sábado, 30 de julho de 2011

DILMA FAZ CONVITE PARA O MUNDO CONHECER O BRASIL NA COPA 2014

Presidenta Dilma Rousseff discursa durante cerimônia de sorteio preliminar da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, no Rio de Janeiro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Durante a cerimônia de sorteio dos grupos para as eliminatórias da Copa de 2014, hoje (30), na Marina da Glória, no Rio, a presidenta Dilma Rousseff convidou o mundo a conhecer o Brasil e os brasileiros. “O Brasil continua a ser identificado como o país do futebol. E isso nos envaidece. Nós amamos o futebol. Ganhamos cinco copas do Mundo e aqui nasceram muitos dos maiores craques de todos os tempos”, disse, fazendo referência especial a Pelé, presente na cerimônia e escolhido embaixador honorário do Mundial de 2014. “Convido os povos do mundo inteiro a conhecer o Brasil e os brasileiros. Encontrarão um Brasil muito bem preparado para realizar a Copa. Com toda a infraestrutura necessária: transporte, tecnologia de comunicação e muita segurança”, completou. 

A presidenta lembrou que o país hoje apresenta uma economia estável e em crescimento e que tem outros motivos de orgulho, além do futebol. “Somos um país que promove a inclusão social e que tem na diversidade étnica, cultural e religiosa uma de suas maiores riquezas e que convive respeitosamente com o meio ambiente”. 

Dilma Rousseff afirmou que o país estará pronto em 2014 para receber o maior evento mundial do futebol. “Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014”, finalizou. 

A Marina da Glória, onde está feito o sorteio preliminar das chaves da Copa, é um dos cartões-postais da cidade. Um forte esquema de segurança foi montado, com a participação de cerca de mil homens das polícIas civil, militar e federal e bombeiros. A estimativa é que 600 milhões de pessoas estejam acompanhando o sorteio, primeiro grande evento da Copa do Mundo no Brasil. A polícia faz o patrulhamento marítimo em torno da Marina da Glória. O espaço aéreo num raio de 3 quilômetros do local foi fechado. 

CÂMARA DE MARINGÁ SOFRE ATENTADO A TIROS

O prédio da Câmara de Vereadores de Maringá, no centro da cidade, foi atingido por 10 tiros de pistola na noite de sexta-feira. O atentado foi praticado por dois motoqueiros, que usavam capacetes, deixando danos materiais. Pelo horário, o prédio estava vazio e apenas o vigia viu parte da cena, que durou poucos segundos. Os motoqueiros chegaram pela rampa, a moto parou na frente da porta principal e o garupa sacou a pistola disparando uma sequência de 10 tiros. A polícia realizou levantamento no local, mas as primeiras investigações ainda não identificaram os autores do crime. A imagem acima é do sistema interno de vigilância, que registrou o momento em que o motoqueiro atirou contra os vidros da Câmara de Vereadores.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

HOMENS BEBEM CINCO VEZES MAIS CERVEJA DO QUE AS MULHERES

Os homens consomem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise do consumo familiar das pessoas, divulgada pelo Instituto hoje (28), mostra, por exemplo, que todos os dias, 5% da população masculina bebem cerveja. Apesar do consumo superior, no caso da cerveja, o analista da POF André Martins considera que “as mulheres estão vindo atrás e não estão tão distantes. Mas os homens reportaram um consumo de cerveja muito maior e provavelmente mais fora do domicílio”. O levantamento mostra que 63,6% dos relatos atestam que o consumo ocorreu fora de casa, tanto entre a população urbana quanto a rural.

Além da cerveja, também é mais comum o brasileiro consumir outros tipos de alimentos na rua, como é o caso dos salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduíches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), refrigerantes (39,9%), salada de frutas (38,8%) e chocolates (36,6%). O mesmo ocorre em relação ao consumo de sorvetes e picolés. Nas áreas urbanas, metade dos entrevistados disseram que consomem bebidas destiladas fora dos domicílios, enquanto no meio rural, 26,4% ingerem o produto em bares, restaurante e outros locais públicos. 

