sábado, 17 de dezembro de 2011

LONDRINA TEM 41.221 ELEITORES FILIADOS A 27 PARTIDOS

Londrina vai entrar em 2012 com 41.221 eleitores filiados a 27 partidos. Os números mostram a movimentação partidária para as Eleições Municipais que serão realizadas no dia 7 de outubro do próximo ano. O PMDB continua sendo o maior partido da cidade, com um terço dos filiados. O menor partido é o PSTU, que segundo os dados dos cartórios eleitorais tem apenas cinco filiados.



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PESQUISA CNI/IBOPE MOSTRA DILMA COM APROVAÇÃO EM ALTA


O percentual de entrevistados que avaliam o governo Dilma Rousseff como ótimo ou bom aumentou de 51%, em setembro, para 56%, em dezembro – mesmo índice registrado em março. Para 32%, a gestão atual é regular, ante 34%, e 9% a consideram ruim ou péssima, ante 11%. Os dados fazem parte da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, divulgada hoje (15).

O levantamento indica que as denúncias de corrupção envolvendo ministros do governo não prejudicaram a avaliação da população. De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados se lembram de alguma notícia sobre corrupção na atual gestão.

As expectativas positivas (ótima ou boa) em relação ao resto do mandato também melhoraram, de 56%, em setembro, para 59%, em dezembro. O índice dos que acreditam que o restante do governo será regular diminuiu de 26% para 24% e o dos que esperam que será ruim ou péssimo caiu de 11% para 10%.

Segundo a pesquisa, 72% da população aprovam a maneira de Dilma governar, praticamente o mesmo índice registrado em setembro (71%) e 21% a desaprovam. Os demais não responderam ou não souberam responder.

O levantamento aponta que 68% disseram que confiam na presidenta Dilma e que 26% não confiam, os mesmo índices verificados na pesquisa anterior.

O percentual de entrevistados que consideram o governo Dilma melhor do que o do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, caiu de 15%, em setembro, para 12% em dezembro. Para 57%, o governo é igual ao de Lula, ante 55%, e 28% o consideram pior, ante 26%.

A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de dezembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos. ABr

ROSSONI FAZ BALANÇO DOS TRABALHOS DA ALEP


Em sessão solene especialmente convocada para a prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos pela Mesa Executiva ao longo do ano, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), enumerou nesta quinta-feira (15) as principais medidas tomadas para recuperar a imagem do Poder, desgastada por denúncias de irregularidades diversas. Essas medidas, segundo Rossoni, resultaram na devolução de R$ 90 milhões ao Poder Executivo, fruto da economia obtida com as providencias adotadas.

Nas palavras do deputado, uma nova Assembléia surgiu em 2011, “sustentada pela austeridade, pelo controle de gastos, pela economia e pelo respeito ao dinheiro público, pautada pela eficiência e pela transparência”. Coube ao 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), detalhar as medidas, que foram do fechamento da gráfica e doação do equipamentos à Secretaria de Justiça para utilização em programas sociais desenvolvidos no sistema prisional do Estado até a revisão das aposentadorias e dos contratos de prestação de serviços e aquisição de material, passando pelo recadastramento dos servidores e extinção de cargos considerados excessivos. O 2º secretário, deputado Reni Pereira (PSB), relatou a execução do levantamento completo do patrimônio da Casa, avaliado em R$ 50 milhões, e o que representa esse fato inédito num tempo em que os avanços tecnológicos permitem à sociedade um melhor acompanhamento e fiscalização das finanças públicas.

Os três integrantes da Mesa Executiva agradeceram o apoio dos demais parlamentares nessa tarefa, de autoridades dos outros poderes, de entidades e segmentos organizados e da sociedade, que cobrou e acreditou nas mudanças. “Hoje o cidadão paranaense pode se orgulhar dos 54 deputados que o representam aqui na Assembléia Legislativa”, afirmou Plauto.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon, integrou a mesa de honra e falou em nome de outras entidades representativas das classes produtoras, rememorando o movimento “O Paraná que Queremos”, liderado pela OAB-PR, em defesa da Ética e das boas práticas na administração pública: “Temos a sensação do dever cumprido. Os frutos foram muito bons e este momento ficará nos anais da história paranaense. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas o exemplo do Paraná faz renascer a esperança de que também podemos alcançar o ‘Brasil que Queremos’”, disse, em referência a um novo movimento que a OAB começa a levar às ruas.

Participaram da sessão o chefe da Casa Civil, deputado Durval Amaral (DEM), representando o governador Beto Richa (PSDB), o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná – Ocepar, João Paulo Koslovski, o secretário estadual de Administração, Luiz Eduardo Sebastiani, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores de vários municípios, diretores e funcionários do Legislativo e convidados.

Novo tempo – Rossoni destacou o recadastramento dos servidores para pôr fim “à mística dos funcionários fantasmas”, a implantação do sistema biométrico de registro de presença, a eliminação dos supersalários, a revisão das aposentadorias, que agora seguem um rito processual que inclui a verificação da Paranáprevidência e a aprovação do Tribunal de Contas do Estado.

