segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES ESCOLHEM MAIS SEIS PREFEITOS


Os eleitores de seis municípios do Paraná, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul voltaram às urnas, no domingo (3), para escolher seus prefeitos e vices. Em todas essas cidades, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido.

De acordo com a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses casos, as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Paraná

O novo prefeito da cidade de Santa Inês é Marcel Andre Regovichi (PSD), conhecido como Cia. Ele e o vice Victor Hugo Saraiva Carvalho Silva receberam 912 votos (59,34%). Houve 15 votos em branco e a mesma quantidade de nulos. Dos 1.740 eleitores da cidade, 173 (9,94%) não votaram.

A nova eleição foi marcada porque o candidato mais votado, José Pedro Rodrigues da Silva (PTB), teve o registro de candidatura impugnado por rejeição de contas públicas e pela prática de abuso de poder econômico e político.

Já Inácio Martins será governada por Marino Kutianski (PSDB) e pelo vice, Nelso de Andrade Junior. Eles obtiveram 2.854 votos (44,04%) na eleição deste domingo, que somou 130 votos em branco e 206 nulos. A abstenção foi de 1.244 eleitores (15,22%).

Os candidatos que obtiveram mais votos em 2012 Lauri Setrinski (PSDB) e o vice, Douglas Ricardo Pasqualin (DEM), tiveram seus registros de candidatura negados por abuso de poder econômico, caracterizado pelo fato de não prestarem regularmente as contas eleitorais, impedindo a fiscalização dos recursos financeiros utilizados na campanha eleitoral.

Pernambuco

A cidade de Água Preta elegeu Armando Almeida Souto (PDT) e Thiago José Alves Barreto para prefeito e vice-prefeito, ao dar-lhes 8.455 votos (51,62%). A quantidade de votos brancos chegou a 211 e a de nulos a 465. A abstenção foi de 5.206 eleitores (23,39%).

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) indeferiu o registro de candidatura de Armando Almeida Souto, candidato mais votado em 2012 para a prefeitura de Água Preta, por concluir que a convenção partidária em que o candidato foi indicado era inválida.

Rio Grande do Sul

Em Dom Feliciano, o prefeito e o vice eleitos neste domingo com 4.616 votos (52,65%) foram Dalvi Soares de Freitas (PSB) e Zeno Adolfo Rutikoski. Os votos em branco chegaram a 219 e os nulos a 260. Dos 10.792 eleitores da cidade, 1.545 (14,32%) não compareceram para votar.

A nova eleição foi necessária porque, em 2012, Cláudio Lesnik e Ademar Hugo tiveram seus diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) devido à prática de conduta vedada e abuso de poder político, em virtude da promoção de audiências públicas no município.

Já o novo prefeito de Maximiliano de Almeida é Lenir Moterle Bessegato (PP) e o vice é Celso Baldissera. Eles obtiveram 2.088 votos (55,08%) neste domingo. Os votos brancos totalizaram 59 e os nulos, 38. Dos 4.254 eleitores aptos a votar, 366 não compareceram ao local de votação.

Pará

Valciney Ferreira Gomes (PMDB) é o novo prefeito de Palestina do Pará. Junto com o vice, Berlandio Soares da Silva, ele recebeu 2.542 votos (53,96%). Na eleição, houve 23 votos em branco, 127 votos nulos e 1.265 eleitores (20,65%) não compareceram para votar.

Na eleição de 2012 do município, a prefeita Maria Ribeiro (PSDB) foi reeleita, pois recebeu mais de 50% dos votos. No entanto, ela teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) por conduta vedada a agentes públicos durante a campanha eleitoral, além de compra de votos.

O novo pleito foi marcado devido à cassação dos diplomas do prefeito Avilson Lazzarin, e do vice-prefeito, Luimar José Macanan, por compra de votos.

Novas eleições neste ano

Ao todo, 59 cidades de 19 Estados já realizaram novas eleições para prefeito e vice-prefeito desde o início do ano. A maior parte dessas cidades está no Estado de São Paulo, onde ocorreram 11 eleições. Em seguida, vem o Estado do Rio Grande de Sul, que teve nove pleitos. Outras novas eleições ainda poderão ser convocadas pela Justiça Eleitoral.

Para o dia 1º de dezembro, já estão marcados novos pleitos em 12 municípios de oito Estados: Água Boa, Montezuma e Santa Helena de Minas, em Minas Gerais; Santana de Parnaíba e Descalvado, em São Paulo; Barra do Rio Azul e Colinas, no Rio Grande do Sul; Palestina, em Alagoas; Tarrafas, no Ceará; Pires do Rio, em Goiás; Água Azul do Norte, no Pará; Lajes Pintadas, no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário