sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CRIANÇAS DEVEM RECEBER VACINAS CONTRA PÓLIO E SARAMPO NESTE SÁBADO

Imagem Venilton Kuchler
O dia “D” de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo acontece neste sábado (13) em todo o Paraná. Todas as crianças de um ano até seis anos completos deverão ser imunizadas contra o sarampo e todas as crianças com menos de cinco anos, contra a paralisia infantil.


Para a campanha contra o sarampo, foram destinadas mais de um milhão de doses da vacina injetável tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Todas as crianças da faixa etária prevista deverão ser vacinadas, mesmo que tenham sido imunizadas anteriormente. A meta é vacinar 95% das crianças durante a campanha, o equivalente a 836 mil.

Na segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil, o Paraná vai vacinar mais de 729 mil crianças da faixa etária prevista. Na primeira etapa, 100% das crianças foram imunizadas. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde de todo o Estado. Os endereços das unidades são fornecidos pelas secretarias municipais de Saúde.

A vacina só é contraindicada para pessoas que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores e com imunodeficiências congênitas ou adquiridas severas conhecidas (tumores sólidos ou hematológicos), tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou infecção sintomática pelo HIV.

TESTE NA ÁREA DA SAÚDE SERÁ DOMINGO

O teste seletivo organizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, que vai selecionar profissionais paraatuar em serviços da Secretaria de Saúde de Londrina, será realizado neste domingo(14), no período da manhã. O processo seletivo visa à contratação, por tempo determinado, de profissionais para ocupar os cargos ocupados por contratados em caráter emergencial nos serviços do SAMU, Central de Regulação, Programa Saúde da Família (PSF) e Sistema de Internação Domiciliar (SID).

Ao todo, são 21 cargos, entre eles, enfermeiro intervencionista, enfermeiro regulador, auxiliar de enfermagem socorrista, fisioterapeuta regulador, condutor socorrista, auxiliar de regulação médica, médico regulador auditor, médico regulador intervencionista em urgência e emergência. Os salários oferecidos variam de R$1.200 a R$4.300.

Segundo a gerente de Seleção e Acompanhamento de Pessoas, Maria Aparecida da Costa Derini, 4.700 candidatos se inscreveram para o teste. “Foram 2.300 inscritos para as 170 vagas para o SAMU e a Central de Regulação, e 3.066 inscritos para as 160 vagas para o PSF e SID”,contabilizou.

ORLANDO PESSUTI É CONSELHEIRO DO BNDES

O ex-governador Orlando Pessuti tomou posse nesta sexta-feira no Conselho de Administração do BNDES. O conselho é formado por onze membros nomeados pelo Presidente da República, com mandato de três anos além do presidente do Banco que tem a função de vice-presidente no órgão.

São atribuições do Conselho, opinar sobre questões relevantes do desenvolvimento econômico e social do país mais diretamente relacionadas à ação do BNDES, fazer o aconselhamento do presidente do Banco sobre as linhas gerais orientadoras de sua ação, examinar e aprovar, por proposta do presidente do Banco, as políticas gerais e programas de atuação de longo prazo, entre outras.

Integram o Conselho de Administração do BNDES: 
Fernando Damata Pimentel (presidente), Luciano Galvão Coutinho (vice-presidente), Alessandro Golombiewski Teixeira, Carlos Roberto Lupi, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Artur Henrique da Silva Santos, Roberto Atila Amaral Vieira, Miriam Aparecida Belchior e Orlando Pessuti.

Mais três vagas devem ser preenchidas com indicações dos ministérios das Relações Exteriores, Indústria e Comércio e da Fazenda. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é considerado o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia.

Fundado em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, atendendo com condições especiais às micro, pequenas e médias empresas brasileiras.  Estão sendo implementadas pela instituição, várias linhas de investimentos sociais, voltadas a educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

A solenidade foi realizada na sede da instituição no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EXÉRCITO E FORÇA NACIONAL VÃO PROTEGER BASE DA FUNAI ATACADA NA FRONTEIRA DO PERU

A Força Nacional de Segurança e o Exército vão reforçar a segurança da base da Fundação Nacional do Índio (Funai) atacada por grupos armados peruanos no fim de julho. A Frente de Proteção Etnoambiental Envira, que atua na proteção de índios isolados, fica a 32 quilômetros da fronteira entre Brasil e Peru e a cinco dias de barco da cidade brasileira mais próxima, Feijó (AC).

