sábado, 10 de setembro de 2011

NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO EM LONDRINA ESTÁ EM FASE FINAL

Imagem Ike Sthalke
A Sanepar informou que a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Esperança, na região Sul de Londrina, entrou na fase final. A parte referente à construção civil e urbanização está praticamente pronta. Nos próximos dias, serão instalados os equipamentos de grande porte, como peneira rotativa, distribuidor rotativo e centrífuga, além do removedor de lodo, sistema de inertização de lodo e painéis elétricos. Esta será a sétima e mais moderna ETE do município.

Com a conclusão da ETE Esperança, o atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Londrina passará de 86% para 92% – e de 78% para 84% em Cambém. Nesta primeira etapa, a nova estação deve atender uma população de mais de 15.500 habitantes, entre eles moradores de bairros onde a rede coletora de esgoto foi recentemente implantada, como o Avelino Vieira, jardins Olímpico, Maracanã e Sabará (região Oeste), além dos jardins Josiane, Ana Eliza II e III, Silvino, Ecoville e Novo Bandeirantes (Cambé).

Até o final do ano, parte destes bairros terá a rede liberada para interligação dos imóveis. A partir daí, alguns condomínios horizontais da região Sul de Londrina também poderão se interligar na rede da Sanepar e ter seu esgoto tratado na ETE Esperança.

"Estamos trabalhando para elevar a qualidade de vida da população. A fossa séptica ainda é considerada uma boa solução individual, porém os serviços de coleta e tratamento de esgoto realizados pela Sanepar são garantia de saúde e de que os lençóis freáticos não estão sendo contaminados. Estamos confiantes de que esta obra trará um grande benefício para Londrina e Cambe”, afirma o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Paulo Kishima.

A partir de 2012, seis mil moradores de bairros de Cambé terão seu esgoto tratado na ETE Esperança – hoje eles são atendidos pela ETE Castelo Branco e pelas elevatórias Caic e Santo Amaro, que serão desativadas. De acordo com o gerente Industrial da Regional Londrina, Roberto Arai, a ETE Castelo Branco tem capacidade de tratamento limitada, pois foi projetada para atender um bairro e acabou tendo que receber esgoto de outras regiões. “Além disso, temos um problema de vizinhança em função da ocupação urbana. Com a ETE Esperança, ganhamos em tecnologia e com a melhora da qualidade dos ribeirões Cafezal, São Domingos e Esperança a partir da desativação das fossas", explica Kishima.

TECNOLOGIA – Com uma área total de 100 mil metros quadrados (75 mil metros quadrados de cobertura vegetal e 25 mil metros quadrados de área construída), a obra gerou mais de mil empregos até o momento. Estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 32 milhões, do BNDES/2007. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NORTE PIONEIRO ELEGE CAMPEÕES DO CAFÉ QUALIDADE DO PARANÁ

Imagem Sérgio Schmitt
Ao iniciar o ciclo de solenidades de premiação das etapas regionais do Concurso Café Qualidade Paraná 2011, instituído pelo Governo do Paraná através da Seab e realizado pelos institutos Emater e Iapar, em parcerias da Câmara Setorial e Ministérios Mapa e MDA, além dezenas de apoiadores, Cornélio Procópio sai na frente e mostra que está firme na disputa estadual, “visto que seus campeões apresentaram cafés de surpreendente qualidade”.

A afirmação é do classificador degustador da Iguaçu Café Solúvel, Sidney Veiga de Araújo, integrante da comissão regional de julgamento que contou com a participação dos extensionistas da Emater, Valter Lúcio Teixeira da Silva, Valdimir de Jesus Passos, Paulo César D´al Picolo e dos preparadores das 200 amostras encaminhadas, José Roberto Golfete, Fábio Mello Pontes, Noel Justo e os irmãos Varley e Paulo Busseti.

Os campeões regionais dos 23 municípios cafeeiros da região de Cornélio Procópio foram premiados na manhã desta sexta-feira, em solenidade realizada no recinto de eventos da Expocop, no Parque de Exposições Arthur Höffig, com a presença de 150 participantes.

Na categoria Café Cereja Descascado a vencedora foi a cafeicultora Shgie Sera, de Congonhinhas. Na Categoria Café Natural o campeão é Agmar Gonçalves Silva, de São Jerônimo da Serra e na recém criada Categoria Café da Agricultura Familiar da Pequena Propriedade, venceu a família Anelli, de Cornélio Procópio. Para Adilson Sérgio Anelli, presente com a sua esposa Vânia e o filho Igor, que tem ainda no Sítio São Expedito, de 10 hectares na Comunidade Água do Saltinho a participação do irmão Ailson Sérgio, a mãe Nilsa e o filho Otávio.

Esta também é a base de todo trabalho técnico desenvolvido pela extensão rural oficial, garante o engenheiro agrônomo Cilésio Abel Demoner, coordenador estadual do Programa Café da Emater.

