quinta-feira, 6 de junho de 2013

AURORA ESPARRAMA JATOS DE LUZ SOLAR

O nascer do Sol na madrugada de hoje veio com o testemunho da Lua Minguante. A Aurora no Leste brasileiro é um espetáculo que encanta. Esta imagem foi captada às 5h55min48s da madrugada desta quinta-feira. Usei uma Canon para registrar os jatos de luz no espaço, dando início a mais um dia.

domingo, 2 de junho de 2013

LEANDRO DO CORREIO ELEITO PREFEITO DE GENERAL SALGADO

O candidato do PR, Leandro Rogério Oliveira, foi eleito, neste domingo, prefeito do município paulista de General Salgado, em eleição suplementar. Leandro do Correio, como é conhecido, recebeu 2.943 votos (41,85% dos válidos); o segundo colocado, Emanuel Ribeiro Desidério - PRB, 2.164 votos (30,77% dos válidos); em terceiro lugar ficou Luciana Dias Rodrigues - PPS, obteve 1.737 votos (24,70% dos válidos); e, Adriano Eugênio Barbosa - PSDB, recebeu 188 votos (2,30% dos válidos). 

Confira os dados oficiais da Justiça Eleitoral:








PESQUISA DA ALVORADA ACERTA O RESULTADO

O trabalho realizado em General Salgado, na semana da eleição, acertou em cheio o resultado da urna. A pesquisa apontou Leandro Oliveira favorito para vencer a eleição. Veja a tabela de votos válidos da pesquisa:











PESQUISA REGISTRADA

“Pesquisa eleitoral realizada por Alvorada Pesquisas – AP Pesquisas Ltda em General Salgado, SP. Período: 27 a 29 de maio de 2013. Registro no TSE/TRE de São Paulo nº SP-01941/2012. Foram entrevistados 300 eleitores. Margem de erro: 5,7%, com intervalo de confiança de 95%”.  

NOROESTE DO PARANÁ REGISTRA CHUVA TORRENCIAL NA MADRUGADA

Reprodução gráfica do SIMEPAR
Segundo o SIMEPAR, da meia-noite até às 7 horas deste domingo, as estações meteorológicas registraram grandes volumes de chuva em quase todo o Paraná. O Noroeste paranaense recebeu quase 100mm de chuva. A região Noroeste teve 93,6mm, enquanto o Norte Novo aproximou dos 70mm durante a madrugada de hoje. O índice de chuva diminuiu no início da manhã, mas o céu continua encoberto. Além do chuvisco, a umidade de 94% fez aparecer a neblina, que fechou o aeroporto local.

Imagem do Jardim Quebec, Londrina, às 9 horas deste domingo.

ELEITORES DE CINCO CIDADES ESCOLHEM PREFEITOS HOJE

Mais de 67,8 mil eleitores de cinco municípios de três Estados voltarão às urnas para escolher seus prefeitos neste domingo. As novas eleições são necessárias devido à anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. Em São Paulo, os municípios de Cananéia e General Salgado terão novas eleições. Em Pernambuco, os eleitores de Primavera e Santa Maria da Boa Vista voltarão às urnas, enquanto, no Piauí, apenas o município de Simões realizará novo pleito. Nos cinco municípios, a eleição foi anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos em outubro de 2012 teve o registro de candidatura indeferido.


General Salgado, São Paulo

Os 8.476 eleitores de General Salgado, localizado no noroeste do Estado de São Paulo, escolherão o prefeito e o vice do município dentre quatro candidatos à Prefeitura: Adriano Eugênio Barbosa (PSDB), Emanuel Ribeiro Dezidério (PRB), Leandro Rogério de Oliveira (PR) e Luciana Dias Rodrigues (PPS).

A nova eleição em General Salgado ocorrerá porque o candidato David José Martins Rodrigues (DEM), eleito prefeito em 2012, com 4.558 votos, teve seu registro de candidatura indeferido com base na Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010). Ele disputou a eleição de outubro sub judice, ou seja, aguardando julgamento de recurso pela Justiça Eleitoral. O recurso foi negado.

Cananéia, São Paulo

Em Cananéia, o novo pleito acontecerá porque o prefeito eleito em outubro de 2012, Adriano Cesar Dias (PSDB), teve o mandato cassado também devido à Lei da Ficha Limpa. Dias responde a processo administrativo por ter sido demitido do serviço público.

Três candidatos disputam o voto dos 10.237 eleitores de Cananéia: Claúdia Terezinha Santos Araújo dos Santos Oliveira Rosa (PSD), Pedro Ferreira Dias Filho, o “Pedrinho” (PV), e Robson da Silva Leonel (PT).

Primavera, Pernambuco

No município de Primavera, a impugnação do mandato do prefeito eleito, Rômulo César Peixoto (PRTB), aconteceu porque ele foi acusado de compra de votos. Após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o segundo colocado, Jadeíldo Gouveia (PR), foi empossado na prefeitura, mas uma liminar do TSE não permitiu que ele fosse diplomado prefeito do município, também com base na Lei da Ficha Limpa.

Primavera tem 10.238 eleitores aptos a votar no novo pleito, e quatro candidatos concorrerão à vaga na prefeitura: Fernando Antônio Feitosa Cavalcanti, o “Fernando Dentista” (PDT); Tânia Maria Dória de Souza Santos Barros, a “Dra. Tânia” (PSC); Jadeíldo Gouveia da Silva, o “Galego do Gás” (PR); e Severina Moura Batista Peixoto, a “Naza Pão Com Ovo” (PRTB).

Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco

Na cidade de Santa Maria da Boa Vista, o candidato eleito em 2012, Jetro Gomes (PSB), não foi diplomado e não tomou posse por decisão do TRE-PE. Jetro Gomes foi afastado do cargo pelas acusações de abuso de poder econômico e político e rejeição de contas públicas, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o que gerou sua inelegibilidade.

O município tem 27.274 eleitores aptos a escolher seus representantes entre três candidatos ao cargo de prefeito da cidade: Antônio Pereira de Souza (PV), Eliane Rodrigues da Costa Gomes (PSL) e Paulo Jorge da Silva Pontes (PRP).

Simões, Piauí

Os 11.498 eleitores de Simões, no Piauí, voltam às urnas neste domingo (2) para escolher os novos prefeito e vice-prefeito do município. Concorrem os candidatos Maria Adelaide Moura de Carvalho (PRTB) e Francisco Dogizete Pereira (DEM). Simões fica a 417 quilômetros ao sul de Teresina.

O município terá nova eleição porque o registro de Edilberto Abdias de Carvalho, eleito em outubro de 2012, foi indeferido pelo TSE. O Tribunal negou o recurso do candidato por entender que ele concorria a um terceiro mandato para o mesmo cargo, o que é proibido pela Justiça Eleitoral.