sábado, 26 de março de 2011

PRÊMIO DA MEGA DESTE SÁBADO CHEGA A R$ 39 MILHÕES

O prêmio da Mega-Sena deste sábado está acumulado. Segundo dados da Caixa deve ultrapassar os R$ 39 milhões. As apostas para o concurso 1269 terminam às 19 horas.

sexta-feira, 25 de março de 2011

ASSENTAMENTO DE LONDRINA TEM PLANO DE DESENVOLVIMENTO APROVADO

Engenheiro-agrônomo Sérgio Luiz Carneiro, gerente regional da Emater. Imagem Sérgio Schmitt
Após 20 anos de ocupação pacífica  e área negociada com o ex-proprietário da então Fazenda Guairacá-Pininga e já em posse do Incra no Programa Nacional de Reforma Agrária,  para liberação dos 7,3 mil hectares às 800 famílias acampadas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, aprovou em assembléia geral na manhã desta sexta-feira, dia 25, o Plano de Desenvolvimento da Produção e Geração de Renda do Assentamento Rural Eli Vive.

Durante três dias que antecederam a assembléia, as famílias do assentamento participaram ativamente do Seminário de Planejamento,  onde foi apresentada e debatida a agricultura do agronegócio da região de Londrina e da pequena produção familiar, pelos extensionistas  Romeu Gair, Cristina Céli Krawulski, Rosangela Arimatéas Caldas e Ildefonso José Haas, da Emater .

Foram ainda colocadas em pauta a recuperação ambiental, educação, cultura, comunicação, infraestrutura social, comunitária, político e organizativo do assentamento, localizado no distrito londrinense do Guairacá, distante 28 quilômetros e que presta homenagem ao líderes sem terra mortos  Eli Dalemolle com a nominação do Assentamento Eli Vive e da educadora Maria Aparecida Rosignol Franciosi na inauguração ocorrida após a assembléia, da Escola Itinerante, onde já estudam 403 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

“Somos parceiros para todos os momentos deste assentamento e colocamos nossa  estrutura de competência e assim atender os propósitos que objetivam a paz e a estabilidade social no campo, tal como ocorre no Eli  Vive, em especial a viabilidade econômica das famílias pela produção e renda agropecuária”, assegurou Hamilton Serighelli,  Assessor  Especial para Assuntos do Estado, vinculado ao gabinete do governador Beto Richa.

Reconhecido pelo José Damaceno, membro da Direção Estadual do  MST,  como parceiro  nos assuntos de assistência técnica e extensão rural, a Emater também esteve presente na assembléia, juntamente com a chefia do Núcleo da Seab de Londrina Octavio Cesário Pereira Neto. Para o engenheiro agrônomo Sérgio Luiz Carneiro, gerente regional da Emater , “a forma em que este assentamento está sendo conduzido, com integração de parcerias, debate democrático e participação ativa das famílias na construção do seu próprio rumo, com compromissos sérios na produção agropecuária e na qualidade de vida de seus integrantes, será sem sombra de dúvidas uma referência de resultados econômicos e sociais no País”.

Esta também é a opinião de um dos coordenadores do MST do Assentamento Dorcelina Folador, que ao lembrar do modelo de gestão implementado em Arapongas e agora aqui em Londrina, assegura que o documento aprovado em assembléia é a combinação coletiva das grandes linhas, o início do regimento interno, o documento oficial da vida desta comunidade rural Eli Vive. (Sérgio Schmitt)

LONDRINA REALIZA DOMINGO A 17ª FEIRA DE SAÚDE



Neste domingo (27), das 8 às 13 horas, será realizada a 17ª Feira de Saúde, promovida pelo Lions Clube Londrina Independência, Rotary Clube Londrina Sudeste e SESC Londrina. A Feira vai disponibilizar serviços gratuitos à população, no Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa, localizado na rua Aurélio Buarque de Holanda, 670, no conjunto Parigot de Souza III.

Quem comparecer à feira, poderá fazer uma série de exames, todos gratuitamente, como: teste de diabetes, de pressão arterial, exame de acuidade visual, teste de audição, orientação DST/AIDS, avaliação física, avaliação nutricional, prevenção do câncer de mama, orientação sobre higiene bucal, atendimento médico, prevenção de dengue e endemias, massoterapia, avaliação odontológica e teste de colesterol.