De acordo com a pesquisa, esse hábito de se alimentar e beber em restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo, é mais comum entre os homens, exceto quando se trata de consumo de itens como pão integral, biscoito doce, produtos diet e chocolate. “Nas prevalências de consumo de doce, as mulheres aparecem liderando, mas também reportaram o consumo de frutas, legumes e verduras”, disse o pesquisador. 

A liderança do sexo feminino no consumo de frutas, legumes e verduras, ainda é insuficiente para equilibrar a alimentação dos brasileiros. De acordo com a análise do IBGE, a população não consome esses produtos na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Guia Alimentar Brasileiro (do Ministério da Saúde), que seria de 400 gramas por dia. Em contraponto, o consumo de sucos e refrigerantes supera o equivalente a 120 gramas diários. “Acho que esses resultados vão servir para chamar a atenção para que as pessoas tenham uma melhor orientação na hora de fazer a opção de consumo. No caso de frutas, legumes e verduras, nem mesmo aqueles 10% que mais consomem; não consomem ainda o mínimo necessário”, avaliou André. ABr

ARROZ, FEIJÃO E CAFÉ DOMINAM A MESA DO BRASILEIRO

Arroz, feijão e café são itens garantidos na mesa dos brasileiros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (28), no Rio de Janeiro, mostra que esses são os produtos mais consumidos diariamente pela população. De acordo com o levantamento, os entrevistados consomem, em média, por dia, mais de 182 gramas (g) de feijão, 160g de arroz e 215 mililitros (ml) de café (solução). “O brasileiro toma de seis a sete copinhos de café por dia”, segundo André Martins, pesquisador do instituto. Também estão na relação de itens preferidos pela população na hora de se alimentar o pão de sal e a carne bovina, que foram consumidos por 63% e 48,7% dos entrevistados, no primeiro dia de pesquisa, respectivamente.

Os brasileiros da Região Centro-Oeste do país são os que mais consomem arroz (consumo médio per capita de 195,4g), carne bovina (88,1g) e leite integral (45,4g). No Sudeste, o consumo de feijão (218,1g) teve destaque, assim como o da batata-inglesa (23,2g) e do iogurte, que também são preferências no Sul do país. A pesquisa do IBGE também mostra que alguns itens são mais característicos de determinadas regiões. No Norte, por exemplo, são comuns as preparações à base de leite, como o mingau, cujo consumo entre os nortistas é muito superior do que entre a população do Sul e Centro-Oeste. Outro destaque entre as preferências do paladar da população do Norte é o peixe fresco e suas preparações, consumidos em porções médias diárias de 95g, e o açaí, que é consumido em média em quantidade equivalente a 28,4g diárias e quase que exclusivamente nessa região.

Entre todas as diferenças alimentares do Norte e as outras regiões brasileiras, a farinha de mandioca lidera as variações de preferência. Enquanto no Norte, 40% da população consomem diariamente o produto, em porções médias diárias equivalentes a 46,2g, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apenas 5% dos entrevistados disseram comer todos os dias esse tipo de farinha. “Já se sabe que o consumo de farinha é tradicional no Norte e Nordeste. Só não tínhamos uma medida de quanto. Assim como esperávamos o consumo alto de chás no Sul. Se observarmos o consumo de chás, o Sul desponta totalmente em relação a outras regiões”, avaliou Martins. O consumo médio per capita de chá na Região Sul chega a 147,6 mililitros diários. ABr

quarta-feira, 27 de julho de 2011

COPA DO MUNDO COMEÇA DIA 12 DE JUNHO DE 2014

Estádio do Corinthians, SP - CDC Arquitetos
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) definiu hoje (27) as datas em que serão realizadas a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, competições que ocorrerão no Brasil, respectivamente em 2014 e 2013. A Copa do Mundo de 2014 será realizada de 12 de junho a 13 de julho e a Copa das Confederações, de 15 de junho a 30 de junho de 2013. O anúncio foi feito oficialmente no início da tarde, na Marina da Glória, zona sul da cidade, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. 

