Brasília e compromissos em gabinete. Esta semana, o presidente esteve nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia e discursou seis vezes. O mais longo dos discursos, feito em Recife (PE) com 33 minutos de duração, teve tom de despedida e Lula se emocionou. Sem tempo para mais viagens, ontem (30) presidente inaugurou, de Brasília, três obras em diferentes estados.  Amanhã (1º), o dia de Lula terá uma rotina bem diferente daquela dos últimos oitos anos. Após transmitir a faixa presidencial para Dilma Rousseff, ele e dona Marisa retornam para São Bernardo do Campo (SP), onde Lula começou sua trajetória como sindicalista. Na cidade, uma festa está sendo preparada para recepcioná-lo. Antes, o casal visita, no Hospital Sírio-Libanês, José Alencar, que esteve ao seu lado como vice-presidente nos oito anos de governo. ABr

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FERIADÃO DO ANO NOVO COM PRAIAS LIMPAS

Caiobá é a praia mais badalada do Litoral paranaense. Fica no município de Matinhos.
Excepcionalmente, nesta quinta-feira (30), véspera do feriado de Ano-Novo, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgaram o terceiro boletim de balneabilidade da temporada que apresenta 41 locais próprios para banho no Litoral.  “O boletim é divulgado semanalmente todas às sextas-feiras, mas pensando nos veranistas que irão passar as festas de final de ano no Litoral, esta semana estaremos divulgando o boletim de balneabilidade na quinta-feira”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso. Neste boletim encontram-se próprios para banho (sinalizados com bandeiras azuis) 26 pontos, sendo 24 na orla e dois em rios. Já os locais sinalizados com bandeiras amarelas – com restrição para banho apenas por um período de 24 horas após as chuvas – totalizam 15 pontos, sendo 14 na orla e 1 no rio Marumbi. Ao todo, oito locais foram considerados impróprios para o banho de mar e serão sinalizados com bandeiras vermelhas.

SÃO SILVESTRE TERÁ 21 MIL ATLETAS


Cerca de 21 mil pessoas vão participar amanhã (31) da tradicional Corrida de São Silvestre, que ocorre há 86 anos em São Paulo. Segundo os organizadores, participarão da prova representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de corredores internacionais, representados principalmente pelos favoritos quenianos, entre eles, James Kwambai, atual bicampeão da prova. Entre os destaques do Brasil na prova masculina estão o bicampeão Marílson Gomes dos Santos, Damião Ancelmo de Souza, que ganhou 11 das 17 provas de rua que disputou nesta temporada, e o mineiro Franck Caldeira, último campeão brasileiro da São Silvestre, em 2006. Pelo lado das mulheres, que representam pouco mais de 18% do total de inscritos para a prova, as atletas brasileiras favoritas ao título são Marily dos Santos, que conquistou a terceira posição no ano passado e Maria Zeferina Baldaia, vencedora em 2001. Os pelotões de elite masculino e feminino terão 142 atletas, sendo 114 deles brasileiros. Na elite, os estrangeiros são provenientes do Quênia, da Tanzânia, Etiópia, do Marrocos, da Colômbia, do Uruguai, Chile e Equador.Para o corredor Damião Ancelmo de Souza, o que falta para os atletas brasileiros, principalmente para os que estão começando na carreira, é investimento. A São Silvestre tem 15 quilômetros de percurso e terá início às 14h45, em frente ao prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, com a largada dos cadeirantes. Cinco minutos depois é dada a largada para atletas com deficiência e, às 16h30, tem início a prova para a elite feminina. Às 16h47, a prova começa para a elite masculina e demais categorias.

LULA DEIXA PARA ÚLTIMO DIA DECISÃO SOBRE BATTISTI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou para amanhã (31), o último dia do seu mandato, a decisão sobre a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti. Ontem (29), durante evento na Bahia, Lula disse que a decisão seria anunciada hoje (30). Na ocasião, Lula afirmou que o Brasil não temia represália da Itália caso o Brasil decidisse pela concessão do asilo político ao italiano. “O Brasil é soberano. não temo represália da Itália. Quem vai fazer represália ao Brasil?. Não existe represália. Cada um [país] faz o que quiser, e sempre respeitaremos uma decisão soberana de outro país”, afirmou Lula após evento de entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Salvador. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Battisti, que responde a vários processos na Itália e está preso no Brasil, mas deixou a decisão para o presidente da República. Acusado de quatro homicídios, Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália.