Além da área de saúde, a feira conta ainda com corte de cabelo gratuito, recreação, orientação DETRAN, orientação previdenciária e orientação dos direitos dos idosos. De acordo com o coordenador da Feira de Saúde, Antonio Gilson de Freitas, a feira é realizada, anualmente, com público médio de 2.500 pessoas. “O intuito da feira é orientar a comunidade. Às vezes, a pessoa tem um problema e não sabe, e, então, passa a se cuidar”, observou o coordenador.

Ele disse que algumas pessoas são encaminhadas para médicos das especialidades necessárias. “Conseguimos consultas gratuitas de audição e visão, além da parceria com a clínica odontológica da UEL, que atende gratuitamente àqueles com problemas mais sérios, por exemplo”, explicou.

Conforme explicação do coordenador,  cinco médicos vão acompanhar toda a feira, além de uma equipe de enfermeiros. A Prefeitura de Londrina colabora com o evento, por meio da secretara de Saúde. Como explicado pela coordenadora da equipe de educação em saúde, Mirian Piquina, a secretaria vai atuar na prevenção à dengue.

quarta-feira, 23 de março de 2011

FICHA LIMPA SÓ EM 2012, DECIDE O STF

Imagem Nelson Jr/STF

Ministro Luiz Fux.               Imagem Fellipe Sampaio/STF
Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei Complementar (LC) 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, não deve ser aplicada às eleições realizadas em 2010, por desrespeito ao artigo 16 da Constituição Federal, dispositivo que trata da anterioridade da lei eleitoral. Com essa decisão, os ministros estão autorizados a decidir individualmente casos sob sua relatoria, aplicando o artigo 16 da Constituição Federal.

A decisão aconteceu no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 633703, que discutiu a constitucionalidade da Lei Complementar 135/2010 e sua aplicação nas eleições de 2010. Por seis votos a cinco, os ministros deram provimento ao recurso de Leonídio Correa Bouças, candidato a deputado estadual em Minas Gerais que teve seu registro negado com base nessa lei.

Relator.  O ministro Gilmar Mendes votou pela não aplicação da lei às eleições gerais do ano passado, por entender que o artigo 16 da Constituição Federal (CF) de 1988, que estabelece a anterioridade de um ano para lei que altere o processo eleitoral, é uma cláusula pétrea eleitoral que não pode ser mudada, nem mesmo por lei complementar ou emenda constitucional.

Acompanhando o relator, o ministro Luiz Fux ponderou que “por melhor que seja o direito, ele não pode se sobrepor à Constituição”. Ele votou no sentido da não aplicabilidade da Lei Complementar nº 135/2010 às eleições de 2010, com base no princípio da anterioridade da legislação eleitoral.

O ministro Dias Toffoli acompanhou o voto do relator pela não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas Eleições 2010. Ele reiterou os mesmo argumentos apresentados anteriormente quando do julgamento de outros recursos sobre a mesma matéria. Para ele, o processo eleitoral teve início um ano antes do pleito. Em seu voto, o ministro Marco Aurélio também manteve seu entendimento anteriormente declarado, no sentido de que a lei não vale para as eleições de 2010. Segundo o ministro, o Supremo não tem culpa de o Congresso só ter editado a lei no ano das eleições, “olvidando” o disposto no artigo 16 da Constituição Federal, concluiu o ministro, votando pelo provimento do recurso.

Quinto ministro a se manifestar pela inaplicabilidade da norma nas eleições de 2010, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, disse em seu voto que qualquer lei que introduza inovações na área eleitoral, como fez a Lei Complementar 135/2010, interfere de modo direto no processo eleitoral – na medida em que viabiliza a inclusão ou exclusão de candidatos na disputa de mandatos eletivos – o que faz incidir sobre a norma o disposto no artigo 16 da Constituição. Com este argumento, entre outros, o ministro acompanhou o relator, pelo provimento do recurso.

Último a votar, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, reafirmou seu entendimento manifestado nos julgamentos anteriores sobre o tema, contrário à aplicação da Lei Complementar nº 135/2010 às eleições do ano passado. “Minha posição é bastante conhecida”, lembrou. Peluso ressaltou o anseio comum da sociedade pela probidade e pela moralização, “do qual o STF não pode deixar de participar”. 