A Copa das Confederações, que é realizada tradicionalmente no país-sede da Copa do Mundo um ano antes do principal evento do calendário esportivo mundial, reunirá o Brasil, os campeões dos continentes – incluindo o Uruguai, vencedor da última Copa América – e a atual campeã mundial, a Espanha. 

As quatro ou cinco cidades que sediarão a Copa das Confederações, considerado evento preparatório para o Mundial do ano seguinte, só serão anunciadas pela Fifa em outubro. As candidatas mais prováveis são o Rio de Janeiro (no estádio do Maracanã, onde também deverá ocorrer a final da Copa de 2014); Porto Alegre (no Beira-Rio); Belo Horizonte (no Mineirão); Brasília (no Estádio Nacional); e Salvador (na Fonte Nova). 

A cerimônia oficial de abertura da Copa de 2014 ocorrerá no dia 12 de junho, um dia antes do primeiro jogo do Mundial, com um grande concerto musical ainda não detalhado pela Fifa e pelo comitê local. Já o sorteio dos grupos da fase eliminatória para a Copa do Mundo de 2014 será feito no próximo sábado (31), em solenidade também na Marina da Glória, que deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff. ABr

ELEIÇÃO DA APP-SINDICATO TEM DUAS CHAPAS


As eleições para a escolha da nova direção estadual da APP-Sindicato, bem como das direções dos 29 núcleos regionais da entidade, além de Conselho Fiscal e representantes de município acontecerão no dia 22 de setembro. A expectativa da Comissão Estadual Eleitoral – formada por professores e funcionários de escola sindicalizados – é que quase 62 mil trabalhadores em Educação, que atuam na rede estadual de ensino, participem do pleito.

Este ano, a eleição terá uma novidade: urnas eletrônicas. O programa que será utilizado está sendo desenvolvido pela própria Central de Processamento de Dados (CPD) do sindicato. Entre urnas convencionais (com cédulas de papel) e eletrônicas, serão utilizadas 1.500 este ano. A apuração, que nos anos anteriores costumava demorar cerca de 24 horas, com a votação eletrônica deve ter a duração reduzida em dois terços.

“Em breve, será disponibilizado, no portal da APP, um link para que eles conheçam o programa que será utilizado nas urnas eletrônicas, para que o eleitor se familiarize. Nossa vontade é que a categoria se envolva ao máximo neste processo, pois quanto maior a participação, maior legitimidade terão os eleitos para nos representar nas negociações com o governo”, destacou a professora Nádia Mendes, que integra a Comissão Eleitoral Estadual.
 
CHAPAS. As duas chapas que concorrem pelo comando da entidade no triênio 2012-2014 são a ‘Chapa 1 - APP-Sindicato: na luta em defesa da Escola Pública', encabeçada pela atual presidenta, professora Marlei Fernandes de Carvalho, e a ‘Chapa 2 - APP de Luta e pela Base', que traz como candidata à presidência a professora Márcia Farherr, que pertence ao Núcleo Sindical da APP em Cascavel.

Além da direção estadual, os educadores vão escolher as direções dos 29 núcleos regionais, os membros do novo Conselho Fiscal da entidade – cujos candidatos são eleitos individualmente e desvinculados das chapas – e os representantes dos municípios. A posse dos eleitos acontecerá 30 dias após a divulgação do resultado da eleição. A APP-Sindicato está entre as maiores entidades sindical do país.

terça-feira, 26 de julho de 2011

DILMA NOMEIA PELÉ EMBAIXADOR DA COPA 2014

ABr
O Brasil já tem seu embaixador honorário para a Copa do Mundo de 2014, é Edson Arantes do Nascimento, o ex-jogador de futebol Pelé. Hoje (26), ele esteve no Palácio do Planalto, onde se reuniu com a presidenta da República, Dilma Rousseff. A presidenta assinou um decreto criando o título de embaixador honorário e o entregou a Pelé, que terá entre suas funções divulgar a imagem da Copa do Mundo no Brasil no exterior. 