A base foi invadida e saqueada por traficantes peruanos. Agentes da Funai temiam que os peruanos tivessem atacado indígenas isolados da região, que foram fotografados pela primeira vez em maio de 2008. Alguns dias após a invasão da base, uma equipe encontrou um acampamento onde havia um colchão, sacos de açúcar, uma mochila com estojos de cartuchos roubados da base da Funai e um pedaço de flecha dos índios isolados.

Apesar dos indícios, as comunidades indígenas isoladas não foram atacadas pelos traficantes peruanos. A avaliação é do presidente da Funai, Márcio Meira, e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que sobrevoaram a região na última terça-feira (9). 

“As malocas estão novas e limpas, as roças estão novas, o que nos leva a concluir que os índios estão ali e que se houve algum ataque, foi pontual, e não um massacre, como temíamos”, disse a secretária. Segundo Meira, não há sinais de ataques às populações isoladas que vivem no lado brasileiro. O presidente da Funai disse que o episódio mostra a necessidade de reforçar a segurança nas 170 terras indígenas localizadas em áreas de fronteira. 

A Força Nacional será deslocada para a região nesta semana e deve ficar na área até a chegada do Exército, no fim de agosto.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ASSEMBLEIA DO PARANÁ APROVA PROJETO QUE FIXA EM 20 MINUTOS TEMPO NAS LOTÉRICAS


O Projeto de Lei n.º 180/2011, de autoria do deputado Plauto Miró (DEM), que determina que as agências lotéricas também cumpram a Lei 13.400, de 21 de dezembro de 2001, foi aprovado na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (10), em segunda discussão. A Lei já obriga que instituições bancárias, financeiras e de crédito, assim como supermercados, coloquem à disposição dos seus clientes, pessoal suficiente trabalhando nos caixas para prestar atendimento em no máximo 20 minutos em dias normais e em 30 minutos nas vésperas ou após feriados prolongados.

O projeto determina que seja incluída no artigo 1º da Lei 13.400 a expressão “agências lotéricas”. “Essa proposição tem o objetivo de disciplinar a questão do tempo de espera da população em agências lotéricas, evitando que as pessoas fiquem por longo tempo aguardando atendimento”, explica Plauto Miró.

A proposição precisa ainda ser aprovada pelos deputados em terceira discussão e em redação final, para depois ser encaminhada ao Poder Executivo, onde poderá ser sancionada ou vetada pelo governador Beto Richa.

Antes de ser votado em Plenário, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável pela análise da constitucionalidade e legalidade de todas as matérias que tramitam na Assembleia; e também das comissões de Indústria e Comércio e de Defesa do Consumidor.

MAIS UM VEXAME DA SELEÇÃO DO RETRANQUEIRO MANO MENEZES

Reprodução
Amistoso para renovar acabou em novo vexame da Seleção Brasileira, que é comandada pelo técnico Mano Menezes. O Brasil perdeu para a Alemanha por 3 a 2, esta tarde.

ESTOQUE DE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO JÁ FOI REGULARIZADO

O secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, encaminhou ofício à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná relatando que não há desabastecimento na farmácia especial do Estado e que a distribuição de medicamentos de alto custo está regularizada.

ELEITOR DO PARÁ VAI DECIDIR SE QUER CRIAR OS ESTADOS DO TAPAJÓS E DE CARAJÁS


Divulgação CD
Foi definido ontem que a primeira pergunta que o eleitor paraense irá responder no plebiscito sobre a divisão do Pará é se ele é a favor ou não da criação do estado do Tapajós. Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro, e a participação é restrita aos paraenses. 

O sorteio da ordem das perguntas foi feito na noite de terça-feira, em sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também definiu os números que deverão ser digitados na urna eletrônica para representar o sim ou o não. Quem for contra a divisão, deve digitar 55, e os favoráveis devem digitar 77. Os números precisarão ser digitados duas vezes para responder a cada uma das perguntas. 

A terceira parte do sorteio decidiu sobre a utilização de cédulas de papel nos casos em que as urnas eletrônicas precisarem ser substituídas por alguma falha. Cédulas brancas serão usadas para decidir sobre a criação de Carajás, e cédulas amarelas sobre a criação do Tapajós.