Para o presidente, “somente má-fé ou propósitos menos nobres podem imputar aos ministros ou à decisão do Supremo a ideia de que não estejam a favor da moralização dos costumes políticos”. Observou, porém, que esse progresso ético da vida pública tem de ser feito, num Estado Democrático de Direito, a com observância estrita da Constituição. “Um tribunal constitucional que, para atender anseios legítimos do povo, o faça ao arrepio da Constituição é um tribunal em que o povo não pode ter confiança”, afirmou. O ministro aplicou ao caso o artigo 16, “exaustivamente tratado”, e o princípio da irretroatividade “de uma norma que implica uma sanção grave, que é a exclusão da vida pública”. A medida, para Peluso, não foi adotada “sequer nas ditaduras”.

Divergência.  Abrindo a divergência, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha votou pela aplicação da Lei Complementar nº135/10 já às eleições de 2010, dando, assim, provimento ao Recurso Extraordinário 633703, interposto por Leonídio Bouças, que teve indeferido o registro de sua candidatura para deputado estadual pelo PMDB de Minas Gerais, com fundamento na LC 135.

A ministra disse que, ao contrário da manifestação do relator, ministro Gilmar Mendes, não entende que a LC tenha criado desigualdade entre os candidatos, pois todos foram para as convenções, em junho do ano passado, já conhecendo as regras estabelecidas na LC 135. Quanto a seu voto proferido na Medida Cautelar na ADI 4307, ela lembrou que, naquele caso, de aplicação da Emenda Constitucional nº 58/2009 retroativamente às eleições de 2008, votou contra, pois se tratou de caso diferente do da LC 135, esta editada antes das convenções e do registro de candidatos.

Ao votar, o ministro Ricardo Lewandowski, que também exerce o cargo de presidente do TSE, manteve entendimento no sentido de negar provimento ao RE, ou seja, considerou que a Lei da Ficha Limpa deve ser aplicável às Eleições 2010. Segundo ele, a norma tem o objetivo de proteger a probidade administrativa e visa a legitimidade das eleições, tendo criado novas causas de inelegibilidade mediante critérios objetivos.

Também ressaltou que a lei foi editada antes do registro dos candidatos, “momento crucial em que tudo ainda pode ser mudado”, por isso entendeu que não houve alteração ao processo eleitoral, inexistindo o rompimento da igualdade entre os candidatos. Portanto, Lewandowski considerou que a disciplina legal colocou todos os candidatos e partidos nas mesmas condições.

Em seu voto, a ministra Ellen Gracie manteve seu entendimento no sentido de que a norma não ofendeu o artigo 16 da Constituição. Para ela, inelegibilidade não é nem ato nem fato do processo eleitoral, mesmo em seu sentido mais amplo. Assim, o sistema de inelegibilidade – tema de que trata a Lei da Ficha Limpa – estaria isenta da proibição constante do artigo 16 da Constituição.

Os ministros Joaquim Barbosa e Ayres Britto desproveram o recurso e votaram pela aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa. O primeiro deles disse que, desde a II Guerra Mundial, muitas Cortes Supremas fizeram opções por mudanças e que, no cotejo entre o parágrafo 9º do artigo 14 da Constituição Federal (CF), que inclui problemas na vida pregressa dos candidatos entre as hipóteses da inelegibilidade, e o artigo 16 da CF, que estabelece o princípio da anterioridade, fica com a primeira opção.

Em sentido semelhante, o ministro Ayres Britto ponderou que a Lei Complementar nº 135/2010 é constitucional e decorre da previsão do parágrafo 9º do artigo 14 da CF. Segundo ele, faz parte dos direitos e garantias individuais do cidadão ter representantes limpos. “Quem não tiver vida pregressa limpa, não pode ter a ousadia de pedir registro de sua candidatura”, afirmou.