A região de Santo Antônio da Platina também apresentou na tarde desta sexta-feira seus vencedores regionais, durante solenidade ocorrida na FrutFest em Carlópolis. Dentre os 90 competidores de 12 municípios, venceu na categoria café cereja descascado Luiz Boranelli, de Curiuva, no café natural foi José Aparecido Batista de Carlópolis e Antonio Faustino de Oliveira Filho de Santo Antônio da Platina é o campeão do Café da Agricultura Familiar da Pequena Propriedade.

A região de Apucarana irá apresentar seus campeões da etapa regional do Concurso Café Qualidade Paraná 2011 no próprio município de Apucarana dia 16 de setembro. Os de Londrina serão anunciados no final de setembro. A região de Maringá fará a solenidade dia 7 de outubro em Mandaguari e a região de Ivaiporã no município de Grandes Rios, dia 14 de outubro. A região de Toledo fará em Jesuítas e a região de Cianorte no município de Terra Boa, mas ainda sem data marcada.
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CHUVA CASTIGA SANTA CATARINA

Imagem Rogério Pires - SECOM-SC

A cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, é a região mais afetada pelas chuvas em Santa Catarina. O Governo mobilizou a Defesa Civil para ajudar a população ribeirinha, que teve suas casas inundadas pelas águas dos rios. Os dados oficiais indicam que 440 mil pessoas já foram prejudicadas em 46 municípios. 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O SETE DE SETEMBRO 2011 EM LONDRINA

Veja as fotos do desfile de 7 de Setembro 2011 em Londrina, na manhã de hoje, com Sol e depois com céu encoberto. Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o desfile ao longo da avenida Leste-Oeste. O desfile foi aberto pelos atiradores do Tiro de Guerra 163. As imagens, em alta resolução, podem ser ampliadas com um clique. Estão liberadas, mediante citação do blog.

























































A FESTA DA INDEPENDÊNCIA EM BRASÍLIA

Imagem Rodrigues Pozzebom/ABr
A presidenta Dilma Rousseff acompanhada do neto, Gabriel, e da filha, Paula, durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, na manhã de hoje, em Brasília.

CHUVA ATRAPALHA DESFILE EM CURITIBA

Imagem Orlando Kissner
O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira, em Curitiba, do desfile cívico-militar em comemoração aos 189 anos da Independência do Brasil. Promovido pelo Governo Estadual e as Forças Armadas, o evento foi acompanhado por um público de 8,5 mil pessoas. Cerca de 6,8 mil civis e militares desfilaram na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A festa foi prejudicada pela chuva.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

DILMA DIZ EM REDE NACIONAL QUE IMPORTANTE É GARANTIR QUALIDADE DE VIDA


Em pronunciamento feito em rede de emissoras de rádio e televisão, na noite desta terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff destacou que “o maior valor que podemos alcançar é o de garantir a qualidade de vida de 190 milhões de brasileiros”. Na véspera do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a presidenta Dilma disse que “um país abençoado de riquezas como o Pré-Sal é capaz de transformar estas riquezas em bem estar para o seu povo”.

CÂMARA FEDERAL APROVA ISENÇÃO DE PIS/COFINS PARA TABLET BRASILEIRO

A Câmara dos Deputados aprovou hoje a medida provisória que reduz a zero as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre a venda de computadores portáteis em forma de prancheta (tablets) produzidos no Brasil. No início da discussão, a relatora, deputada Manoela D'Ávila (PCdoB-RS), retirou do texto pontos considerados polêmicos, como o que permite a criação de subsidiárias no Brasil e no exterior do Centro de
Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública com sede em Porto Alegre e que vai fabricar semicondutores e chips necessários à produção dos tablets no Brasil.

Manoela D'Avila explicou que, em reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esses pontos serão, posteriormente, encaminhados ao Congresso pelo Executivo. “O governo reconhece que nós podemos dar um salto na maneira como essa empresa pública é estruturada e podemos ter competitividade”, disse a deputada. “A ministra se comprometeu, em 30 ou 60 dias, a enviar matéria para a Câmara para ser aprofundada”, completou.

Também foi retirada do texto a parte relativa a mudanças na regulação dos recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Outra emenda, de autoria do deputado Eduardo Braga (PMDB-AM), acolhida parcialmente pela deputada, eleva de 4,6% para 5,6% o crédito relativo à Cofins para as indústrias que produzem tablets (Finep).

O projeto de lei de conversão permite que a indústria de tablets deduza custos com cursos técnicos, superiores ou de pós-graduação, inclusive bolsas de estudo, oferecidos ao trabalhador que atua no desenvolvimento de programas (software). Os cursos, entretanto, precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Com a aprovação do projeto, as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) criadas a partir de 23 de julho de 2007 terão mais um ano para iniciar o processo de implantação. A isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante, encargo que incide sobre mercadorias com origem ou destino nas regiões Norte ou Nordeste, foi prorrogada por cinco anos, até janeiro de 2017. A matéria segue para o Senado. ABr
 

PREFEITURA ESPERA 60 MIL PESSOAS NA FESTA DA INDEPENDÊNCIA EM LONDRINA



A Prefeitura de Londrina realiza amanhã o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, com início às 9 horas, na avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, a Leste-Oeste. O desfile encerra as solenidades da Semana da Pátria, que de 1º a 6 de setembro realizou o hasteamento da Bandeira e contou a participação de diferentes entidades.