“Não relutamos em tomar medidas fortes, sérias e necessárias para acabar com o desperdício”, declarou o presidente. Referiu-se ainda ao Portal da Transparência e à TV Sinal, que permitem à população acompanhar de perto as ações do Legislativo, à interiorização das sessões, já levadas aos municípios de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, e às reformas que estão sendo feitas nas instalações da Casa, em resposta a nada menos que 6.868 processos tratando de solicitações dos diversos setores, sem esquecer a realização de 139 sessões ordinárias com uma média de presença de 40 parlamentares por sessão. O deputado homenageou os colegas nas figuras dos veteranos deputados Waldyr Pugliesi (PMDB) e Duílio Genari (PP), e concluiu afirmando que a Assembleia paranaense, com suas atitudes, vem servindo de exemplo para outras, como a de Santa Catarina: “Tenho orgulho de ser paranaense, tenho orgulho de ser um deputado paranaense e de ser colega dos deputados que compõem esta Casa”.

Além das providências citadas por Rossoni, Plauto citou as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que hoje disponibilizam empréstimos para os servidores a juros mais baixos, a readequação do Serviço Médico, o convênio com o Governo do Estado que transferiu os laudos médicos dos servidores da Casa para a Secretaria de Estado de Administração e Previdência, as compras realizadas exclusivamente através de pregões e licitações, a instituição do vale-creche, a modernização do sistema de informática, que passará a ser integrado. “Vamos entregar à próxima administração uma Casa organizada e saneada”, garantiu. * Sandra C Pacheco, ALEP

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

NATAL 2011 EM LONDRINA

Londrina inaugurou, ontem à noite, a sua árvore de Natal. Com 52 metros de altura, o símbolo está montado na Praça Tomi Nakagawa, que fica no centro da cidade. No seu primeiro dia, a árvore atraiu milhares de visitantes. A decoração comandada pela Prefeitura começou com um mês de atraso. Em anos anteriores, os eventos foram iniciados na metade de novembro.

DILMA VAI TIRAR FÉRIAS DE 15 DIAS

A presidenta Dilma Rousseff ficará duas semanas longe de Brasília descansando em uma praia na região de Salvador, na Bahia. A ideia é viajar no dia 26 deste mês e ficar até 10 de janeiro, em uma praia reservada. Depois de eleita, em 2010, ela escolheu Itacaré, na Bahia, para descansar. Antes de sair de Brasília, no dia 21, Dilma fará a reunião de confraternização com os ministros e os líderes da base aliada.

No entanto, a presidenta ainda tem uma agenda internacional para cumprir na próxima terça-feira (20). Ela participa da reunião do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai. Para Dilma, os países da América do Sul devem ser tratados como prioridade.

Nas reuniões que participa com as autoridades da América Latina, Dilma costuma reiterar que é fundamental unir esforços para implementar ações que melhorem o quadro social e de infraestrutura dos países vizinhos. No primeiro semestre, Dilma foi à Argentina, ao Peru, Paraguai e Uruguai. No último fim de semana, ela esteve em Buenos Aires para a cerimônia de posse da presidenta argentina, Cristina Kirchner.

No carnaval deste ano, em março, Dilma escolheu a Praia de Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, para descansar com a família – a filha Paula e o neto Gabriel. A presidenta conseguiu manter sua privacidade. No período em que passou no Rio Grande do Norte, ela não teve agenda oficial.

Na sua passagem pelo Rio Grande do Norte, Dilma participou da soltura de 100 filhotes de tartarugas marinhas acompanhada por pesquisadores do Projeto Tamar. Ela também assistiu às apresentações relativas aos projetos desenvolvidos no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, vinculado ao Programa Espacial Brasileiro, como o que se refere ao Veículo Lançador de Satélites (VLS). ABr

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ELEITORES REJEITAM CRIAÇÃO DE DOIS ESTADOS NO PARÁ

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou à 0h40 da madrugada de hoje (12) a apuração final do plebiscito sobre a proposta de divisão do estado do Pará. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis. Houve 1,05% de votos nulos e 0,41% em branco, em um total de 3,6 milhões de votos válidos.

Pelos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, 4.848.495 eleitores estavam aptos a votar, mas houve 1.246.646 abstenções, o equivalente a 25,71% do total. Os eleitores compareceram a 14.249 seções espalhadas em todo o estado.

Na votação, o eleitor teve de responder sim ou não a duas perguntas. Na primeira, se era a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós; e na segunda, se era a favor da divisão do Pará para a criação do estado de Carajás.

O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, disse ontem (11), em Belém, que a realização do plebiscito representou "um momento histórico" e comemorou o fato de a votação ter ocorrido de forma "ordeira e pacífica".

"Realmente é um momento histórico extremamente importante, e isso mostra que a democracia brasileira está amadurecida e consolidada”, disse o ministro. “Novamente o povo brasileiro, notadamente o povo paraense, comparece às urnas de forma absolutamente ordeira e pacífica para manifestar a sua opinião quanto à possível separação do estado.”

Lewandowski lembrou que o gasto com a realização do plebiscito foi inferior ao estimado inicialmente, que era aproximadamente R$ 25 milhões. Segundo ele, as despesas ficaram em torno de R$ 19 milhões, incluindo o uso das Forças Armadas. ABr