Repercussão geral.  O STF reconheceu, por unanimidade, a repercussão geral da questão, e  autorizou que os ministros apliquem, monocraticamente, o entendimento adotado no julgamento de hoje aos demais casos semelhantes, com base no artigo 543 do Código de Processo Civil. STF

Futebol de praia. SPORTING DERROTA O SANTOS POR 5-0


O Sporting venceu o Santos FC por expressivos 5-0, fazendo o seu melhor jogo no Mundialito de Clubes, mas sobretudo garantindo a passagem às quartas-de-final. O Santos tinha vencido o Seattle Sounders por penaltis, mas a posição não era favorável, pois se perdesse estaria automaticamente fora da competição.
 
GRUPO A (CLASSIFICAÇÃO FINAL)

Jogos
Vitórias
Derrotas
Gols Marcados
Gols Sofridos
Pontuação
LOKOMOTIV MOSCOVO
4
4
0
18
15
10
CORINTHIANS
4
3
1
20
19
7
SEATTLE SOUNDERS
4
1
3
11
8
3
SPORTING
4
1
3
12
13
3
SANTOS
4
1
3
14
19
2








                GRUPO B


Jogos
Vitórias
Derrotas
Gols Marcados
Gols Sofridos
Pontuação
BARCELONA
3
3
0
18
9
9
FLAMENGO
3
2
1
15
4
5
MILAN
4
2
2
13
16
5
VASCO DA GAMA
4
2
2
13
12
4
BOCA JUNIORS
4
0
4
11
20
0








    (NOTA: Não há empates no futebol de praia. Vitórias por penalties apenas dão dois pontos)

I Mundialito de Clubes

O I Mundialito de Clubes de Futebol de Praia está sendo disputado na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, e termina no sábado. A competição reúne dez equipes de clubes de prestígio mundial: Flamengo, Vasco da Gama, Corinthians, Santos, A.C Milan, Seattle Sounders, F.C Lokomotiv, Boca Juniors, Barcelona e Sporting.

Os clubes participantes foram divididos em dois grupos de cinco equipes. No final da primeira fase, apenas a equipe com a mais baixa pontuação sertá eliminada, passando as quatro primeiras de cada grupo às quartas-de-final. Todos os jogos podem ser vistos na Tv Globo, na Sportv e no site internacional do Futebol de Praia (www.beachsoccer.com). José Varregoso

terça-feira, 22 de março de 2011

INCRÍVEL! ESTÁ FALTANDO PADEIRO QUE SAIBA FAZER PÃO

O setor de panificação brasileiro tem dois grandes problemas para solucionar este ano. Um é a escassez de mão de obra, disse à Agência Brasil o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira Silva. “Hoje, nós temos um déficit no Brasil em torno de 30 mil postos de trabalho. Faltam empregos com qualificação”. O setor é um grande empregador do chamado primeiro emprego, ressaltou Silva. “Mas, precisamos de gente com qualificação. E esse é hoje um grande gargalo do crescimento”.

Para solucionar o problema de falta de pessoal qualificado, está sendo lançado um curso de panificação a distância na 23ª Super Rio Expofood, feira do setor supermercadista do estado do Rio de Janeiro, aberta hoje (22), na capital fluminense. O curso é certificado pela Max Foods Consultoria em Panificação, principal empresa do setor no Brasil. Em segundo lugar, listou a carga tributária excessiva. A Abip está trabalhando com o governo para tentar desonerar o pão, tirando o produto da base de cálculo do Simples, que é o imposto unificado para micro e pequenas empresas. Segundo informou Alexandre Pereira Silva, o pão apresentou no ano passado um dos menores índices de aumento de preço, 8%, enquanto o preço da carne subiu  mais de 50%. “Não há nenhuma indicação de aumento acima da inflação para os próximos meses”.

De acordo com dados da Abip, o brasileiro consome, em média, 33,5 quilos de pão por habitante por ano. Embora o setor esteja crescendo nos últimos anos acima de outros segmentos, em função dos serviços diversificados oferecidos pelas padarias e confeitarias, o consumo tem se mantido estável. “Não estamos conseguindo aumentar o consumo per capita de pão, que está estagnado há quatro anos”, disse Silva. Com a desoneração do pão francês, o preço ao consumidor poderá ficar até 5% mais baixo. O presidente da Abip estima que “isso pode ser um fator de aumento do consumo, além da oferta de maior diversidade, um mix maior de produtos”.