SALÁRIO MÍNIMO VAI A R$ 540 NO ÚLTIMO REAJUSTE DE LULA

 O presidente Lula posa para foto durante cerimônia de inauguração simultânea de obras, no Palácio do Planalto (Wilson Dias/ABr)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (30) duas medidas provisórias: a que reajusta o salário mínimo de R$ 510 para R$ 540, a partir de 1º de janeiro, e a que cria facilidades para crédito de longo prazo.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após despachar com o presidente, no Palácio do Planalto, no início da tarde. O áudio da conversa com os jornalistas foi divulgado pela assessoria do ministro.  Mantega disse que encontrou o presidente satisfeito com o desempenho da economia em seus oito anos de governo. Segundo o ministro, ele destacou o recorde das exportações brasileiras, que devem ultrapassar US$ 200 bilhões neste ano, e o fechamento de mais de 1 milhão de contratos para construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.  Mantega disse ainda que as expectativas são de redução do nível de atividade em 2011, comparado a este ano, que terá crescimento entre 7,5% e 7,7%. Mas salientou que também haverá redução dos gastos públicos para cumprimento integral da meta de superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida).

FESTA DA VIRADA NO RIO JÁ ESTÁ PRONTA

Daniela Mercury ensaia para o Réveillon 2011.
A Capitania dos Portos fez hoje (30), na Praia do Ribeira, na Ilha do Governador, a última inspeção das balsas com os fogos de artifício da festa da virada de ano na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. São 11 balsas com 2.250 bombas cada. O espetáculo de queima dos fogos vai ter de 16 a 20 minutos e contará, este ano, com explosivos espanhóis. O show pirotécnico será sincronizado com músicas. Segundo o capitão dos Portos, Walter Bombarda, as balsas foram vistoriadas e aprovadas. Ele acredita que, como resultado, um grande espetáculo será apresentado. “A vistoria começou no dia 21 e foi feita a perícia em termos de integridade estrutural, tanto a parte de corrosão e desgaste, e se o material estanque, que são portas e vigias, está vedando adequadamente. Felizmente teremos segurança”, disse o capitão. De acordo com os organizadores, o Corpo de Bombeiros também vistoriou a quantidade de extintores de incêndio necessários, além de equipamentos de segurança para os técnicos que estarão nas balsas. O comando para a explosão será feito por ondas de rádio e, em caso de falhas, manualmente. A partir das 5h de amanhã (31), os rebocadores começarão a levar as balsas para os seus destinos em Copacabana. Na orla de Copacabana, muitos turistas aguardam ansiosamente o espetáculo pirotécnico. A gaúcha de Porto Alegre, Leni Pozzebon, de 50 anos, que chegou na cidade ontem (29), espera uma bela festa. “Espero que seja bonito, de paz, sem muito transtorno e que pare de chover. O Rio é lindo com notícias boas ou ruins. Deus foi generoso. Já vim em outros anos e nunca aconteceu nada comigo” disse, ressaltando que se sente segura na cidade. A mesma opinião tem a inglesa Lu Curtis, de 47 anos, que veio de Londres só para acompanhar a festa da virada em Copacabana. “Eu nunca assisti antes e acho que será grandioso, bonito e colorido. Será ótimo”. Ao todo, quase 645 mil visitantes são aguardados para a festa de fim de ano, sendo 30% estrangeiros. Pela manhã, centenas de pessoas assistiram, na Praia de Copacabana, a passagem de som de artistas que farão show na virada do ano.

TRABALHADORES DO SETOR AÉREO DESCARTAM GREVE NO ANO NOVO

A paralisação dos trabalhadores do setor aéreo durante o período do Ano-Novo está descartada. A decisão foi tomada na tarde de ontem, após reunião entre Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), no Rio de Janeiro. O secretário-geral do SNA, Marcelo Schmidt, afirmou que houve avanços nas propostas discutidas, permitindo uma aproximação entre os percentuais reivindicados pelos trabalhadores e o índice de reajuste oferecido pelas empresas. “Foram retomadas as negociações com as empresas. Isso afasta o risco de uma paralisação [no Ano-Novo]. O sindicato patronal cedeu de uma parte e nós cedemos de outra. Vamos avaliar as propostas e buscar um meio termo”, afirmou Schmidt. Segundo ele, se houver problemas nos aeroportos durante o feriado do Ano-Novo será por questões ligadas ao excesso de carga horária das tripulações, que são obrigadas por lei a não ultrapassar o limite, ou por eventual desorganização do sistema. “Os problemas estruturais da aviação continuam. A sujeira não pode ser varrida para baixo do tapete. Não existe política de aviação no Brasil e as empresas aéreas continuam sem contratar funcionários.” A próxima rodada de negociações deverá ocorrer até o dia 12 de janeiro.

BANCOS FECHAM HOJE E VOLTAM SÓ NA SEGUNDA-FEIRA

Os correntistas e demais clientes bancários têm até hoje (30) para resolver transações financeiras com prazo limitado a 2010 porque amanhã (31), último dia do ano, as agências vão permanecer fechadas ao público. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o setor terá apenas atividades internas. Quem tem contas com vencimento amanhã como de luz, telefone, água e outras, incluindo carnês, poderão quitá-las sem incidência de multa e/ou juros, na próxima segunda-feira (3), quando o atendimento voltará ao normal.  Continuam à disposição do público os serviços de saques, pagamentos e outras operações nos terminais eletrônicos e por meio da internet.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LULA PROMETE DECIDIR AMANHÃ O CASO BATTISTI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Salvador (BA), que não teme represálias da Itália caso o Brasil conceda asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti. Lula afirmou que dará amanhã (30) a palavra final sobre o assunto, após receber parecer da Advocacia-geral da União (AGU). “O Brasil é soberano. não temo represália da Itália. Quem vai fazer represália ao Brasil?. Não existe represália. Cada um [país] faz o que quiser, e sempre respeitaremos uma decisão soberana de outro país”, afirmou Lula após evento de entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida na capital baiana. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Battisti, que responde a vários processos na Itália e está preso no Brasil, mas deixou a decisão para o presidente da República. Acusado de quatro homicídios, Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália.

BOMBEIROS REALIZAM SALVAMENTOS NO LITORAL DO PARANÁ

Imagem de Fernando Saraiva PM-PR
Até agora foram 147 salvamentos no litoral paranaense. Esses veranistas tiveram atendimento rápido dos guarda-vidas, que os retiraram do mar, evitando consequências mais graves.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

LONDRINA VAI COMEMORAR ANO NOVO COM SHOW PIROTÉCNICO

Imagem de Luiz Jacobs
Londrina vai comemorar a chegada de 2011 com mais uma edição do Reveillon de Luz, na próxima sexta-feira, dia 31. O evento, que começa às 21h30 será realizado no Lago Igapó II e assim como no ano passado, traz diversas atrações. Este ano, o evento conta com três ambientes diferentes. No palco principal, a dupla João Marcio e Fabiano embala a festa em ritmo sertanejo, colocando todo mundo para dançar com seus sucessos como Casa das Prima e Pistoleira.

No trio elétrico, o grupo de pagode Quem Dera anima os expectadores que estarão a espera da contagem regressiva. Haverá ainda uma pista eletrônica com a presença de Dj’s para quem prefere um ritmo mais agitado. O show pirotécnico, principal atração da noite, vai acontecer no centro do lago, e terá  duração de aproximadamente 15 minutos. A empresa responsável pelo show é a Lanza Fogos de Curitiba, que já fez diversos shows pelo Brasil.

Para o prefeito Barbosa Neto, a edição deste ano promete ser ainda melhor. “Buscamos um reveillon mais profissional, pesquisamos e estamos trazendo para Londrina a mesma tecnologia utilizada no show de Copacabana” enfatizou. O evento, que no ano passado reuniu aproximadamente 30 mil pessoas, neste ano promete ter um público ainda maior, que poderá se deslocar gratuitamente para o local com as linhas especiais de transporte urbano que estarão sendo disponibilizadas.

Durante todo o evento haverá seguranças e a presença da guarda municipal, tornando a festa mais segura para as famílias que irão prestigiar a virada do ano.  A realização  é da Prefeitura de Londrina em parceria com o  Londrina Conventions & Visitors Boreau e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e patrocínio da Sercomtel.