O ex-jogador, considerado o rei do futebol, também falou sobre a organização do evento esportivo e disse que chegou a ficar preocupado com o andamento das obras, mas enfatizou que não se pode "deixar de acreditar". “Eu gostaria de pedir para todo o povo brasileiro que acreditasse, porque estava meio confuso, meio em dúvida com alguns problemas que nós tivemos aqui, mas que podemos acreditar, porque a presidenta disse que vai fazer todo o esforço, e espero que a gente entregue bem esta Copa do Mundo. Agora, esta administração será feita com 190 milhões de brasileiros e todos ficaremos orgulhosos de entregar bem esta Copa”, disse o ex-jogador.  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, que também participou da reunião, disse que, apesar do cargo não conferir nenhum poder executivo, Pelé terá a função de orientar o governo e até representar o Brasil no exterior. "A presidenta assinou um decreto criando o titulo de embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e convidou Pelé para assumir a função. Pelé, com a experiência que tem, pode colaborar, dando orientações para o governo, com interlocução no Brasil e no exterior. Não cabe a Pelé atividades executivas", disse o ministro.

O ex-jogador também comentou o mau desempenho do Brasil na Copa América e o renascimento do futebol no Uruguai, que venceu o torneio na Argentina e vem obtendo excelentes resultados nas últimas competições internacionais. Para Pelé, uma final entre o Brasil e o Uruguai, em 2014, seria uma “revanche” da Copa de 1950, quando o escrete nacional perdeu de 2 a 1, no que é considerado o maior trauma do futebol brasileiro, e lançou o desafio: “Não temo, e acho que devia ter esta revanche para a gente ganhar".

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROMOTORIA QUER GARANTIR DIREITOS DAS CRIANÇAS EM DESFILES DE MODA INFANTIL


A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Cianorte, no noroeste do estado, juntamente com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar da cidade, expediu recomendação administrativa, na última semana (20/07), a empresas e empresários da moda, para que respeitem os direitos das crianças e dos adolescentes que venham a trabalhar como modelos ou manequins em eventos realizados na, considerada, “capital do vestuário”.

De acordo com o documento, para realizar qualquer espécie de desfiles, espetáculos, concurso de beleza, que envolvam a participação de criança e adolescente, seja em espaço público ou privado (convenções), os organizadores dos eventos deverão, sempre, solicitar Alvará Judicial; providenciar mesa de refeição com água, sucos, frutas e lanches exclusivos para os modelos infantojuvenis; garantir a presença de conselheiras Tutelares e mães (conselheiros e pais, no caso de meninos) aos locais onde os modelos estão se trocando, bem como se alimentando, aguardando ou descansando, a fim de que possam certificar o bem estar e segurança dos filhos. Os produtores dos eventos também terão de disponibilizar local apropriado para as trocas de roupas, ou seja, salas distintas para meninas e meninos, garantindo segurança e total privacidade.

A recomendação ainda proíbe que crianças e adolescentes participem de desfiles públicos, seja em passarela, corredor, loja, vitrine ou ambientes privados, fazendo uso de ornamentos ou roupas íntimas, como, lingerie, camisolas transparentes, baby doll, espartilhos, fantasias sensuais ou eróticas. Nestas condições, eles também não poderão ser fotografados, filmados ou registrados por qualquer meio nestas condições e muito menos expostos em mídias ou veículos de comunicação como outdoors, catálogos, panfletos, banners, entre outros. No caso de desfiles relativos à moda piscina/praia, realizados nos espaços públicos, as adolescentes deverão vestir cangas, saídas de banho ou qualquer roupa que não exponha totalmente seu corpo, principalmente quando utilizarem peças conhecidas como “fio dental”.