São esperadas 60 mil pessoas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, o desfile vai contar com a participação de 27 escolas municipais (urbanas, rurais e CMEIs), totalizando 2.500 alunos, e um colégio estadual. Haverá ainda dois mil representantes da sociedade civil, 800 de corporações militares, mil servidores municipais, 100 animais, 148 veículos, além de 85 entidades já inscritas. Ao total, serão oito mil pessoas desfilando na avenida.

A responsabilidade da segurança fica a cargo da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Espalhados pelo percurso do desfile haverá bebedouros, banheiros químicos e banheiros para pessoas com deficiência, além de duas barracas da Secretaria Municipal de Saúde, para atendimento da população.

O desfile é comemorativo à Independência do Brasil, datada de 7 de setembro de 1822. “O objetivo do desfile é trabalhar e resgatar a cidadania e o civismo. É manter aceso o amor à pátria”, destacou a coordenadora de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, Elenice Alves.

Ordem do desfile
ENTIDADES

BANDA DE MÚSICOS DE LONDRINA
TIRO DE GUERRA DE LONDRINA
EX COMBATENTES DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA – 2ª GUERRA MUNDIAL
MEMBROS DAS FORÇAS DE EMERGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS
5º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ
PROJETO CIDADÃO MIRIM
4ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR
3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
POLICIA RODOVIARIA ESTADUAL
2ª COMPANHIA DO BATALHÃO DE POLICIA AMBIENTAL FORÇA VERDE
INSTITUTO MÉDICO LEGAL – IML
ADESTRAMENTO DE CÃES – POLÍCIA MILITAR
3º PELOTÃO DE POLÍCIA MOTADA DO REGIMENTO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ
GRUPO RESGATE BOMBEIRO CIVIL
GUARDA MUNICIPAL
ILITIC – INSTITUTO LONDRINENSE DE INSTRUÇÃO E TRABALHO PARA CEGOS
APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE LONDRINA
LBV – LEGIÃO DA BOA VONTADE
SECRETARIA MUNICIPAL DO IDOSO
AMISOL – ASSOCIAÇÃO DA MELHOR IDADE DO JARDIM DO SOL
GRUPO DE IDOSOS REDE DROGAMAIS
EPESMEL – ESCOLA PROFISSIONAL E SOCIAL DO MENOR DE LONDRINA

ESCOLAS

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VALÉRIA VERONESI
ARTHUR THOMAS
SONIA PARREIRA DEBEI
IRENE APARECIDA DA SILVA
FRANCISCO PEREIRA DE ALMEIDA JUNIOR
DR. JOAQUIM VICENTE DE CASTRO
BARTOLOMEU DE GUSMÃO
NINA GARDEMANN
PADRE CARLOS DIETZ
JOSÉ HOSKEN DE NOVAES
PROF. BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETTO - LERROVILLE
SENADOR GASPAR VELLOSO
SUELY IDERIHA
CARLOS KRAEMER
NOÊMIA ALAVER GARCIA MALANGA
NEMAN SAHYUN
PROFª CORINA MANTOVAN OKANO - MARAVILHA
PROF. MOACYR TEIXEIRA
LUIZ MARQUES CASTELO - ESPIRÍTO SANTO
IGNEZ CORSO ANDREAZZA
MIGUEL BESPALHOK
PROFª TEREZA CANHADAS BERTAN
NARA MANELLA
PROF. CARLOS ZEWE COIMBRA
ATANÁZIO LEONEL
ELIAS KAUAM
PROF. JULIANO STINGHEN
COLÉGIO ESTADUAL HUGO SIMAS

ENTIDADES

COMPAZ – CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PAZ DE LONDRINA
SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER
SECRETARIA MUNICIPAL DO AMBIENTE – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ASSOCIAÇÃO DE ANIMAIS
BSGI – ASSOCIAÇÃO BRASIL SOKA GAKKAI INTERNACIONAL
CLUBE DOS DESBRAVADORES
APMI – GUARDA MIRIM
PROJETO FUTURO – FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE LONDRINA
PROJETO SOCIAL ROBINHO ESPORTE CLUBE
ASSOCIAÇÃO DE NIHON KARATE KYOKAI
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BOCHA
ASSOCIAÇÃO LONDRINENSE DE TENISTAS
CASA CAMINHO DA ALEGRIA/ GRUPO BADADOYN
CLUBE DE AVENTUREIROS DO AMANHCER
COLÉGIO ESTADUAL DE GUARAVERA
VIAÇÃO GARCIA LTDA
S.O.S SALVA VIDAS
CLUBE LONDRINENSE DE MOUNTAIN BIKE E CICLISMO
MOTOCICLISTAS DE LONDRINA E REGIÃO E TRICICLISMO
MOTO CLUBE PÉS VERMELHOS
CANTONI BIKE
DODGE CLUBE DE LONDRINA
CLUBE OPALEIROS LONDRINA
JEEP CLUB DE LONDRINA
SINTRACON – SINDICATO DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL