terça-feira, 6 de novembro de 2012

DEPUTADOS PARANAENSES INSTALAM CINCO CPIs

Imagem - Nani Gois

Cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) foram instaladas na manhã desta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), assinou a formalização para o início dos trabalhos da CPI dos Grandes Devedores de Tributos; da CPI das Pesquisas do Ibope nas Eleições de 2012; da CPI dos Planos de Saúde; da CPI das Operadoras de Telefonia Móvel e da CPI das Obras da Copa de 2014. O prazo de funcionamento de cada uma delas é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, conforme prevê o Regimento Interno do Legislativo.

Os partidos e blocos partidários representados na Assembleia também já indicaram os membros titulares e suplentes. “Em cumprimento às formalidades regimentais as comissões foram instaladas. Agora os parlamentares que compõem as respectivas CPIs terão a responsabilidade de dar o devido prosseguimento aos trabalhos. Daremos todas as condições, a partir de agora, para o funcionamento destas comissões”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Para o deputado Rasca Rodrigues (PV), membro da CPI das Pesquisas do Ibope, é importante a discussão do tema na Casa, principalmente pela discrepância verificada nos números da última eleição, não somente no Paraná, mas também em outras cidades do país. “Vimos muitas disparidades nestas pesquisas. E isso não apenas no Paraná. Então a Assembleia precisa sim aprofundar esta questão”, analisou o parlamentar.
A composição das CPIs ficou definida de acordo com a proporcionalidade dos partidos e blocos no Parlamento:

Grandes Devedores – Deputados Caíto Quintana e Alexandre Curi (PMDB); Francisco Bührer (PSDB); Pedro Lupion (DEM); Péricles de Mello (PT); Reni Pereira (PSB/PSC/PRB); Marcelo Rangel (PPS/PMN).
Pesquisas do Ibope – Deputados Artagão Júnior e Teruo Kato (PMDB); Mara Lima (PSDB/PSD); Dr. Batista (PPS/PMN); Toninho Wandscheer (PT); Reni Pereira (PSB/PSC/PRB); Rasca Rodrigues (PV/PP/PTB/PSL).
Planos de Saúde – Deputados Anibelli Neto e Luiz Eduardo Cheida (PMDB); Mauro Moraes (PSDB); Douglas Fabrício (PPS/PMN); Péricles de Mello (PT); Leonaldo Paranhos (PSB/PSC/PRB); Adelino Ribeiro (PP/PV/PTB/PSL).
Operadoras de Telefonia Móvel – Deputados Nereu Moura e Luiz Eduardo Cheida (PMDB); Bernardo Carli (PSDB); Douglas Fabrício (PPS/PMN); Professor Lemos (PT); Leonaldo Paranhos (PSB/PSC/PRB); Roberto Aciolli (PP/PV/PTB/PSL).
Obras da Copa do Mundo – Deputados Jonas Guimarães e Ademir Bier (PMDB); Ney Leprevost e Mauro Moraes (PSDB/PSD); Toninho Wandscheer (PT); Gilberto Ribeiro (PSB/PSC/PRB); Fábio Camargo (PP/PV/PTB/PSL).
(Jornalista: Rodrigo Rossi)