Também foi recomendado que o horário de trabalho dos modelos infantojuvenis deverá estar compreendido entre 8 e 22 horas, jamais fora deste período. A promotora de Justiça da comarca Elaine Cristina de Lima explica que, mesmo com a autorização e permissão dos pais, os empresários e profissionais da moda deverão respeitar as recomendações que buscam garantir a proteção integral das crianças e dos adolescentes, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como a Constituição Federal. “Infelizmente muitos pais em nome da vaidade própria ou do filho, não conseguem ter ou impor limites, sacrificando o psicológico, o emocional, a saúde mental das crianças ou adolescentes. Vale ressaltar, que mesmo havendo autorização dos pais ou sendo o adolescente emancipado, isso não retira sua condição de pessoa ainda em desenvolvimento, tanto que o Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê qualquer exceção”, afirma a promotora.

PTB REALIZA ENCONTRO NO VALE DO IVAÍ E PREVÊ ELEIÇÃO DE 30 PREFEITOS EM 2012

Partido já começa a se preparar para as eleições de 2012. Proposta, diz o presidente estadual Alex Canziani, é eleger 30 prefeitos e 360 vereadores.  O diretório estadual do Partido Trabalhista Brasileiro estará realizando nesta quarta-feira (27) um encontro regional com filiados e simpatizantes do Vale do Ivaí para tratar dos diretórios municipais e das eleições do próximo ano. O evento será às 9h30 no auditório da Facnopar, localizado à Rua Zilda Seixas Amaral, 4350, no Parque Industrial Norte, em Apucarana. Estão sendo convidados para o encontro filiados e algumas lideranças políticas da região. Segundo o presidente, deputado federal Alex Canziani, o PTB passa por um processo de depuração, renovação e ampliação dos quadros em todo o Paraná. “Queremos fazer uma papel bonito nas eleições e principalmente eleger gente capacitada para as administrações e os legislativos municipais”, salienta Canziani, lembrando que a proposta é fortalecer o partido para o pleito. Na última eleição, os petebistas elegeram 24 prefeitos e 279 vereadores em todo o Estado, sendo que a meta agora – diz Canziani – é alcançar um crescimento de 30% nas majoritárias e proporcionais. Os encontros do PTB são regionalizados. Já foram feitos nos Campos Gerais e no Norte do Paraná (Amunop). O partido também vai realizar em outras regiões.

domingo, 24 de julho de 2011

MISS BRASIL 2011 É DO RIO GRANDE DO SUL

Depois de duas semanas de ensaios e uma belíssima apresentação durante a noite deste sábado, dia 23, a representante do Estado do Rio Grande do Sul, Priscila Machado, é eleita Miss Brasil 2011. A faixa, o manto e a coroa foram entregues pela Miss Brasil 2010 Débora Lyra, muito emocionada. Veja aqui o perfil da vencedora. O segundo lugar no concurso de beleza foi ocupado por Gabriella Rocha, 21 anos, representante da Bahia. Na terceira colocação ficou com a Miss Acre, Daniele Knidel, de 21 anos. Além da coroa, Priscila levou R$ 200 mil em contrato de trabalho com a Gaeta Produções, uma viagem para Lisboa, em Portugal e um carro 0 km. A segunda colocada recebeu uma viagem para Buenos Aires e a terceira uma viagem para Salvador, na Bahia.

Miss Universo 2011. Agora, a vencedora inicia a preparação para representar o país na 60ª edição do mais importante concurso de beleza do mundo, o Miss Universo 2011, que também será transmitido pela Band e pelo portal band.com.br no dia 12 de setembro. Fonte: Band/SP.