O número de empregos do setor cresceu 3,4% no ano passado. Em todo o território, são quase 800 mil postos de trabalho. A perspectiva é de evolução do quadro de empregos. “Se nós conseguirmos melhorar a capacitação de mão de obra, a gente pode ter um crescimento maior do número de empregos”.

O Brasil tem em torno de 64 mil padarias. Os estabelecimentos se acham em processo de modernização, investindo em reforma das unidades existentes. A adoção de novas tecnologias é uma tendência crescente, na busca de técnicas avançadas de congelamento e automação, entre outros sistemas. A perspectiva do setor é crescer este ano entre 10% e 12% este ano. Em 2010, o setor experimentou expansão de 13,7% no faturamento, que alcançou R$ 56,3 bilhões.

OSMAR DIAS VOLTA À PRESIDÊNCIA DO PDT PARANAENSE

O ex-senador Osmar Dias voltou à presidência do PDT do Paraná. Ele havia pedido licença do cargo, ano passado, para disputar o Governo do Paraná. A nova Comissão Provisória Estadual do PDT Paraná foi empossada, ontem, pelo presidente nacional do partido, ministro Carlos Lupi, com validade de 60 dias a contar do dia 11 de fevereiro. O Diretório Estadual do PDT tem a seguinte composição: Osmar Dias, presidente; Augustinho Zucchi, 1º vice-presidente; Wilson Picler, 2º vice-presidente; André Bueno, 3º vice-presidente; Nelson Luersen, 4º vice-presidente; Paulo Mac Donald Ghisi, secretário-geral; Larson Leitzke, secretário adjunto; Jorge Luiz Bernardi, tesoureiro; Romualdo Cestinski, tesoureiro adjunto; João Alberto Graça, Consultor Jurídico; Fernando Scanavaca, Líder da Bancada; e como membros Ademir Gracciotim, Alex Felisberto, Antonio Brás da Silva, Adalberto Grein, Barbosa NetoEdgar Bueno, Geraldo Cartário, Haroldo Ferreira, José Baka Filho, Luiz Sorvos, Luiz Carlos Martins, Maria Ferraz Nogueira, Neivo Beraldin e Valmor Stédile. Em abril haverá nova reunião.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DILMA VAI À CHINA NEGOCIAR ACORDOS COMERCIAIS

Imagem Antonio Cruz/ABr

Em três semanas, a presidenta Dilma Rousseff fará a mais longa de suas viagens ao exterior. Nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril, ela irá a Pequim, Sanya e Boal, na China. A visita será basicamente econômica, embora a agenda inclua reuniões com o presidente chinês, Lu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao. A pedido de empresários e em favor do equilíbrio da balança comercial, a presidenta busca um acordo sobre o acesso de produtos brasileiros ao mercado chinês.

Dilma participará de um seminário econômico da cúpula do Bric – bloco formado pelo Brasil, pela Rússia, Índia e China e formalmente, a partir de abril, pela África do Sul – e do fórum dos países asiáticos. No fórum, Dilma foi convidada pelo presidente chinês para discursar depois dele.  

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, as relações comerciais entre os dois países cresceram nos últimos anos 47,5% (ao ano), tendência que se repete nas relações dos chineses com vários países de economia emergente.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota , disse que há um superávit de mais de US$ 5 bilhões em favor do Brasil nas relações com a China. No retorno para o Brasil, a presidenta poderá passar pela Grécia, mas essa viagem ainda não está definida, segundo assessores. Na Grécia, ela deve se encontrar com o presidente, Károlos Papúlias, e o primeiro-ministro, Georgius Papandreu.

VISITA A PORTUGAL  

Antes de ir à China, Dilma vai a Portugal nos próximos dias 29 e 30. A presidenta acompanhará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que será homenageado, no dia 30, com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo, criada no século 13.  Em Lisboa, Dilma deverá se reunir também com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates. Portugal vive atualmente um momento político distinto porque Cavaco e Sócrates são de correntes políticas opostas. ABr

OBAMA DÁ ADEUS AO BRASIL

Fábio Pozzebom/ABr
O avião do presidente Barack Obama decolou às 9h14min desta segunda-feira, na Base Aérea do Rio de Janeiro, encerrando a visita oficial ao Brasil. Seguiu direto para o Chile, onde cumprirá a segunda etapa da viagem à América Latina. 

OBAMA E FAMÍLIA ENCERRAM AOS PÉS DO CRISTO REDENTOR A VISITA OFICIAL AO BRASIL

A família Obama aos pés do Cristo Redentor. Imagem Valter Campanato/ABr
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sasha visitaram, agora à noite, a estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, um dos monumentos mais conhecidos do Rio. Eles chegaram ao local às 21h15min.

A família Obama ficou observando a estátua em silêncio por alguns minutos, depois foi à mureta para observar a vista da cidade. Eles leram uma placa que localiza os principais pontos turísticos do Rio e, em seguida, deram uma volta na estátua. O cenário do Cristo Redentor iluminado na cor roxa foi ainda realçado por uma neblina e pela lua cheia.

A visita foi coberta por cerca de 40 jornalistas brasileiros e estrangeiros. Este foi o último compromisso oficial de Obama no Brasil. Nesta segunda-feira, o presidente norte-americano segue para o Chile, dando continuidade à viagem pela América Latina.

Cristo Redentor é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como o Morro do Corcovado. Em 2007, o monumento foi escolhido como uma das sete novas maravilhas do mundo, em uma eleição feita pela organização não governamental New 7 Wonders, juntamente com Chichen Itzá, no México, Taj Mahal, na Índia, Coliseu, na Itália, Grande Muralha da China, Macchu Pichu, no Peru, e Petra, na Jordânia. 

Construída em 1931, a estátua, que tem 38 metros de altura e pesa mais de 1.100 toneladas, completará 80 anos em outubro deste ano.

domingo, 20 de março de 2011

OBAMA VISITA O RIO E FAZ MUITOS ELOGIOS AO BRASIL

O presidente Obama fala aos convidados no Teatro Municipal do Rio. Imagem Valter Campanato/ABr
Obama na Cidade de Deus
Na última etapa da sua viagem, em visita ao Rio de Janeiro, o presidente norte-americano, Barack Obama, tem feito muitos elogios ao Brasil e seu povo. Foi assim, quando esteve pela manhã na Cidade de Deus e, agora à tarde, no Teatro Municipal. Obama gastou boa parte do seu discurso com rasgados elogios, destacando que o Mundo sempre falava que o Brasil era o país do futuro, mas que futuro já chegou, é realidade. Mostrando alegria e descontração, o presidente Obama usou várias palavras em português para saudar o Brasil.

OUTONO COMEÇA NA LUA CHEIA E COM FRIO NA MADRUGADA

A imagem da Lua Cheia foi feita, ontem, às 23h22min, no céu de Londrina.

O Outono brasileiro começa, hoje, às 20h21min e vai até 21 de junho às 14h16, quando entra o Inverno. E ninguém pode reclamar ou dizer que o tal aquecimento global está influenciando o clima da Terra. O fim do Verão está rigorosamente dentro do previsto, com mudança de temperaturas. O Outono, estação de transição para o Inverno, tem início com friozinho no final da madrugada e até previsão das primeiras geadas do ano. Este ano o Outono está começando com Lua Cheia - mudou ontem às 15h10min - e céu de poucas nuvens. O INMET divulgou a previsão para este domingo, no Paraná, com temperaturas mínimas na faixa dos 12º. No Rio Grande do Sul, a Serra Nordeste terá mínima de 7º. Em Santa Catarina, a temperatura mínima está prevista em 6º no Planalto Sul. Vento gelado, portanto, com possibilidade de formação de geada leve. O frio está fora de hora. Não. O frio está na hora certa.

PREVISÃO DO TEMPO ELABORADA EM  19/03/2011
VÁLIDA PARA O DIA 20/03/2011

PREVISAO PARA O ESTADO DO PARANÁ

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA NO LESTE; NAS DEMAIS REGIÕES, PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 30°C   MIN.: 12°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

CURITIBA

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 23°C   MIN.: 14°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

CENTRAL

PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 27°C   MIN.: 19°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

LITORAL

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 28°C   MIN.: 21°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

NORTE

PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 30°C   MIN.: 21°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

OESTE

PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 29°C   MIN.: 22°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

SUL

PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLíNIO MAX.: 22°C   MIN.: 12°C
VENTO DIREÇÃO: S-E
INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS